Seguidores

sábado, 11 de novembro de 2017

ENCONTRO CELESTE EM 13 DE NOVEMBRO CHAMARÁ A ATENÇÃO NOS CÉUS

encontro celeste em 13 de novembro de 2017 - Vênus e Júpiter
Vênus e Júpiter farão um espetáculo na manhã dessa segunda-feira


No amanhecer da próxima segunda-feira (13), o brilhante planeta Júpiter passará por um planeta ainda mais brilhante, Vênus, formando uma conjunção espetacular entre os dois planetas mais luminosos do céu noturno.


Já faz algum tempo que Vênus domina o céu antes do amanhecer, mas Júpiter estava escondido, e passou recentemente pela conjunção com o Sol, no dia 26 de outubro. E quando um objeto está muito próximo do Sol, observá-lo é uma tarefa complicada ou até impossível... mas agora, Júpiter começa a ganhar altura e surgir no horizonte leste um pouco antes do amanhecer.

Enquanto Júpiter começa a despontar no horizonte leste um pouco antes do amanhecer, Vênus desliza para a direção do Sol, ficando cada dia mais difícil de ser observado. E durante esse sobe e desce de planetas, ambos se encontrarão no céu alguns minutos antes do Sol nascer.

Na madrugada de domingo (12 de novembro), a distância aparente entre os dois planetas será menor do que 1 grau. Já na manhã de segunda-feria (13 de novembro), Vênus e Júpiter brilharão quase como um único objeto, pois estarão separados por 0.28 graus. A maioria dos telescópios irá mostrá-los no mesmo campo de visão - uma bela chance para fotografá-los juntinhos!

conjunção Vênus e Júpiter - 13 de novembro de 2017
Conjunção Vênus e Júpiter em 13 de novembro de 2017, antes do Sol nascer.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Apesar dos dois planetas aparentarem estar quase grudados no céu noturno, Vênus estará a 246 milhões de km da Terra, e Júpiter a 956 milhões de km. Ou seja, é uma ilusão de proximidade magnífica! Acima poderemos ver tambem a Lua e o planeta Marte.
Mas devemos enfatizar que, para observar esse belíssimo encontro celeste, é necessário um horizonte limpo e livre de objetos que possam obstruir sua visão, como árvores, muros, etc... Nesse caso, estamos falando do horizonte leste, onde o Sol nasce. Procure por um local alto, onde você consegue ver o Sol nascer perfeitamente.

O encontro promete chamar a atenção do público, e mesmo aqueles que não sabem do evento, com certeza irão se deslumbrar com o brilho intenso dos dois planetas. E provavelmente não será incomum ouvir "relatos de OVNIs" pela internet, até porque tudo ocorrerá bem próximo do horizonte.
Não deixe de observar esse lindo espetáculo. Apesar das conjunções entre Vênus e Júpiter ocorrerem a cada 13 meses, a proximidade desse encontro do dia 13 de novembro será rara, sobretudo pelo fato do encontro não ocorrer durante o dia, o que o tornaria impossível de ser observado. Para seter uma ideia, a próxima vez que Júpiter e Vênus estiverem tão próximos assim em um horário observável, será em 2 de novembro de 2039, ou seja, daqui a 22 anos.
Claro, outros encontros ocorrerão, sempre a cada 13 meses, mas a proximidade entre os dois corpos não será igual a essa.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!

Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
10/11/17


http://www.galeriadometeorito.com/2017/11/encontro-venus-jupiter-13-novembro-2017.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário