Seguidores

sábado, 19 de outubro de 2019

VASSILI ZAITSEV, A MÁQUINA DE MATAR SOVIÉTICA


Conheça o ex-pastor de ovelhas que virou um atirador e eliminou 100 alemães numa batalha

REDAÇÃO PUBLICADO EM 19/10/2019, ÀS 09H00

Em 1942, a guerra reduziu a cidade de Stalingrado a escombros. A abundância de prédios em ruínas, perfeitas para servir de esconderijo, fez os soviéticos notarem que o local era o cenário para a atuação de atiradores de elite.

Logo trouxeram reforços de diversas partes do país. Um deles era o pastor de ovelhas Vassili Zaitsev, que aprendera a atirar com o avô aos 5 anos de idade. Sem nenhuma arma, por causa da falta de recursos do Exército Vermelho, ele apanhou o rifle de um companheiro morto.

Representação de Vassili / Crédito: Divulgação

Com o objeto em mãos, acertou que manejava uma metralhadora a mais de 100 m de distância. A cena foi vista por um oficial, que deu a Vassili um rifle com mira telescopia. Nos 10 primeiros dias com ela, o ex-pastor liquidou 40 alemães.

“Ao atingir 100 mortes, tornou-se o foco da propaganda soviética como o expoente máximo da resistência”, relata o especialista Thomas Bruner.

Era o inicio da glorificação soviética dos atiradores de elite. Zaitsev se tornou também instrutor, e logo as ruínas de Stalingrado estavam coalhadas de atiradores soviéticos. Circulava a informação de que um super-atirador viria de Berlim para dar cabo de Zaitsev.

O duelo entre ele e um major de nome König foi até retratado no filme Círculo de Fogo. Só não há registros do atirador alemão. O herói russo disse ter enfrentado experientíssimo, cuja posição só foi traída por um rápido brilho da luz do Sol na luneta de seu rifle. Zaitseve aproveitou e disparou em cheio a cabeça do inimigo. Virou lenda.

Saiba mais da participação da Rússia na Segunda Guerra Mundial:

1. A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2Bp4Yzx 
2. Notes of a Russian Sniper: Vassili Zaitsev and the Battle of Stalingrad, de Vassili Zaitsev (2017) - https://amzn.to/35ONESj
3. Memorias de un francotirador en Stalingrado, de Vasili Záitsev (2014) - https://amzn.to/31s4mDJ
4. O cerco de Leningrado: 900 Dias de Resistência dos Russos Contra o Exército Alemão na II Guerra Mundial, de Perre Vallaud (2012) - https://amzn.to/33MpqGS
5. A batalha de Moscou: A Luta Sangrenta que Definiu os Rumos da Segunda Guerra Mundial, de Andrew Nagorski (2013) - https://amzn.to/2W49ltv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 


http://blogdsomendesemendes.blogspot.com 

BATE PAPO COM CANDEEIRO - PARTE 1 - YOUTUBE


Uma conversa com Candeeiro - entrada no cangaço, Angico, Visita de João Bezerra na prisão, Soldado da borracha...
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRATA, O MISTERIOSO MONUMENTO MEGALÍTICO DE POÇO REDONDO

*Rangel Alves da Costa

Denomina-se monumento megalítico uma imensa construção formada por blocos de pedras. Em arqueologia, tais blocos de pedras, com origem neolítica e até de construção desconhecida ante sua grandiosidade, estão, por exemplo, em Stonehenge (Inglaterra) e Puma Punku (Bolívia).
De qualquer modo, as formações megalíticas possuem pedras com dezenas ou centenas (ou mais) de toneladas, podendo estar dispostas umas sobre as outras sem que a engenharia pré-histórica humana fosse capaz de realizar. Então, como toneladas de pedras estão cuidadosamente colocadas uma sobre as outras, em encaixe perfeito, como se predestinadas a uma função astronômica, mística ou religiosa?
Os estudiosos apontam algumas funções que podem ter tais monumentos: observatórios astronômicos, templos religiosos, torres de comunicação com outros povos, ou mesmo como marco da presença extraterrestre. Perante as formações, cada estrela é avistada de modo diferenciado.


A lua e o sol, quando avistados em determinadas linhas, e segundo as estações, são respostas aos mistérios da vida, do plantio, da colheita, das secas, etc. Mas se não foi por mãos humanas, cuja engenharia não poderia ser alcançada perante o tamanho e o peso dos blocos, seu entalhe, lapidação e perfeito encaixe, quem teria feito isso, quem teria colocado pedra sobre pedra de forma tão perfeita e com função ainda desconhecida?
Saibam, pois, que em Poço Redondo, em pleno sertão sergipano, já próximo à povoação ribeirinha de Jacaré, há um desses misteriosos monumentos megalíticos: A PEDRATA. São quatro torres com imensos blocos de pedras, com cada torre localizada estrategicamente colocada próxima uma da outra, formando um todo com função ainda desconhecida. Até que se poderia dizer que tais formações foram fruto da força, da sabedoria e da paciência da natureza. Até que eu pensei ser assim antes de conhecer.


Contudo, após cortar caminho e chegar até lá, com o espanto e a surpresa ante a descoberta, mais do que nunca voltei com a certeza de que a Pedrata não é formada apenas por imensos blocos de pedras. Com efeito, ao lado dos amigos Belarmino, Rose, Damião e Wemerson, ao entardecer desta sexta-feira 18 de outubro, eu cheguei até o local e então pude verificar quanta estranheza há naquela formação megalítica.
Não tenho duvidas que a Pedrata é um mistério arqueológico e astronômico que precisa ser estudado e desvendado. Antes desse conhecimento mais aprofundado, resta-me ficar com a sabedoria de Shakespeare: há mais mistérios entre o céu e a terra do que imagina nossa vã filosofia.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CASA DE MARIA - Maria Bonita - Lampião


A CASA DE MARIA Documentário experimental baseado no texto A Casa de Maria do escritor João de Sousa Lima, com direção de Gilmar Teixeira Santos, onde é retratado de forma poética todo o processo de degradação e restauração da casa de Maria Bonita. Maria Bonita, mulher de Lampião Maria Bonita, mulher de Lampião Maria Bonita, mulher de Lampião
Categoria
Sugerido por UMG
Música neste vídeo
Canção
Artista
Quinteto Armorial
Licenciado ao YouTube por:
UMG (em nome de EMI); LatinAutor - UMPG, LatinAutor, UMPG Publishing, UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM e 3 sociedades de direitos musicais
Canção
Artista
Joan Baez
Licenciado ao YouTube por
UMG (em nome de EMI); UMPG Publishing e 3 sociedades de direitos musicais
Canção
Artista
Luiz Gonzaga
Álbum
Eterno Cantador
Licenciado ao YouTube por
SME (em nome de RCA Records Label); Peermusic, UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM, LatinAutor, UMPG Publishing, LatinAutor - UMPG e 4 sociedades de direitos musicais


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EM BREVE NA LOJINHA DO MERCADO PÚBLICO DE GRAVATÁ ESTAREI COM OS LIVROS DO PESQUISADOR DA HISTÓRIA E CULTURA DO CANGAÇO, SANDRO LEE!

Por Sandro Lee





http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEU NOVINHO MAROCA: 93 ANOS DE LUCIDEZ E MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

Por Climério Lima

Cresci ouvindo meu pai contar histórias de Lampião e as suas andanças pelo Sertão, mas, com o passar dos tempos, percebi que não eram simples histórias, eram cheias de detalhes aonde a vida cangaceira e as suas desgraças, eram narradas como um testemunho verdadeiro e apaixonado.


Ontem, o meu amigo João De Sousa Lima uma das vozes mais expressivas na pesquisa e registro do cangaço em nosso país, nos deu a honra de entrevistar Seu Novinho e colocar as suas histórias em seu próximo trabalho sobre esse fenômeno nordestino que tem visibilidade mundial.


É um presente para um sertanejo simples, vaqueiro, trabalhador da roça, pai de 10 filhos e com um coração maior que o mundo, mas, sem dúvida, um orgulho para todos que conhecem seu Novinho e a sua presença forte em Jatobá.

Depois da entrevista, disse a ele: 

- O pessoal gostou muito da sua entrevista, pai! 

E ele respondeu com o bom humor de sempre: 

- Também, um homem bonito como eu!

Valeu João! Palavras são insuficientes para agradecer!

Quem quiser ler a entrevista, eis o endereço: 



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EM ANGICO FORAM UTILIZADAS TRÊS SUBMETRALHADORAS... ALGUNS DIZEM TEREM SIDO QUATRO...

Por Geraldo Júnior

... mas oficialmente a história pesquisada apresenta apenas três. Duas submetralhadoras da marca Royal (Espanhola) e uma Bergmam MP-18 (Foto) de fabricação alemã pertencente à volante baiana comandada pelo Nazareno Odilon Flor, que foi emprestada ao Tenente João Bezerra da Silva, que comandou a Força Policial Volante no ataque ao bando de Lampião em Angico na manhã de 28 de julho de 1938.


Embora essas armas terem grande eficiência em combates de curta distância em Angico elas serviram no máximo para afugentar os cangaceiros, já que todos os cangaceiros mortos na ocasião foram eliminados com tiros de fuzil.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FRASES DE LAMPIÃO

Do acervo do pesquisador Luiz Carlos Costa


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS VAQUEIROS DA HISTÓRIA CANGACEIRA


Por Volta Seca pesquisador
Foto: Cariri cangaço.

Á direita, escritor Alcino Alves Costa (saudosa memória). À esquerda, Dr. Antônio Amaury C. Araujo. Os dois juntos, somam mais de 100 anos de pesquisa sobre o cangaço. Amaury, autor de 15 livros sobre o tema. Alcino tem, em torno de 12 obras. Muitas delas, ainda, inéditas, e não pubblicadas.

São dois grandes vaqueiros da história, cujos nomes, estão gravados na historiografia do cangaço . Indaga-se. Quem nunca bebeu nas águas do conhecimento das obras desses 02 grandes escritores ?


http://blogdomendesemendes.blogspot.com