Seguidores

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ESTAMOS COM PROBLEMAS PARA FAZERMOS POSTAGENS!

ESTAMOS COM PROBLEMAS PARA FAZERMOS POSTAGENS!

SERVIDOR DA UERN LANÇA LIVRO FRUTO DE SUA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Por Aline Linhares

Nesta quinta-feira, 21 de dezembro, às 19h30, no Memorial da Resistência, em Mossoró, o jornalista Bruno Barreto – servidor da UERN – lança o livro “Os Rosados Divididos: como os jornais não contaram essa história”. O trabalho é fruto da dissertação de mestrado em Ciências Sociais e Humanas da UERN.

O livro trata sobre a cobertura dos jornais da cidade de Mossoró durante o período em que a tradicional família Rosado se dividiu politicamente. “Foram pesquisadas mais de duas mil edições dos jornais Gazeta do Oeste e O Mossoroense entre 1980 e 1988 em um ano de pesquisa documental”, explica Bruno Barreto.

A versão em livro passou por alguns ajustes para se tornar mais acessível ao eleitor sem perfil acadêmico. “Fizemos alguns cortes na parte mais teórica para ir direto ao assunto que interessa ao leitor ligado em política, mas a essência do livro é a mesma da dissertação”, frisou.

A obra tem apresentação do jornalista e professor de comunicação social aposentado Emanoel Barreto, tio do autor, que destaca a convergência entre história e jornalismo. “O homem de imprensa sabe que o tempo é um jogo de armar, especialmente quando trabalha com a pastosa e inconstante bricolagem da política. O livro de Bruno mostra isso em sua organicidade de obra que trata da história enquanto notícia e da notícia como elemento que integra a historicidade do microcosmo mossoroense”, frisa.

O prefácio fica por conta do jornalista Carlos Santos, profundo conhecedor da política mossoroense e do Rio Grande do Norte. Ele destaca a abordagem equilibrada em torno de um tema até hoje delicado em Mossoró. “O jornalista não faz condenação sumária da mídia impressa, nem manda os Rosados para o cadafalso por livre arbítrio ou sadismo. Tudo é posto à mesa para que o próprio leitor tire suas conclusões, que podem divergir das suas. Outro detalhe: não adota a dialética erística de Arthur Schopenhauer para impor sua razão a qualquer custo e ponto final”, analisa.

O lançamento do livro marca os dez anos de graduação em comunicação social de Bruno Barreto. “As coisas acabaram convergindo para que fosse nessa data especial para mim”, frisa o autor.

O livro pode ser comprado diretamente com o autor por meio de contato nas redes sociais ou pelo telefone 9.8889-3574.

CURRÍCULO
Bruno Barreto é jornalista graduado em comunicação social pela UERN, especialista em assessoria de comunicação pela UnP e mestre em ciências sociais e humanas pela UERN.

Já foi editor de política do Jornal O Mossoroense e apresentador do programa Observador Político. Atualmente é diretor da Agência de Comunicação da UERN, editor do Blog do Barreto e apresentador e comentarista político da 95 FM e TCM.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com


 

ANATÁLIA DE SOUZA MELO ALVES


Anatália Melo Alves
Livro "Dos Filhos deste solo"

DADOS PESSOAIS

Nasceu em 09 de julho de 1945, em Mombassa, Município de Martins, atual Frutuoso Gomes, no Rio Grande do Norte, filha de Nicácio Loia de Melo e Maria Pereira de Melo. Em 1969 casou-se com Luiz Alves Neto.

ATIVIDADES

Anatália era uma pessoa de temperamento reservado, tímida, voltada para os estudos, tendo concluído o curso científico no Colégio Estadual de Mossoró, cidade onde residiu até 1969. Nesse período trabalhou na Cooperativa de Consumo Popular, revelando forte espírito de solidariedade em relação aos associados daquela entidade sócio-econômica. A partir de 1969, acompanhando seu marido, desloca-se para Recife, passando a militar no Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Sua atuação política desenvolveu-se na Zona da Mata (PE), contribuindo para a organização e mobilização das bases camponesas do PCBR naquela área.

CIRCUNSTÂNCIAS DA PRISÃO E MORTE

Anatália foi presa juntamente com o seu marido e outros companheiros em 17 de dezembro de 1972. Levada para o DOI-CODI do IV Exército em Recife, foi torturada brutalmente até 13 de janeiro de 1973, quando a removeram para o DOPS. Neste órgão de segurança continuaram as torturas físicas e psicológicas, culminando com a sua morte em 22 de janeiro de 1973. Segundo a versão divulgada à época pela repressão, Anatália teria se enforcado com a alça de sua bolsa, após ter ateado fogo as suas vestes. Essa versão não resiste à análise das circunstâncias que caracterizaram a sua morte. Primeiro, seu corpo foi retirado do local onde teria ocorrido o suposto suicídio o banheiro do DOPS - as fotos da perícia foram feitas em outro local. Segundo, a torneira na qual ela havia fixado a alça da bolsa ficava a menos de 1 (um) metro do chão, tornando inviável a hipótese oficial de suicídio. E, finalmente, sabe-se que a nenhum prisioneiro político, em fase de interrogatório, seria permitido o uso de qualquer instrumento ou meio que atentasse contra a vida dos carcereiros ou do próprio preso, como cintos, alças de bolsas, fósforos , etc., etc.

SITUAÇÃO ATUAL

Depois de sancionada pelo presidente da República a Lei no. 9140/95, que determinou a concessão de indenização aos familiares dos mortos e desaparecidos políticos, Luiz Alves Neto, após ter encaminhado requerimento à Comissão Especial, presidida pelo jurista Miguel Reale Júnior, obteve o reconhecimento oficial da responsabilidade da União pela morte de Anatália.

http://www.dhnet.org.br/dados/dossiers/dh/br/dossie64/rn/anatalia.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONHEÇA A CASA ONDE PADRE CÍCERO PASSOU OS ÚLTIMOS ANOS DE VIDA

https://www.youtube.com/watch?v=qA2temyyWQU

Publicado em 19 de out de 2017

Emerson Tchalian mostra no Plano Sequência a casa onde Padre Cícero passou os últimos anos de vida.

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

210 ANOS DE LUCAS DA FEIRA

Material do acervo do pesquisador do cangaço Devanier Lopes

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1667007766688986&set=gm.939954332835350&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com