Seguidores

sábado, 11 de novembro de 2017

MARIA BONITA TERIA VISTO O "PAVIO" DE CANDEEIRO?

Por Junior Almeida

Manoel Dantas Loiola (foto), no cangaço tinha o nome de guerra de "Candeeiro". Era homem de confiança do Capitão Virgulino, fazendo parte de sua guarda pessoal. Diferente de muitos cangaceiros que após o cangaço em entrevistas exageravam nas histórias e "glamourizavam" a vida bandida, Candeeiro sempre se referia à vida errante que tinha levado como "uma desgraça, que Nossa Senhora o livrasse de entrar nela outra vez".

"Capelão do Cangaço", Padre Agostinho e Aderbal Nogueira – http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/09/xii-jornada-cultural-do-museu-do-sertao.html

Muitos anos depois do cangaço, depois de cumprir pena, de volta à sua terra, Distrito de São Domingos, Buíque, Pernambuco, Candeeiro, já como "Seu Né", concedeu várias entrevistas a muitos pesquisadores, dentre eles o pesquisador e cineasta cearense Aderbal Nogueira, dono do maior acervo em vídeo sobre cangaço do Brasil.



Em uma das várias entrevistas a Aderbal (link acima), Candeeiro, relatou que andando com o bando do Rei do Cangaço, certa vez estava tomando banho em um rio, quando foi flagrado por Lampião e Maria Bonita. 

Maria Bonita e Lampião - imagem colorizada pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

Disse que não tinha notado, mas estava com a braguilha aberta, e o "pavio" pro lado de fora, que Maria Bonita teria visto, apontado pro seu órgão, e teria zombado dele, dizendo que "aquilo" não valia nada.

Que Maria Bonita era "mangadeira" isso é fato, mas será que ela chegaria ao ponto de ver o pênis de um cangaceiro na presença do companheiro Lampião, e ainda seria capaz de zoar com Candeeiro?

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Eu, sinceramente, eu não estava lá, e respeito a opinião do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, pois sobre cangaço, eu não tenho nem 2% de conhecimento em relação ao Aderbal Nogueira e não estou fazendo inválido o que ele afirma,  mas de acordo com o que tenho lido sobre Maria Bonita, e principalmente sobre a sua honrada vida como mulher, companheira de um homem, acho que isso foi enfeitado pelo nosso amigo Candeeiro. 

Em um material que li, ou em um vídeo, não tenho muita lembrança, e que no momento não disponho da fonte, mas que eu não estou criando este fato, Candeeiro afirma que Maria Bonita chegou a ter ciúme da amizade dele com Lampião. Mas o Candeeiro não explica o motivo do ciúme. 

Aí fica a pergunta: 

Qual teria sido o motivo que despertou ciúme de Maria Bonita sobre a amizade dos citados?

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1331860303592472&set=gm.920313964799387&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário