Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

LIVRO

    Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

     Por Luma Hollanda

Gratidão a Deus e a todos que compareceram ao lançamento do meu 3⁰ livro, na Livraria do Luiz. "Lugares de Memória" do Cangaço, reuniu familiares e amigos que estavam tão distantes! Um beijo no coração de cada um.



https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2047160255492908&notif_id=1667657649112606&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

HISTÓRIAS E ESTÓRIAS, LENDAS E FATOS DA CACHOEIRA.

Por José Cícero

Visitando a histórica Casa da Pedra, a nascente do Pinga da Lapinha, bem como o lajedo do sangue e os poços do Torem e da Cobra. Com o mateiro sr. Bodim, e os amigos:Tota Fidelis e Roberto Gomes da dvc.

- O poço da Cobra.

Além de belíssima como atrativo natural do Cariri a Cachoeira de M. Velha possui também uma vasta narrativa de causos e lendas. Algumas sobre a sua própria origem ancestral transmitidas desde os seus primeiros habitantes da etnia dos indios Cariri até agora. Lendas e contos que, desde então se perpetuaram ao longo dos anos de geração em geração, dentre as quais, as que tentaram explicar no imaginário popular, por exemplo, o surgimento da "pedra da Glória", do "goelão", do "lajedo do sangue" etc.

Cachoeira de MV na direção da Lapinha onde ficam os lendários poços do Torem e da Cobra.

Nesta mesma linha podemos incluir ainda, toda a casuística de fatos igualmente lendários chegando a beirar inclusive, o chamado "realismo fantástico'. Coisas e acontecimentos surreais contados ainda hoje pelos ribeirinhos, principalmente os pescadores e antigos moradores do lugar.

À margem do rio descendo para o poço da Cobra.

A Cachoeira, assim como toda a extensão do rio Salgado possui uma série de "poços" que, nunca secam, nem mesmo nas grandes secas que se abateram sobre a região. São pequenas depressões naturais que existem ainda hoje, mesmo com o acelerado processo de assoreamento do manancial ao longo do tempo. Locais onde se concentram muitas espécies de peixes endêmicos do bioma salgadiano. Fazendo assim a alegria dos pescadores.

Além do próprio "goelão" localizado logo abaixo da primeira queda dágua, existem ainda dois desses 'poços' que se tornaram muito conhecidos e por isso mesmo detentores de histórias lendárias: o Triste(antes da construção das piscinas), do Torem e o da Cobra. O primeiro marcado, conforme as narrativas de antigos pescadores, pela aparição de um velho índio, um chefe tribal de nome homônimo. O segundo, pelo avistamento de uma enorme cobra, que de acordo com os ribeirinhos ainda agora protegem noite e dia o referido local.

E aqui destaco dois dos episódios a mim contados por antigos habitantes do sítio Cupim, que fica nos arredores da Cachoeira.

O fato mais antigo ocorreu provavelmente no início da década de vinte quando um pescador foi morto e engolido pela serpente após ter mergulhado para desenganchar seu anzol. E ali mesmo desapareceu. O segundo caso, mais recente aconteceu possivelmente a menos de uma década, quando outro pescador sentou para descansar à beira do poço sobre um balceiro. De repente, ouviu o roncar da grande cobra levantado todo o arbusto onde o mesmo estava sentado. A serpente estava por baixo do balceiro. Ao sentir o tremor ele saiu às pressas do local. Porém, o pescador ainda a viu entrando n'água. "Era enorme. Sua cabeça era do tamanho da, de um bezerro", segundo afirmou o ribeirinho.

ENTREVISTA:

Nestes dias irei entrevistar e registrar num vídeo para esta página, o dito senhor, testemunha ocular de tais fatos ora narrados.

Histórias e Estórias que ouvir contar.

José Cícero

MV.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

VASSOURINHA .A estrela que se apagou aos 19 anos.

 Por Mundo Brasil Cultura - Histórias

https://www.youtube.com/watch?v=Jzf0GNr24ww&ab_channel=MundoBrasilCulturaHist%C3%B3rias

SEGUE LINK DOCUMENTÁRIO VASSOURINHA 

https://www.youtube.com/watch?v=IhvjS... SINGA NO ISTAGRAN https://www.instagram.com/mundobrasil... Segue chave pix para ajuda na produtoção de novos vídeos faturandodicabrasil@gmail.com Em nome de J, Antonio Miranda. Contatos para locução ,apresentação de eventos e publicidade faturandodicabrasil@gmail.com facebok https://www.facebook.com/markonemiran... INSCREVA-SE NO OUTRO CANAL ONDE FAÇO MÁGICAS https://www.youtube.com/@magciomarkon... PROGRAMA MARKONE MIRANDA SHOW https://www.youtube.com/@programamark... siga no twitter https://twitter.com/MarkoniMiranda blog https://mundonovideohistorias.blogspo... 

NESTE CANAL EU FALO SOBRE HISTÓRIAS DE CANTORES , HISTÓRIAS DE PERSONALIDADES QUE MARCARAM NOSSA HISTÓRIA , HISTÓRIAS DE APRESENTADORES . UM CANAL VOLTADO PARA EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO HISTÓRICA . UM CANAL QUE BUSCA RESGATAR GRANDES PERSONALIDADES QUE FORAM ESQUECIDAS . UM CANAL EDUCATIVO PARA ASSIM RESGATAR A MEMÓRIA DAQUELES QUE UM DIA FIZERAM MUITO PELO NOSSO PAÍS . EDUCAÇÃO É A BASE PARA UM FUTURO MELHOR. 

Um resgate à arte brasileira , educando assim nossos jovens. Neste canal falamos sobre documentários de artístas , biografias de cantores, reportagens sobre personalidades , curiosidades sobre comédia e comediantes ,documentários comediantes , histórias de Mazaropi , fatos desconhecidos do Brasil, história de artistas , personalidades brasileiras ,nostalgia, histórias da tv, do chacrinha, ex-chacrete, anos 80 na tv, anos 80, retrô, fatos reais, sonhos, histórias de celebridades, histórias dos famosos, celebridades, novelas antigas, por onde andam, curiosidades da TV, anos 90, clube do Bolinha, fofocas de famosos, fofocas de celebridades, noticias de celebridades, treta, fofoca, hora da fofoca, retrô, Celebridades, novelas antigas , artistas que tomam tudo, artistas que se deram mal, por onde anda como ex-chacretes, programas de tv dos anos 80, programas antigos, biografia dos famosos, biografia do ator, biografia da cantora, biografias tristes Vassourinha, nome artístico de Mário Ramos[nota 1] (São Paulo, 16 de maio de 1923 — São Paulo, 3 de agosto de 1942), foi um cantor brasileiro.[3] 

Morreu aos dezenove anos, quando sua carreira apontava para o sucesso.[1] Biografia Nasceu na capital paulista, filho de Paulo de Almeida Ramos e de Teresa D. Assunção.[2] Já bem cedo Vassourinha estreou na Rádio Record de São Paulo, onde conviveu com figuras de sucesso do meio musical, como as irmãs Aurora e Carmen Miranda, Francisco Alves e Orlando Silva.[1] Tinha na ocasião (1935) apenas doze anos de idade, e vencera uma disputa de calouros, logo passando a fazer apresentações por todo o país.[4] O primeiro disco de sua carreira foi gravada em 1941, pela Columbia.[3] 

Ao todo gravou seis discos de 78 rotações, com doze músicas.[1] Suas gravações "Seu Libório" (de João de Barro e Alberto Ribeiro) de 1941, e "Emília" (Haroldo Lobo e Wilson Batista) de 1942, foram consideradas por Zuza Homem de Mello e Jairo Severiano as mais representativas do período.[4] Apesar do sucesso alcançado Vassourinha mereceu apenas uma nota de obituário no jornal Correio Paulistano, no dia seguinte à sua morte; ali o periódico registrou: "Muito jovem ainda, pois desaparece aos 19 anos de idade, "Vassourinha" já era um nome consagrado no rádio paulista e brasileiro, tendo gravado composições de grande sucesso, sempre vivas na memória dos apreciadores de nossa música popular. Como intérprete ou como compositor, "Vassourinha" conseguiu se impor e manter bem alto seu nome no "broadcasting" nacional que perde, com a sua prematura morte, um dos elementos mais futurosos com que já contou", e que "Dada a projeção de que gozava não só nesta capital como, também, no Rio de Janeiro e demais Estados da Federação, pode-se dizer, mesmo, que está de luto o nosso rádio".[2] Vassourinha foi sepultado no Cemitério do Araçá, no dia 4 de agosto, saindo o féretro da rua Sergio Meira, 217.[2] A Rádio Record mandou celebrar no dia 10, na igreja de São Geraldo (bairro de Perdizes, Largo Péricles), uma missa de sétimo dia pela memória do cantor.[5] Impacto cultural Já quase esquecido do público e da mídia, havendo se tornado uma "nota de rodapé" em artigos sobre a música brasileira, 

Vassourinha foi lembrado num programa realizado em 1966 na TV Record por Alberto Helena Júnior.[4] Em 1969 a gravadora Continental reuniu em um só LP suas doze gravações, relançado em 1976 por um produtor.[4].

O documentário "A voz e vazio: a vez de Vassourinha", curta-metragem de dezesseis minutos, foi realizado sobre o cantor em 1998, dirigido por Carlos Adriano.[1] Em 2000 essa obra foi ganhadora da golden plaque no 36º Festival Internacional de Cinema de Chicago, nos Estados Unidos, e em sua edição de 2004 o festival de documentários É Tudo Verdade o considerou um dos dez melhores filmes do gênero sobre música.[4].

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SANDES MATOU LAMPIÃO | CNL | 1257

 Por O Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=0d8_KiWxwn0&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO MANOEL TOALHA - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=TY6wO_tLvjQ&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Relatos da neta de Manoel Toalha.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARMÉLIA ALVES

 Por Damata Costa

Carmélia Alves ( 1923- 2012) - Cantora Carioca nascida em Bangu.

Logo cedo teve contato com a música do norte-nordeste com as reuniões de repentistas que seu pai promovia.

Iniciou sua carreira tentando imitar Carmen Miranda, no programa Piccolino de Barbosa Junior.

Em 1943, trabalhava como crooner no Copacabana Palace Hotel, quando gravou seu primeiro disco. Carmélia teve o apoio do seu marido, José Vilela Nascimento Ramos, que era MÚSICO E PRODUTOR. 

Foram 54 anos de uma convivência amorosa e profícua . Foi cantando Baião que Carmélia encontrou sua vocação e se fez conhecida. Fez uma show antológico com o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Era a época de ouro da Rádio Nacional e todas as noites o programa de Carmélia Alves no Copacabana era transmitido para todo Brasil.

Carmélia obteve grande sucesso interpretando as músicas: Trepa no Coqueiro ( Ari Kerner, 1950), Sabiá la na gaiola ( herve Cordovil e Mario Vieira) , Coração magoado ( Roberto Martins), Cabeça inchada( herve Cordovil).

https://www.youtube.com/watch?v=_2y1-LxUkQE&ab_channel=lucianohortencio

Já consagrada nacionalmente, Carmélia excursiona com seu marido e o cantor Jimmy Lester, pela Europa, EUA e Ásia, divulgando a música brasileira e gravando.

Participou ainda de vários filmes: Tudo azul, Esta com Tudo, Agulha no Palheiro, Carnaval em Caxias, pensão de Dona Estrela.

Damata Costa

#carmeliaalves

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5154744581308373&set=a.360178974098315

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CINE MIRAMAR E A TELEVISÃO.

Por Areia Branca, Bela

Cine Miramar de Areia Branca

Acredito eu que o Cine Miramar fechou suas belas cortinas devido a chegada da televisão, aos poucos pessoas foram se afastando do belo cinema de tantas alegrias... a tecnologia tem dessas coisas. As locadoras já não existe mais por causa da TV por assinatura, as fitas cassete quase ao seu fim estar, o DVD ainda respira mais em breve será também esquecido. O presente e o futuro pertence a Netflix e o YouTube.

Renato Costa é o primeiro da esquerda

O Cine Miramar com seu palco imenso e luxuoso, construído pelo empresário de Mossoró Renato Costa. 

Virgínia Lane.

No Cine Miramar era realizado muitos shows e até teatro de revista com a "vedete do Brasil " VIRGINIA LANE, tinha também gincanas e shows das escolas que dizem valia a pena ver.

Waldick Soriano

Se apresentaram também no palco do Cine Miramar o cantor Waldick Soriano, Cassino de Sevilla, orquestra espanhola, na época estava em excursão pelo nordeste.

Cassino de Sevilla

As bandas, que na época se chamava conjunto The Victors de Recife/PE, The Jetsons e Apaches de Natal, o comediante Ludugero a cantora Núbia Lafaiete, Ermelinda Lopes e o Trio Mossoró.

Dizem que quando o filme Terremoto passou na imensa tela do Cine Miramar, pessoas que tava de fora do cinema inventaram que as paredes estava tremendo e o cinema poderia cair, devido a esse boato teve começo de tumulto na entrada no cinema e muita gente saio do cinema com medo. O primeiro filme se não estou enganado em exibição no Cine Miramar foi VIDAS SECAS.

https://www.facebook.com/245086795557680/photos/a.249864065079953/2394366673963004/

Ilustrado por José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

E VIVA EXPEDITA!

 Por Wanessa Campos

Tinha que ser filha de Maria Bonita e Lampião! Expedita fez bonito na avenida desfilando na Escola de Samba Mancha Verde na madrugada de domingo saudando carinhosamente os foliões que a aplaudiam. Ela foi acompanhada das filhas e uma bisneta, todas lindas e fantasiadas de cangaceiras num barro alegórico. 

O tema era "Sou Xaxado, sou Nordeste". Um gigantesco boneco de Lampião observava tudo de cima. Para abrilhantar mais, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada dançava ao redor, o famosa dança dos cangaceiros! Belíssimo! 

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6084076821630632&set=a.341264589245246

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMO ARQUIVO EM NOSSO BLOG - LEMBRANÇAS BOAS do FORRÓ DA LUA

Por Kydelmir Dantas

FORRÓ EM DEBATE (29/05/2010) - É a inovação mais recente. Consta de um ciclo de palestras, onde é feita uma homenagem aos principais nomes do autêntico forró nordestino, com a presença de um palestrante, um mediador e um depoente (alguém que tenha tido maior aproximação com o homenageado). Antes do início da festa, entre às 19:00h e 20:00h, começa o bate-papo, com aqueles já relacionados e a interação do público. 

Para este sábado, dia 29 de Maio, o homenageado será LUIZ GONZAGA. Estarão fazendo parte da mesa: Palestrante: Anselmo Alves – pesquisador e documentarista pernambucano; Dominguinhos – músico, interprete e artista da sanfona; Kydelmir Dantas – Pesquisador da Música Popular Nordestina. Após o debate, começará o samba. As atrações musicais ficarão por conta de Dominguinhos e o Trio Potiguá.

Fonte: Livro publicado em 2012.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010681625071

http://blogdomendesemendes.blogspot.com