Seguidores

sábado, 11 de novembro de 2017

ENCONTRO DE OBREIROS DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO SERTÃO SERÁ REALIZADO EM POMBAL

Por Marcelino Neto

Abordando o tema "O Obreiro servindo com excelência", a  Igreja Evangélica “Assembleia de Deus”, vai realizar na cidade de Pombal um grandioso evento neste sábado (18).

Trata-se do 32º Encontro de Obreiros do Sertão, edição 2017.

Segundo o repassado à redação do Portal Liberdade PB, o evento acontecerá em dois turnos: às 14 e 19h, no novo Templo Sede da Igreja Assembleia de Deus Missão no município de Pombal. O culto à noite será aberto ao público.

O Pastor local Jediael de Sousa garantiu que até o dia 18, o templo estará em reais condições para sediar o importante encontro.

Na oportunidade destacou também a satisfação e honra em poder receber na cidade de Pombal, a presidência da COMEAD-CGPB, a Coordenação, os Obreiros e as caravanas que virão de várias cidades do sertão paraibano para o ENOBADESP 2017.

Serão preletores do evento, o Pastor Daniel Nunes, Presidente da ADCG e COMEAD-CGPB; Pastor Dari Ferreira da Silva, Primeiro Vice-presidente da ADCG e COMEAD-CGPB; o Coordenador do ENOBADESP, Pastor José Adjair da Silva de São Bento e o Evangelista Francisco Ribeiro Filho, Pastor da cidade de São Domingos.

Marcelino Neto
Com Ascom da IEAD/Missão Pombal


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

LIVRO LAMPEÃO EM 1926 DO ESCRITOR LUIZ RUBEN F. DE A. BONFIM


Amigos,

Mais uma vez compartilho com vocês o meu 17º livro: LAMPEÃO EM 1926 é o 11º do tema cangaço.

Ajudem a divulgar!!!

Saudações cangaceiras,
Luiz Ruben

Para adquiri-lo entre em contato com o professor Pereira através deste e-mail: 
Luiz.ruben54@gmail.com
franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

DOCUMENTO COMPLETA 129 ANOS


Este CÓDIGO DE POSTURAS DA CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAJAZEIRAS, datado de 17 de novembro de 1888, portanto estará completando 129 anos de existência, que eu tenha conhecimento é o primeiro documento que passou a regular e como deviam se comportar os cidadãos desta cidade.



 Neste período era a Câmara que ditava as regras. O documento está assinado por (?) Couto Cartaxo, Luís Antonio e Suplicio Torres (?) e foi submetido à apreciação e aprovação da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROVINCIAL DA PARAHÍBA DO NORTE.


Ele tem 26 páginas manuscritas e se compõe de 87 artigos, 30 capítulos e centenas de parágrafos e cita desde a feira que devia ser no dia de sábado, na forma de pagamento dos funcionários (no caso do fiscal ganhava por légua percorrida), na proibição de criar cães soltos nas ruas (o infrator pagava uma multa de três mil réis), das edificações, limpeza das ruas, dos pesos e medidas, do funcionamento do comércio, do matadouro e do açougue, da utilização do açude construído pelo Padre Rolim, dos impostos e outros assuntos. É uma preciosidade.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

UMA DAS ÚLTIMA FOTOS DE LAMPIÃO AINDA VIVO..!

Por Voltaseca Volta

UMA DAS ÚLTIMA FOTOS DE LAMPIÃO AINDA VIVO...!

Visualize a película e, analise na sua ótica, o seguinte:
1º) Armas
2º) Indumentária/vestuário
O que Lampião está usando que proveio do militarismo?


Foto: pescada no Google

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=754250021443641&set=gm.727734577435489&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BELO TRABALHO DO PROFESSOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO RUBENS ANTONIO


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1868421169864835&set=a.407725062601127.91770.100000909118104&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MARIA BONITA

Por Eduardo Lima

Lampião e Maria Bonita sob o pé de umbuzeiro, assim intitulei essa obra.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1056137811195217&set=gm.1851313831847786&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados. 

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
frnpelima@bol.con.br

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA DO PROFESSOR JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO À BIBLIOTECA PÚBLICA NEY PONTES DUARTE E AO ESPAÇO RESERVADO À FUNDAÇÃO VINGT-UN ROSADO/COLEÇÃO MOSSOROENSE. MOSSORÓ/RN. DIA: 16 DE OUTUBRO DE 2017

Por Eriberto Monteiro







Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENCONTRO CELESTE EM 13 DE NOVEMBRO CHAMARÁ A ATENÇÃO NOS CÉUS

encontro celeste em 13 de novembro de 2017 - Vênus e Júpiter
Vênus e Júpiter farão um espetáculo na manhã dessa segunda-feira


No amanhecer da próxima segunda-feira (13), o brilhante planeta Júpiter passará por um planeta ainda mais brilhante, Vênus, formando uma conjunção espetacular entre os dois planetas mais luminosos do céu noturno.


Já faz algum tempo que Vênus domina o céu antes do amanhecer, mas Júpiter estava escondido, e passou recentemente pela conjunção com o Sol, no dia 26 de outubro. E quando um objeto está muito próximo do Sol, observá-lo é uma tarefa complicada ou até impossível... mas agora, Júpiter começa a ganhar altura e surgir no horizonte leste um pouco antes do amanhecer.

Enquanto Júpiter começa a despontar no horizonte leste um pouco antes do amanhecer, Vênus desliza para a direção do Sol, ficando cada dia mais difícil de ser observado. E durante esse sobe e desce de planetas, ambos se encontrarão no céu alguns minutos antes do Sol nascer.

Na madrugada de domingo (12 de novembro), a distância aparente entre os dois planetas será menor do que 1 grau. Já na manhã de segunda-feria (13 de novembro), Vênus e Júpiter brilharão quase como um único objeto, pois estarão separados por 0.28 graus. A maioria dos telescópios irá mostrá-los no mesmo campo de visão - uma bela chance para fotografá-los juntinhos!

conjunção Vênus e Júpiter - 13 de novembro de 2017
Conjunção Vênus e Júpiter em 13 de novembro de 2017, antes do Sol nascer.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Apesar dos dois planetas aparentarem estar quase grudados no céu noturno, Vênus estará a 246 milhões de km da Terra, e Júpiter a 956 milhões de km. Ou seja, é uma ilusão de proximidade magnífica! Acima poderemos ver tambem a Lua e o planeta Marte.
Mas devemos enfatizar que, para observar esse belíssimo encontro celeste, é necessário um horizonte limpo e livre de objetos que possam obstruir sua visão, como árvores, muros, etc... Nesse caso, estamos falando do horizonte leste, onde o Sol nasce. Procure por um local alto, onde você consegue ver o Sol nascer perfeitamente.

O encontro promete chamar a atenção do público, e mesmo aqueles que não sabem do evento, com certeza irão se deslumbrar com o brilho intenso dos dois planetas. E provavelmente não será incomum ouvir "relatos de OVNIs" pela internet, até porque tudo ocorrerá bem próximo do horizonte.
Não deixe de observar esse lindo espetáculo. Apesar das conjunções entre Vênus e Júpiter ocorrerem a cada 13 meses, a proximidade desse encontro do dia 13 de novembro será rara, sobretudo pelo fato do encontro não ocorrer durante o dia, o que o tornaria impossível de ser observado. Para seter uma ideia, a próxima vez que Júpiter e Vênus estiverem tão próximos assim em um horário observável, será em 2 de novembro de 2039, ou seja, daqui a 22 anos.
Claro, outros encontros ocorrerão, sempre a cada 13 meses, mas a proximidade entre os dois corpos não será igual a essa.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!

Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
10/11/17


http://www.galeriadometeorito.com/2017/11/encontro-venus-jupiter-13-novembro-2017.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GOVERNADOR NÃO ESPEROU PELO BANQUETE COM MEDO DE LAMPIÃO

Material do pesquisador do cangaço José João Souza

O major Cândido Cavalcanti de Brito, prefeito de Pesqueira, vai inaugurar em Rio Branco o Grupo Escolar Prof. Sérgio Loreto Filho (depois de 1930, Grupo Escolar Quatro de Outubro) e o “Açougue Público” da cidadezinha, ainda naquela época 7º distrito do município de Pesqueira. O chefe do Estado, cercado de pessoas gradas posa para a Revista de Pernambuco, na plataforma do wagon de luxo em que viajou. Compareceram às solenidades o Dr. Sérgio Loreto, governador do Estado de Pernambuco, o professor Fraga Rocha (deputado estadual) e outros convidados, que viajaram em um trem especial da Great Western. (Texto: Município de Arcoverde, Luís Wilson, Recife, 1982, pág. 104).


Em Ararobá, Lendária e Eterna, Luís Wilson, Pesqueira, 1980, pág. 216, complementa: “Notícias de que Lampião passara com um grupo de cangaceiros próximo à “cidadezinha”, fez com que o sr. governador não esperasse pelo banquete preparado para sua Exc. e sua comitiva na residência do cel. Antônio Japiassu. À noite, com dois salões do Grupo Escolar Loreto Filho atapetados de folhas de eucalipto, houve um grande baile."

Foto: Revista de Pernambuco N.13, 01-06-1925.

https://www.facebook.com/josejoao.souza.73?ref=br_rs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA BONITA TERIA VISTO O "PAVIO" DE CANDEEIRO?

Por Junior Almeida

Manoel Dantas Loiola (foto), no cangaço tinha o nome de guerra de "Candeeiro". Era homem de confiança do Capitão Virgulino, fazendo parte de sua guarda pessoal. Diferente de muitos cangaceiros que após o cangaço em entrevistas exageravam nas histórias e "glamourizavam" a vida bandida, Candeeiro sempre se referia à vida errante que tinha levado como "uma desgraça, que Nossa Senhora o livrasse de entrar nela outra vez".

"Capelão do Cangaço", Padre Agostinho e Aderbal Nogueira – http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/09/xii-jornada-cultural-do-museu-do-sertao.html

Muitos anos depois do cangaço, depois de cumprir pena, de volta à sua terra, Distrito de São Domingos, Buíque, Pernambuco, Candeeiro, já como "Seu Né", concedeu várias entrevistas a muitos pesquisadores, dentre eles o pesquisador e cineasta cearense Aderbal Nogueira, dono do maior acervo em vídeo sobre cangaço do Brasil.



Em uma das várias entrevistas a Aderbal (link acima), Candeeiro, relatou que andando com o bando do Rei do Cangaço, certa vez estava tomando banho em um rio, quando foi flagrado por Lampião e Maria Bonita. 

Maria Bonita e Lampião - imagem colorizada pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

Disse que não tinha notado, mas estava com a braguilha aberta, e o "pavio" pro lado de fora, que Maria Bonita teria visto, apontado pro seu órgão, e teria zombado dele, dizendo que "aquilo" não valia nada.

Que Maria Bonita era "mangadeira" isso é fato, mas será que ela chegaria ao ponto de ver o pênis de um cangaceiro na presença do companheiro Lampião, e ainda seria capaz de zoar com Candeeiro?

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Eu, sinceramente, eu não estava lá, e respeito a opinião do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, pois sobre cangaço, eu não tenho nem 2% de conhecimento em relação ao Aderbal Nogueira e não estou fazendo inválido o que ele afirma,  mas de acordo com o que tenho lido sobre Maria Bonita, e principalmente sobre a sua honrada vida como mulher, companheira de um homem, acho que isso foi enfeitado pelo nosso amigo Candeeiro. 

Em um material que li, ou em um vídeo, não tenho muita lembrança, e que no momento não disponho da fonte, mas que eu não estou criando este fato, Candeeiro afirma que Maria Bonita chegou a ter ciúme da amizade dele com Lampião. Mas o Candeeiro não explica o motivo do ciúme. 

Aí fica a pergunta: 

Qual teria sido o motivo que despertou ciúme de Maria Bonita sobre a amizade dos citados?

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1331860303592472&set=gm.920313964799387&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com