Seguidores

quinta-feira, 8 de julho de 2021

O LIVRO O FOGO DA JUREMA ESTÁ À VENDA COM O PROFESSOR PEREIRA

Se você está interessado no livro "O FOGO DA JUREMA" é só entrar em contato com o professor Pereira lá da cidade de Cajazeiras, no Estado da Paraíba,  que ele tem e está disponível aos amigos. 

São 318 páginas, preço R$ 50,00 com frete incluso.
Pedidos: franpelima@bol.com.br e fplima156@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZOZIMO LIMA E ERONIDES DE CARVALHO

 Por Antônio Corrêa Sobrinho

No trabalho que ora desenvolvo, objetivando consolidar em e-book as quase cinco mil crônicas, por mim catalogadas e digitalizadas, do jornalista ZOZIMO LIMA, publicadas em jornais sergipanos, pois, ao revisar o artigo que trago a seguir postado, onde o notável cronista conta, no seu jeito rápido de discorrer, uma experiência sua vivida com o conhecidíssimo, na história do Cangaço, o médico, militar e político sergipano de Canhoba, o ex-interventor e governador de Sergipe, ERONIDES FERREIRA DE CARVALHO, vi-me prazerosamente obrigado a trazê-lo ao "LAMPIÃO, CANGAÇO E NORDESTE".

Lembro que este ZOZIMO LIMA é o mesmíssimo telegrafista que, em 25 de novembro de 1929, na condição de chefe dos Correios e Telégrafos, esteve por horas à mercê do maioral dos cangaceiros, Virgulino "Lampião", na sua canavieira Capela, de Sergipe; para, três dias depois, fazer publicada, neste extinto jornal, a mais importante reportagem sobre a presença de Lampião em Sergipe, e uma das mais valorosas da historiografia cangaceira.

COISAS DA POLÍTICA

Zozimo Lima

Um desses sujeitos abelhudos, como há muitos, perguntou-me há dias se era grande o número de inimigos que tenho conquistado com os meus irreverentes comentários.

Dei qualquer resposta que não sei bem se satisfez à curiosidade do meu interpelante.

O que posso afirmar é que não tenho inimigos. Isto eu já hei dito e escrito várias vezes. Pode ser que alguns, cheios de recalques e suscetibilidades, guardam contra mim rancor oculto. O que posso asseverar é que as minhas blagues não ferem a honra dos meus adversários ou inimigos circunstanciais.

Eu vou lhes contar um caso ocorrido com o degas no setor político, que bem define o meu desprezo ao ódio e aos propósitos de vingança. Fui, pouca gente o sabe, diretor da Imprensa Oficial no governo Eronides de Carvalho. Quando se deu o rompimento do meu partido com aquele ilustre homem público, eu, como me cumpria, fiquei fiel ao meu chefe Leandro Maciel. O Dr. Eronides insistiu que eu ficasse no cargo, alegando a nossa velha amizade desde Capela, que ele muito frequentava, até o seu movimentado curso acadêmico, em Salvador. Afirmei-lhe a minha irredutibilidade, declarando-lhe, ainda, que comigo sairia um filho que na Imprensa exercia a função de diarista-revisor de provas.

O Dr. Eronides, então, patético, dramático, com a máscara amargurada do grande trágico Zaccone na Morte Civil, abraçando-me, apertando-me fortemente contra o peito, declarou-me: — “Sai o Zozimo porque quer, por disciplina partidária. Fica, porém, na Imprensa, o seu filho, que passará a ser considerado também meu!!!”. E estreitou-me, ainda mais, quase chorando!

No outro dia era meu filho dispensado!!!! Cortei, era natural, as nossas relações, porque sou homem que não vai com deslealdades.

Fatos mais ou menos idênticos ocorreram com o então capitão Miguel Pereira (Miguelzinho). O então capitão Miguel, reformado, lutou bravamente pela candidatura do Dr. Eronides de Carvalho. Revolucionou Macambira e Campo do Brito, até que subiu ao poder o ilustre médico do Exército. Pois bem. Tempos depois era o capitão Miguelzinho terrivelmente perseguido pela tropa do Dr. Governador. Até volante andou no seu encalço. Anos depois, em Itabaiana, Eronides procura o agora negociante capitão Miguel para pleitear-lhe os votos que dispunha em Macambira. O Miguelzinho, homem de lealdade canina e franqueza de estarrecer, deu-lhe o contra.

Preciso dizer que vai para uns dois anos, se não me engano (eu ando com a memória a exigir Tonofosfan com Vitamina B1), achava-me no aeroporto para receber eminente homem público quando sinto que me apertam pelas costas. Volto-me, sôfrego. Era o Dr. Eronides de Carvalho. — “Deixe de ser besta, velho. Você sabe que eu sempre lhe quis bem” — diz-me o ilustre ex-militar, notável cirurgião e atual notário público no Rio. Abraçamo-nos com afeto, quase amor!

No ano transato, amigos, sem me consultarem, andaram pleiteando para mim uma comissão junto ao gabinete do Dr. Ademar de Barros. Julgavam eles que esse eminente político influiria na consecução da causa disputada. O Dr. Eronides, que se achava presente, bateu-se furiosamente pelo cancelamento imediato do meu nome para aquele fim.

Eu não sei se se pode considerar o Dr. Eronides amigo-da-onça. Posso afirmar que apesar das ocorrências relatadas considero o ex-Governador um excelente camarada. Gosto muito dele. Sou capaz até de dar-lhe o voto, se ele me pedir.

Como vêem os meus leitores, sou homem sem prevenções e ódios. Apenas gosto de me divertir.

Correio de Aracaju (SE) – 23/09/52

https://www.facebook.com/photo?fbid=3891310180997829&set=pcb.1683877901821147

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - ANGICO EU SOBREVIVI_ PARTE 1

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=Hzv6boI8l7A&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Primeira parte do vídeo-documentário onde Sila conta como entrou no cangaço, o combate de Angico, o encontro com Adília e o preconceito que seus filhos sofreram por causa do seu passado. 

Link desse vídeo: https://youtu.be/-rtGQlBsE0Y

http://blogdomendesemendes.blogspot.com



LAMPIÃO, NAS SUAS FREQUENTES INCURSÕES AO CARIRI. VIA DE REGRA, LAMPIÃO CHEGAVA PELA PORTA ABERTA DE MACAPÁ, HOJE JATI-CE.

 Por Luís Bento

O sítio Serra do Mato ainda hoje de difícil acesso, imagina nos tempos de Lampião! Só vai lá quem tem negócio. O Coronel Antônio Joaquim de Santana era dono de todas as vidas, mandando com mão de ferro nas pessoas e na natureza, verdadeiro paraíso ecológico com muito verde, um engenho de rapadura, frutas e sombras que faziam da quela região um oásis. Lampião ficava hospedado na própria residência do seu proprietário, enquanto os Cangaceiros ocupavam um grande galpão, " batendo pernas" pelas cercanias, absolutamente tranquilos, inclusive bebendo pinga na vilazinha de Gameleira do Pau ou Gameleira de São Sebastião. Ali estavam na vida que pediram a Deus, com paz, segurança e fartura, recuperando os quilos perdidos e dormindo sem sobressaltos.

Ali, a 300 metros, ficava a residência temporária de Júlio Pereira, sendo alfaiate em Juazeiro, casara com a sobrinha do Coronel Antônio Joaquim de Santana e, por herança, receberá uma trincha de terra na própria Serra do Mato, como gostava do Cangaço, ficava a " peruar", as conversas, passando a ser o notório fornecedor de munição a Lampião.

Pois bem, Júlio Pereira comprava munição em Juazeiro, colocava na corona de sua sela, atravessava Barbalha tranquilamente e entregava tudo a Lampião, na Serra do Mato. Em seguida, Lampião voltava para Pernambuco sem dar um tiro, não em atenção ao Padre Cícero, com se diz, mas para não perder este excelente Canal de suprimento, que era Júlio Pereira. Uma vez abastecido, Lampião rumava para os sertões pernambucanos. Portanto, fica assim explicado porque Lampião vinha de duas ou três vezes por ano ao Cariri, " em cujo cofre do Coronel Antônio Joaquim de Santana guardava jóias e dinheiro", segundo dizem.

Assim sendo, Lampião entrava e saía do Cariri pela porta de sempre: Macapá atual JATI, sem dar um só tiro, não em atenção ao Padre Cícero, mas por causa da sua própria sobrevivência. Tanto isso é verdade que, no dia em que, sem dinheiro e sem munição, não encontrou o coronel Santana na Serra do Mato, desesperado, na volta, prendeu o fazendeiro Pedro Vieira Cavalcante no barreiro das Cacimbas, que é Ceará porque é Jardim, cobrou 5 contos de réis de resgate e o matou brutalmente. Por que, desta vez, não teve ele atenção ao Padre Cícero?

Fonte: Napoleão Tavares Neves

Cariri: Cangaço, Coiteiros e Adjacências

Pág 22 - 23.

LUÍS BENTO

JATI 24/03/21.

https://www.facebook.com/luis.bento.39142/posts/916712715760114

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


 

" O CANGACEIRO - LAMPIÃO ".

Por Luís Bento

O Pernambucano Maurício Vieira Barros, no posto de Sargento da Polícia de seu Estado, Maurício desempenhava o cargo de Sub-Delegado de polícia de Manari época , pertencente a comarca de Buíque, povoação já por mais de uma vez assaltada por Lampião e nem assim isenta de novos ataques e prejuízos. Conhecedor desses antecedentes, o Sargento, bicho casca-grossa, tomou a peito não permitir que o Capitão voltasse ali para sair " esgravatando os dentes". Como o seu destacamento só contasse com quatro praças, ele entrou em entendimento com fazendeiros e comerciantes, objetivando reforçar as defesas locais, todas as medidas de segurança possíveis foram tomadas.

Mas Lampião se sumiu de um jeito que parecia ter-se mudado para o Polo. Passaram tantas luas que, já por fim, se pensava que ele houvesse excluído Manari do mapa de suas correrias periódicas.

Os Soldados venciam um saldo de fome; e como estava tudo em paz, eles pediram permissão ao Sub-Delegado para irem arranjando alguma bocas de cano por fora a fim de melhorar o orçamento; e também os civis estavam gostando daquela providencial pasmaceira.

Ora um dia o miserável estourou na localidade pegando todo mundo na supresa. O único " macaco " que deu pela novidade chamava-se Mariano. Correu ele para avisar ao superior. Mas Lampião foi mais esperto, puxou a pistola Mauser e o abateu com seis tiros certeiros.

Os estampidos e a debandada dos habitantes chamaram porém a atenção de Maurício Barros para a dura realidade e, mesmo assim, sem meios de enfrentar a onda esmagadora, o militar resolveu sair da toca para presenciar a bagaceira de perto. Não teve de executar muitos passos, pois Lampião já vinha também de venta acesa em sucário dele. Para mata-lo? Sem sombra de dúvida. Depois do que acabava de acontecer com o pobre ordenança, que poderia esperar o chefe naquele instante dramático?

Mas o Capitão Virgulino, sobre ser um legítimo Pelé da guerrilha, chocava às vezes os outros com as suas contratações estonteantes. Realmente não se dirigiu ao adversário com cara sorridente e sem ar impositivo, em absoluto, que esse tipo de posicionamento não era com ele, mas em todo caso, ressalvando logo que não matava Maurício, por lhe ser devedor de um favor desses que ninguém jamais pode pagar; o de ter o Sargento sepultado seu pai, fuzilado no município alagoano de Mata Grande.

Fonte: Valdemar de Souza Lima

" O Cangaceiro Lampião e o IV Mandamento pág 201- 202 - 203

LUÍS BENTO

JATI 26/04/21/.

https://www.facebook.com/luis.bento.39142/posts/936741160423936

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" TÚMULO DA FAMÍLIA PEREIRA ".

 Por Luís Bento

Antônio Pereira Araújo, Antônio Maroto.

Cemitério Público de JATI.

Foi sepultada neste " Túmulo " em 15 de julho de 1972, " Alina Eponina de Sá, Dona Lina, primeira companheira de Sebastião Pereira da Silva, Senhor Pereira, primeiro chefe Cangaceiro de Lampião.

Alina Eponina de Sá, nasceu em 02 de fevereiro de 1903, em Vila Bela atual Serra Talhada Pe,

Filha de: José Oliveira de Souza e

Filomena Eponina de Sá.

Certidão de Óbito:

Fonte, Cartório Silva

Tabelião, Wilton da Silva Brito.

Pesquisador:

LUÍS BENTO

JATI 17/04/21/.

https://www.facebook.com/luis.bento.39142/posts/931166607648058

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOZ DO IPANEMA

 Clerisvaldo B. Chagas, 8 de julho de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.571

O final de um rio, isto é, o lugar onde o rio despeja suas águas chama-se foz, barra, desembocadura, desaguadouro. Um rio pode despejar suas águas numa lagoa, no mar, em outro rio. O tipo de foz pode ser classificado basicamente em duas formas: Delta, Estuário.  Quando o rio despeja suas águas em só um canal, sem nenhum obstáculo, temos uma foz de estuário. Quando surgem vários braços ou ilhas na desembocadura, chamamos de foz tipo delta. Muitas vezes nem se diz a palavra foz, mas se vai direto ao seu tipo: “Vou viajar para o delta do rio A”.  “Cheguei ontem do estuário do rio B”. É como se alguém dissesse: “Vou tomar uma Pitú”. Ao invés de dizer: “Vou tomar uma cachaça marca Pitú”.

Assim, quem chega ao povoado Barra do Ipanema, percorre com a vista a parte lateral esquerda da sua chegada com uma pequena planície de aluvião. Ali o rio Ipanema represa quase sempre nas águas do rio São Francisco aonde desemboca. Uma ilha rasa, pequena e redonda forma-se na sua foz dividindo as águas em dois braços. Poderíamos nesse momento chamar a foz do rio Ipanema de delta, porém, cremos que em situação de cheia forte, as águas façam desaparecer a ilha de aluvião, deixando apenas o estuário. Entretanto, logo na foz do Ipanema, mas já pertencente ao rio São Francisco, surge o morro do Prazeres com a igreja antiga no topo, também com o título de Nossa Senhora dos Prazeres. Lugar de muito significado para os habitantes de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Batalha e zona rural de Olivença e Major Izidoro.

O povoado Barra do Ipanema com cerca de 600 anos de existência, já foi entreposto do São Francisco. Era ponto de encontro importante de aventureiros, expedicionários e sertanistas. Está situado no atual município de Belo Monte que recentemente ganhou asfalto de Batalha até à sede. Da bifurcação à barra a distância gira em torno de três quilômetros de estrada larga, boa e de terra. Muitos empreendimentos que acontecem em foz de rio no mundo inteiro, levam em conta os tipos delta ou estuário. Temos um livro ainda inédito que descreve o lugar, sua geografia, história, sociologia, economia e turismo, a quem dei o título de “Barra do Ipanema, um Povoado Alagoano”.

Louvemos a nossa história!...

FOZ DO RIO IPANEMA (FOTO: CLERINE CHAGAS).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORADA DE MANOEL GOMES DA ROCHA (Nóia Gomes).

 Por Luís Bento


Morada de Manoel Gomes da Rocha(Noia Gomes),localizada no sítio, são Francisco Jati Ce. Registro de desentendimento de:seu Noia e Pedro Carolino (meu tio)com o grupo de Cangaceiro chefiado por Moreno no ano de 1937. 

Pesquisador escritor Luis Bento de Sousa (Luis Carolino). Lampião figura, controvérsia.

https://www.facebook.com/luis.bento.39142/posts/407344533363604

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

( CEMITÉRIO - MUNICIPAL SÃO JOAQUIM - JATI CE ).

Por Luís Bento

Escontram-se aqui sepultados, aqueles que em épocas passadas, direto ou indiretamente tiveram sua participação em confrontos armados entre, " Cangaceiros e Volantes ". Um fenômeno do banditismo que gerou muitos crimes e violência, ocorrido em quase todo Sertão do Nordeste do Brasil entre o Século XVIII e metade do Século XX.



" Sepultados " :

- Alina Epolina de Sá, Dona Lina. Companheira de Sebastião Pereira da Silva o Cangaceiro Senhor Pereira.

- Antônio Marrocos de Carvalho, cobrador de imposto Estadual. Vítima do apogeu do coronelismo, envolvido em suposto laço de amizade com Lampião.

- Antônio Pereira Araújo, Antônio Marroto, primo do Cangaceiro Senhor Pereira.

- Antônio Andrelino dos Santos, Antônio Noberto o Cangaceiro ( Oliveira Silva ).

- Antônio Matias de Santana - Cabo Santana, genro do Capitão Arlindo Rocha.

- Manoel Gomes da Rocha- Soldado Noia Gomes.

Por LUÍS BENTO.

JATI 04/07/21/.

 https://www.facebook.com/luis.bento.39142/posts/979402036157848

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA ÀS CIDADES DE CAJAZEIRAS NO ESTADO DA PARAÍBA E BARRO NO ESTADO DO CEARÁ.

Por Geraldo Júnior

Ontem (08/07/2021) foi dia de visitar as cidades de Cajazeiras no estado da Paraíba e Barro no estado do Ceará, onde me reuni com os baluartes da história cangaceira: José Tavares de Araújo Neto, Professor Pereira, Sousa Neto, Luiz Bento (Luiz Carolino) e o barão da Piçarra, Vilson da Piçarra, neto de Antônio da Piçarra, um dos maiores apoiadores de Lampião no estado do Ceará, além de outros amigos que também se fizeram presente nesse encontro.

O mais breve possível estarei publicando as fotos e filmagens que realizamos durante esse memorável encontro de personalidades ligadas aos estudos e pesquisas referentes aos temas cangaço e Nordeste.
Geraldo Antônio de Souza Júnior.

https://www.facebook.com/GeraldoJunior2017/posts/1929424373888116

http://blogdomendesemendes.blogspot.com