Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2018

PROCISSÃO DO ENCONTRO

Clerisvaldo B. Chagas, 28 de março de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.867

Espaço para a palavra do professor Felipe Aquino:
“Uma celebração litúrgica de muita piedade, e que o povo católico muito aprecia durante a Semana Santa, é a Procissão do Encontro, que marca o encontro da Virgem Maria com Seu Filho divino, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado a morte por Pilatos. É um momento em que meditamos o doloroso encontro da Virgem Maria com Jesus; é um momento de profunda reflexão sobre as dores da Mãe de Jesus, desde o Seu nascimento até a Sua morte na cruz. Jesus sofreu a paixão e a Virgem sofreu a compaixão, por nós.

ILUSTRAÇÃO: (FREEPIK).

A “espada de Simeão”, que não saíra de mente nos 30 anos da vida de Jesus, apresentava-se cada vez mais diante dela ameaçadora.
Não é difícil imaginar o quanto Nossa Senhora sofreu ao ver seu Filho ser perseguido, odiado, jurado de morte pelos anciãos e doutores da Lei que o invejavam. Quantas ciladas lhe armavam! Quantas disputas Ele teve de travar com os mestres da Lei.
E eis que a Paixão do Senhor se torna presente. Todo ano ela ia a Jerusalém para a festa da Páscoa judaica, e também naquele ano da morte do seu amado, ela ali estava.
Podemos imaginar a dor do coração de Maria ao saber da traição de Judas, do abandono de seus discípulos no Horto das Oliveiras, a negação de Pedro, e depois a Sua prisão e maus tratos nas mãos dos soldados do sumo sacerdote. Certamente naquela noite santa e terrível, em que Ele ‘tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim’, (Jo 13, 1), Maria foi informada pelos discípulos que abandonaram o Mestre e fugiram na noite”. (...).
No Sertão de Alagoas, em Santana do Ipanema, a Procissão do Encontro sempre foi realizada na região do centro e do grande Bairro Camoxinga, dividida entre homens e mulheres. O encontro acontece defronte a Matriz de Senhora Santana, sempre com muita emoção e respeito profundo. ´
É um momento ímpar para reflexão, principalmente, pelos tempos difíceis em que o nosso País estar vivenciando

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com.br/2018/03/procissao-do-encontro.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FÉRETRO DO PRESIDENTE JOÃO PESSOA ( Paraíba) ---



NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DAS ELEIÇÕES DE 1930, CONCORRIAM AS CHAPAS ENCABEÇADAS POR JÚLIO PRESTES (candidato apoiado pelo CATETE), E GETÚLIO VARGAS, tendo como VICE, O DR. JOÃO PESSOA, Á ÉPOCA PRESIDENTE DO ESTADO DA PARAÍBA.

NO FINAL DE JULHO/1930, JOÃO PESSOA FOI ASSASSINADO POR João Dantas. NO INÍCIO DE OUTUBRO DAQUELE ANO, ECLODIU, EM TODO O PAÍS, A REVOLUÇÃO DE 1930, A QUAL SAIU VITORIOSA, E FEZ GETÚLIO CHEGAR AO PODER.

A MORTE DE JOÃO PESSOA FOI CONSIDERADO O ESTOPIM PARA QUE ACONTECESSE A CITADA REVOLUÇÃO.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/1470722056372307?comment_id=1471258306318682

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS

Acervo da Cris Silva

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1886146924731389&set=a.388606791152084.102855.100000083000743&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AGRADECIMENTO!

Por José Mendes Pereira
Agradeço ao professor Pereira lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba, pelos excelentes livros que eu recebi.
VINGANÇA, NÃO DEPOIMENTO SOBRE CHICO PEREIRA E CANGACEIROS DO NORDESTE 

O FOGO DA JUREMA, CONCEIÇÃO E IBIRA

CAMINHOS DO PAJEÚ 

NAS REDES DAS MEMÓRIAS 
AS MÚLTIPLAS FACES DO CANGACEIRO CHICO PEREIRA

O primeiro "CAMINHOS DE PAJEÚ" eu já concluí a leitura, um excelente trabalho feito pelo escritor Luiz Cristovão dos Santos.

 O leitor deve adquiri-los o quanto antes para não ficar sem eles. Este é o e-mail do professor Pereira para você adquirir o seu ou os seus livros sobre cangaço:

franpelima@bol.com.br

Muito obrigado, professor Pereira, fico sempre ao seu inteiro dispor, e veja que eu já tenho vários livros na minha estante presenteados pelo mestre.

Fico grato!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARMA USADA PELO CIVIL MANOEL DUQRTE E QUE ASSASSINOU O CANGACEIRO COLCHETE


Acervo da Cris Silva

A arma original usada por Manuel Duarte em Mossoró no assassinato de Colchete, e que também baleou Jararaca, no dia 13 de junho de 1927. 

É uma Winchester 44. Está em Natal na casa de um particular. 




Fonte: O Cangaço via Twitter.


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO

Por Archimedes Marques

Neste segundo volume passeamos sobre a estada, a passagem, a vida das cangaceiras naqueles inóspitos tempos, suas dores e seus amores nas guerras do cangaço e também após esse tempo para aquelas sobreviventes.

A história de Carira, seus arruaceiros, seus bandoleiros, seus pistoleiros, os cangaceiros e policiais que por ali atuaram, também é minuciada e melhor estudada com a participação inequívoca de historiadores locais de renome que remontam esse tempo.

Laranjeiras, a histórica e linda Laranjeiras dos amores e horrores, não poderia ficar de fora, pois além de tudo, há a grande possibilidade de Lampião ali ter pisado, até mais de uma vez, para tratamento do seu olho junto ao médico Dr. Antônio Militão de Bragança. Nesse sentido a história, a ficção e as suposições se misturam para melhor compreensão do leitor.

Boas novidades também são apresentadas neste volume, uma com referência ao “desaparecido” Luiz Marinho, cunhado de Lampião, então casado com a sua irmã Virtuosa, outra referente ao casamento de um casal de cangaceiros ainda na constância desse fenômeno ocorrido em Porto da Folha, com a prova documental e, em especial o extraordinário fato novo relacionado a Maria Bonita em Propriá na sua segunda visita àquela cidade para tratamento médico. Fotos inéditas também estão apostas neste volume, que acredito será bem aceito pelos pesquisadores do cangaço.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204172875157730&set=gm.794479660760980&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ARTE DE ELIANE GIOLO...

Por Cris Silva

Eita meninoooo, que ao ver esta arte em andamento, me veio uns versos do mestre Patativa do Assaré na mente ó?! Reparem...

"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas nunca esmorece, procura vencê,
Da terra adorada, que a bela caboca
De riso na boca zomba no sofrê.
Não nego meu sangue, não nego meu nome,
Olho para fome e pergunto: o que há?
Eu sou brasilêro fio do Nordeste,
Sou cabra da peste, sou do Ceará...Terra da jandaia, berço de Iracema,
Dona do poema de Zé de Alencá.
Eu sou brasilêro fio do Nordeste,
Sou cabra da peste, sou do Ceará!"

Que venha o Cariri Cangaço Fortaleza!
Aonde terei a honra de representar e apresentar à todos, a arte sem Fronteiras desta gaúcha pra lá de arretada, chamada Eliane Giolo, 
faço questão de entregar-lhes pessoalmente Manoel Severo e Ingrid Rebouças, tendo a mais absoluta certeza de que muito em breve, a própria se fará presente nas futuras edições do 
Cariri Cangaço...Avante!!!

Cris Silva

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2018/03/a-arte-de-eliane-giolo.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM ANO DE FUNDAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO DE GEOGRAFIA/UERN MIRIAN GURGEL PRAXEDES


Um ano se passou rapidamente, desde a fundação do Centro Acadêmico de Geografia Mirian Gurgel Praxedes e também um ano da nossa gestão. Um ano que somos a representação estudantil dos alunos do curso de Geografia do campus central da UERN, Um ano que lutamos por melhorias para o nosso curso, um ano cheio de lutas e conquistas para todos nós. Um ano dividindo pensamentos e projetos com vocês,  sempre focados em busca de uma universidade melhor para todos... 

Saibam que tenho muito orgulho em fazer parte deste Centro Acadêmico com cada um de vocês, vivo de orgulho de todos e todas.  @centroacademicodegeografia







Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORPO DE JOVEM ASSASSINADO EM POMBAL É SEPULTADO NESTE DOMINGO (25/03)



Publicado em: 25/03/2018 por Marcelino Neto Marcelino

Sob um clima de comoção, indignação e revolta foi sepultado na manhã deste domingo (25/03), no Cemitério São Francisco de Assis, o corpo do funcionário público Francisco Benigno de Sousa (Chico Benigno).

O mesmo foi morto durante uma bebedeira em um bar do proprietário e acusado do homicídio Doriedson da Silva Rocha (Bilú).

O sentimento da família e de amigos é de que justiça seja feita. A vítima deixou três filhos.

CONFIRA IMAGENS DO CORTEJO FÚNEBRE DE “CHICO BENIGNO”

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHAPÉU DO IMPERADOR FRANCÊS NAPOLEÃO BONAPARTE


Acervo do professor Adinalzir Pereira  

O icônico chapéu do Imperador dos franceses, Napoleão Bonaparte, preservado até os dias atuais.

Curiosamente, segundo registros do Museu do Traje e do Têxtil, o modelo do mesmo serviu de inspiração para os chapéus dos cangaceiros nordestinos no Brasil.

Se você quer conhecer um pouco sobre o imperador francês Napoleão Bonaparte clique neste link:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte

https://www.facebook.com/eraumavezumimperio/photos/a.121484701692031.1073741828.121437071696794/348484618992037/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com