Seguidores

sábado, 22 de fevereiro de 2020

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
franpelima@bol.com.br
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

LIVRO CORISCO A SOMBRA DE LAMPIÃO

Por Francisco Pereira Lima

A recomendação bibliográfica de hoje: 
CORISCO: A Sombra de Lampião, de Sérgio Augusto S. Dantas. 
Um excelente livro sobre essa figura emblemática do Cangaço. 

franpelima@bol.com.br e whatsapp 83 9 9911 8286.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O RÁDIO EM MOSSORÓ

Por Edvaldo Morais

(No registro fotográfico, José Maria Madrid ao lado de Luiz Gonzaga, em evento promovido pela Rádio Rural.)

Notícias da Cidade – com José Maria Madrid - (por Edvaldo Morais – publicado no Boletim da Fundação Vingt-Un Rosado em janeiro/2020).

Lembro que, nos idos de 70, sob o calor causticante do meio dia, costumava ouvir rádio no alpendre da nossa casa da Rua Coronel Fausto, Alto da Conceição. Era quando a Difusora de Mossoró, com o prefixo ZYI-20, levava ao ar: “Notícias da Cidade”, cujo slogan era “o mais antigo e criterioso informativo local”. A trilha musical do noticiário era bastante identificada em toda cidade. 

Se fosse ouvida em um outro horário, algo de anormal estaria acontecendo, era uma edição extraordinária, com certeza. Um dos melhores locutores noticiaristas da atração foi, sem sombra de dúvidas, José Maria Neto, ou José Maria Madrid, como ficou popularmente conhecido nas lides radiofônicas. Natural de Santa Cruz/RN, Zé Maria deixou um reconhecido legado. De uma voz firme e vibrante, com perfeita dicção, foi um verdadeiro mestre dos microfones, tanto em estúdio quanto nas coberturas externas. 

Além das rádios de Mossoró, sua voz foi escutada por cearenses e paraibanos, quando atuou em emissoras dos vizinhos estados do Ceará e da Paraíba. Autêntico profissional, que infelizmente deixou se levar pelo vício do álcool, prejudicando consideravelmente sua carreira profissional e vida familiar, chegando ao ponto de ser atropelado por uma locomotiva, próximo ao Sítio Bom Jesus, no dia 20 de dezembro de 1994, vindo a óbito, com 55 anos de idade. Deixou saudades e uma lacuna jamais preenchida no rádio mossoroense.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FEIRA NOVA, SERGIPE, CIDADE SURGIDA EM DECORRÊNCIA DO CANGAÇO DE LAMPIÃO

Material do acervo do pesquisador Antônio Corrêa Sobrinho
As imagens são minhas, capturadas hoje, quando de passagem pelo pequeno burgo sergipano.

A cidade de Feira Nova, distante 104 quilômetros da capital Aracaju, nasceu de uma feira de trocas de animais criada por comerciantes na década de 1930. O objetivo era evitar que os habitantes saíssem para fazer suas compras em cidades vizinhas e fossem atacados pelo bando de Lampião, o cangaceiro mais temido do sertão. A denominação marcou tanto que foi mantida após a emancipação do município, ocorrida em 1963.

As imagens são minhas, capturadas hoje, quando de passagem pelo pequeno burgo sergipano.

O povoado surgiu de uma fazenda chamada Logrador (Logradouro). Parte das terras, a maioria pertencente a Domingos Dias de Souza (Domingo Bolachão), foi adquirida por José Alves de Queiroz (Fifio), que passou a habitar no pequeno povoado onde já residia José Lino de Souza, um comerciante de peles de animais. Fifio teve a ideia, junto com José Lino de Souza, de montar uma bodega e transformar parte daquele ambiente em um pequeno centro de troca e venda de gado e couro.





Na época, os moradores da redondeza faziam as compras nas feiras das cidades vizinhas, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora das Dores. Eles viviam aterrorizados com as histórias de atrocidades praticadas pelo bando do cangaceiro Lampião, que rondava a região e tomava as mercadorias dos feirantes. Por causa disso, com a colaboração de comerciantes destemidos de Glória e Dores, a feira livre foi implantada no próprio povoado.

Fonte: Internet

Mapa wikipedia


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA EXCELENTE INICIATIVA!!

https://www.youtube.com/watch?v=rhVfsJdV64E&feature=share&fbclid=IwAR1gyE-vFLdpqxn-Le24GRnfLhK84eFgYhlhCSbsZxQewbck6KLBTa04XaI


GECC - Programa 1 Primeiro programa do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, em que teremos a cada programa convidados para debater os mais diversos temas relacionados a arte, cultura, letras e história do nordeste e do Brasil. https://youtu.be/rhVfsJdV64E

Categoria


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM VÍDEO QUE FOI PRODUZIDO PELA MINHA QUERIDA AMIGA... MABEL NOGUEIRA... DE SAUDOSA MEMÓRIA,,,



... onde o historiador Luiz Ferraz Filho, mostra o túmulo do Tenente João Gomes de Lira e conta um pouco da história desse bravo "Nazareno", que dedicou anos de sua vida no combate ao cangaceirismo nos sertões do Nordeste.


Nesse documentário o historiador Luiz Ferraz Filho mostra o túmulo onde está sepultado o Tenente João Gomes de Lira, que no passado integrou a Força Policial de Nazaré, cujos integrantes eram conhecidos como "Nazarenos", principais inimigos de Lampião e apontada como uma das Forças Volantes mais atuantes e temidas entre aquelas que atuavam em repressão ao banditismo/cangaceirismo durante o período do cangaço. Filmagem: Mabel Cristine Nogueira Sousa Geraldo Antônio de Souza Júnior

Categoria


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONHECEDORES DA NOSSA HISTÓRIA_03

Vídeo do cineasta Aderbal Nogueira

PROFESSORA LUITGARDE BARROS, FALA SOBRE O POLÊMICO RELACIONAMENTO DE PADRE CÍCERO E LAMPIÃO.



Tema:O Polêmico Relacionamento de Padre Cícero e Lampião Depoimento: Profª Luitgarde Barros.

Categoria


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PREPAREM A CARNE SECA, A FARINHA E A RAPADURA... SEM ESQUECER DA "ZINEBRA" E DA "GASOSA"... QUE TAMBÉM NÃO PODEM FALTAR NO BORNAL... PORQUE VEM COISA BOA POR AÍ...



O nosso amigo e confrade José Francisco Gomes de Lima (Grupo "Lampião - Governador do Sertão) esteve recentemente na cidade de Barro/CE, cidade que por inúmeras vezes visitei durante a década de 1990, e acompanhado do historiador e pesquisador Sousa Neto (Barro/CE), gravou um vídeo na antiga casa do coronel José Inácio de Souza "Zé Inácio do Barro", mostrando a antiga casa que no passado abrigou e serviu de coito para cangaceiros renomados tais como: Sinhô Pereira, Luiz Padre, Lampião, entre tantos outros nomes do cangaceirismo nordestino.

Nesse vídeo vocês conhecerão o lado externo e interno da casa e o mais importante... ouvindo parte da história através de um dos maiores conhecedores da história envolvendo o celerado coronel e seus "pupilos"... quero dizer... cangaceiros.

Em breve no canal... CANGAÇOLOGIA.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com