Seguidores

terça-feira, 26 de março de 2024

TENENTE ROXANA PEREIRA BONESSI.

Por Capitão Alfredo Bonessi

Meu eterno amigo José Mendes - saúde!

Você fez o velho aqui molhar os olhos de emoção. Boas lembranças da minha madrinha; belas lembranças dos estudos do cangaço; a saudade mata a gente - já dizia o poeta. Mas também revivi do meu marasmo - estava assistindo a duas partidas de futebol ao mesmo tempo- vê se pode ! Kkkkk!

Tenente Roxana Pereira Bonessi

Irmão Mendes, muito agradecido pelas lembranças, estou profundamente penhorado pela atenção recebida. Tenho um respeito muito grande pelo nordeste e pelos nordestinos, sou um admirador profundo da cultura nordestina, oro muito a Deus que abençoe o nordeste e todas as pessoas queridas daqui, são seres humanos notáveis, corajosos, trabalhadores e honrados - tenho muito orgulho em ser conhecido por eles e mesmo lembrado com o meu nome constando desse precioso  blog que muito nos honra. O teu blog é uma imagem viva da História do Nordeste e jamais serás esquecido.

Com a certeza que o compadre Lampião e a nossa comadre Maria estão muito bem espiritualmente, e muitos do grupo dos cangaceiros também - habitam hoje na luz de Deus- e prontos para retornarem ao mundo para os devidos acertos pelas estrepolias praticadas no passado, comungo nesse momento com todos os sertanejos, volantes e cangaceiros, vítimas e algozes, que Deus em sua infinita misericórdia aliviará todas as dores do corpo e da alma, e que um dia todos possam irmanados comungarem sob a luz de Deus, do amor, por toda a humanidade.

Abraço forte

Alfredo Bonessi - 01/02/2024

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOÇÃO DR. FRANCISQUINHA

 Por: Wescley Rodrigues


Caros(as),

Abaixo, segue a moção de apoio da pesquisadora Dr. Francisquinha em prol do restauro da casa grande do sítio Jacu.

Cordialmente
Prof. Wescley Rodrigues

Rostand Medeiros e Drª. Francisquinha - neta do cangaceiro Sabino

Cajazeiras – PB, em 11 de julho de 2013

Ilmº. Sr.
Prefeito Municipal de Nazarezinho  - Estado da Paraíba
Salvan Mendes

Prezado Senhor,

Falar de cangaço é falar da nossa cultura de um movimento histórico-social, realizado por homens que em sua maioria eram do campo, valentes, corajosos e ousados, que se rebelaram contra a ordem dominante que esmagava os menos favorecidos, vidas sofridas, principalmente, pela ausência de justiça e educação.
         
Não queremos enaltecer os personagens da época, isto é, os cangaceiros, mas eles deixaram um legado imensurável para a história, pela coragem com que enfrentavam as adversidades do sertão, e na forma ousada de fazer justiça; de modo que o tema cangaço, é motivo de incessantes pesquisas por acadêmicos, historiadores e pesquisadores.
       
A propósito da pesquisa, a Casa do cangaceiro Chico Pereira, localizada no Sitio Jacú, município de Nazarezinho – PB,  carece urgentemente de Recuperação a qual contribuirá para a saga do cangaço.
      
Como pesquisadora e estudiosa do cangaço, venho respeitosamente solicitar das autoridades do município a Restauração e Tombamento da Casa supracitada que é de grande relevância para a história.

Atenciosamente,
Francisca Pereira Martins
Professora, Advogada, Pesquisadora e Sócia da Sociedade Brasileira de Estudos do  Cangaço (SBEC)

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço: 
Wescley Rodrigues

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESQUINA DAS FLORES

Por Hélio Xaxá


Uma casinha sóbria
Um pequeno sobrado
Que tem vida própria
E belo Jardim rosado...
Não seria tão normal
Se não fosse o seu teor
É calçada ornamental
Paralelepípedo em flor.
Abrigo de passarinhos
Paraíso das borboletas
Sombra pros bichinhos
Inspiração pros poetas.
Morada dos beija flores
É na esquina das flores.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=122157427580067723&set=a.122103501824067723

http://blogodmendesemendes.blogspot.com