Seguidores

sábado, 22 de fevereiro de 2020

O RÁDIO EM MOSSORÓ

Por Edvaldo Morais

(No registro fotográfico, José Maria Madrid ao lado de Luiz Gonzaga, em evento promovido pela Rádio Rural.)

Notícias da Cidade – com José Maria Madrid - (por Edvaldo Morais – publicado no Boletim da Fundação Vingt-Un Rosado em janeiro/2020).

Lembro que, nos idos de 70, sob o calor causticante do meio dia, costumava ouvir rádio no alpendre da nossa casa da Rua Coronel Fausto, Alto da Conceição. Era quando a Difusora de Mossoró, com o prefixo ZYI-20, levava ao ar: “Notícias da Cidade”, cujo slogan era “o mais antigo e criterioso informativo local”. A trilha musical do noticiário era bastante identificada em toda cidade. 

Se fosse ouvida em um outro horário, algo de anormal estaria acontecendo, era uma edição extraordinária, com certeza. Um dos melhores locutores noticiaristas da atração foi, sem sombra de dúvidas, José Maria Neto, ou José Maria Madrid, como ficou popularmente conhecido nas lides radiofônicas. Natural de Santa Cruz/RN, Zé Maria deixou um reconhecido legado. De uma voz firme e vibrante, com perfeita dicção, foi um verdadeiro mestre dos microfones, tanto em estúdio quanto nas coberturas externas. 

Além das rádios de Mossoró, sua voz foi escutada por cearenses e paraibanos, quando atuou em emissoras dos vizinhos estados do Ceará e da Paraíba. Autêntico profissional, que infelizmente deixou se levar pelo vício do álcool, prejudicando consideravelmente sua carreira profissional e vida familiar, chegando ao ponto de ser atropelado por uma locomotiva, próximo ao Sítio Bom Jesus, no dia 20 de dezembro de 1994, vindo a óbito, com 55 anos de idade. Deixou saudades e uma lacuna jamais preenchida no rádio mossoroense.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário