Seguidores

sábado, 11 de novembro de 2017

DOCUMENTO COMPLETA 129 ANOS


Este CÓDIGO DE POSTURAS DA CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAJAZEIRAS, datado de 17 de novembro de 1888, portanto estará completando 129 anos de existência, que eu tenha conhecimento é o primeiro documento que passou a regular e como deviam se comportar os cidadãos desta cidade.



 Neste período era a Câmara que ditava as regras. O documento está assinado por (?) Couto Cartaxo, Luís Antonio e Suplicio Torres (?) e foi submetido à apreciação e aprovação da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROVINCIAL DA PARAHÍBA DO NORTE.


Ele tem 26 páginas manuscritas e se compõe de 87 artigos, 30 capítulos e centenas de parágrafos e cita desde a feira que devia ser no dia de sábado, na forma de pagamento dos funcionários (no caso do fiscal ganhava por légua percorrida), na proibição de criar cães soltos nas ruas (o infrator pagava uma multa de três mil réis), das edificações, limpeza das ruas, dos pesos e medidas, do funcionamento do comércio, do matadouro e do açougue, da utilização do açude construído pelo Padre Rolim, dos impostos e outros assuntos. É uma preciosidade.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário