Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2016

ANIVERSÁRIO DA MORTE DE LAMPIÃO HÁ 78 ANOS

Por Geraldo Júnior

Hoje (28 de julho de 2016) completa setenta e oito anos da morte de lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado volante, na Grota do Angico em Porto da Folha no Estado de Sergipe, (atualmente pertencente ao município de Poço Redondo/Se).

Por volta das cinco horas da manhã do dia 28 de julho de 1938 o bando cangaceiro é atacado pela Força Policial Volante de Alagoas. O ataque surpresa não proporcionou aos cangaceiros formar um contra ataque organizado. O saldo do confronto foram onze Cangaceiros e um Soldado, mortos.

Entre os mortos estavam; Lampião e sua companheira, Maria Bonita. Era o fim do maior cangaceiro de todos os tempos. Era o início da derrocada do cangaço.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEBASTIÃO PEREIRA E SILVA - O CÉLEBRE CANGACEIRO “SINHÔ PEREIRA”


Sebastião Pereira e Silva mais conhecido como Sinhô Pereira (Serra Talhada, 20 de janeiro de 1896 - Lagoa Grande, 21 de agosto de 1979).

Descendia do Coronel Andrelino Pereira da Silva, o Barão de Pajeú. Era alfabetizado e trabalhava no campo.

Motivos familiares levaram-no a ingressar-se no cangaço, tendo recebido a insígnia de comandante de tropa. Pressionado politicamente e perseguido por forças policiais, viajou com o primo Luiz Padre para Goiás e Minas Gerais, onde obteve o título de cidadão mineiro.

Ao deixar o cangaço, no ano de 1922, Sinhô Pereira entregou sua tropa para o comando de Virgulino Ferreira da Silva “Lampião”.

Sinhô Pereira faleceu numa manhã no final do ano de 1979, em Lagoa Grande, Estado de Minas Gerais, deixando para trás uma vida e uma história marcadas de angústia, dores e vontade de viver feliz com sua família e amigos.

Fonte: Livro "Sinhô Pereira, o Comandante de Lampião" de Nertan Macedo.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO ESCRITOR ANTONIO VILELA DE SOUZA


NOVO LIVRO CONTA A SAGA DA VALENTE SERRINHA DO CATIMBAU
Adquira logo o seu, antes que os colecionadores venham invadir a estante do autor. 
Peça-o através deste e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com


O livro "DOMINGUINHOS O NENÉM DE GARANHUNS" de autoria do professor Antonio Vilela de Souza, profundo conhecedor sobre a vida e trajetória artística de DOMINGUINHOS, conterrâneo ilustre de GARANHUNS, no Estado de Pernambuco.

Adquira logo o seu através deste e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com
R$ 35,00 Reais (incluso frete)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HÁ 86 ANOS, JOÃO PESSOA ERA ASSASSINADO NO RECIFE.


João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (Umbuzeiro, 24 de janeiro de 1878 — Recife, 26 de julho de 1930) foi um advogado e político brasileiro. Era sobrinho de Epitácio Pessoa, presidente da República (1919-1922). Foi auditor-geral da Marinha, ministro da Junta de Justiça Militar, ministro do Superior Tribunal Militar e presidente da Paraíba (1928-1930). Foi candidato em 1930 a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas, mas perderam para a chapa governista, encabeçada por Júlio Prestes.

Seu assassinato, na Confeitaria A Glória na Rua Nova, no Recife, por João Dantas, enquanto ainda era governador, é considerado uma das causas da Revolução de 1930, que depôs o presidente Washington Luís e levou ao poder Getúlio Vargas.

Filho de Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque e Maria de Lucena Pessoa (irmã do ex-presidente da República Epitácio Pessoa), fez seus primeiros estudos em Umbuzeiro. Em 1889 foi levado para a cidade de Guarabira, no brejo paraibano, por sua tia paterna, Feliciana Cavalcanti de Albuquerque Paes Barreto casada com o capitão do exército Emílio Barreto. Com a transferência do tio para o Rio de Janeiro foi morar na capital federal, mudando em seguida para o estado da Bahia[5] . Em 1894, João Pessoa volta a Paraíba, ingressa no Lyceu Paraibano e incorpora voluntariamente no 27º Batalhão de Infantaria. Após várias mudanças, chega ao Recife onde graduou-se como bacharel em Direito na Faculdade de Direito do Recife em 1904. Passou algum tempo de sua vida nos estados do Rio de Janeiro e do Pará.

Em 1905 casa-se com Maria Luiza de Souza Leão Gonçalves, filha do senador, ex-governador e desembargador Sigismundo Antônio Gonçalves.

Foi Ministro civil do Superior Tribunal Militar, do qual aposentou para se candidatar a Presidente do estado da Paraíba.

Negou o seu apoio ao candidato oficial à presidência da República Júlio Prestes, em 29 de julho de 1929. Mais tarde compôs com Getúlio Vargas a chapa de oposição à presidência da República para as eleições de 1 de março de 1930.

Quando ainda presidente do estado da Paraíba, já candidato a vice-presidente da República, foi assassinado no centro do Recife, na Rua Nova, precisamente na Confeitaria A Glória, por João Duarte Dantas, seu adversário político, jornalista, cuja residência fora invadida por elementos da polícia, supostamente a mando de João Pessoa, que culminou com a publicação nos jornais da capital do estado de cartas íntimas trocadas com a professora Anaíde Beiriz.

Em seu governo (1928-1930) promoveu uma reforma na estrutura político-administrativa do estado e, para enfrentar as dificuldades financeiras, instituiu a tributação sobre o comércio realizado entre o interior paraibano e o porto de Recife, até então livre de impostos. Essa medida contribuiu para o saneamento financeiro do estado, mas gerou grande descontentamento entre os fazendeiros do interior, como o coronel José Pereira de Lima, chefe político do município de Princesa, na Paraíba, e com forte influência sobre a política estadual (João Dantas era seu aliado).

O seu legado histórico desperta certa polêmica. Os defensores de João Pessoa alegam que ele foi um combatente das oligarquias locais e se contrapunha a interesses de grupos tradicionais, embora ele mesmo proviesse de família de oligarcas.

O fato é que a morte do presidente João Pessoa foi o estopim para a revolução de 1930. Seu corpo foi embalsamado no Recife e transportado para a capital paraibana por via férrea, onde chegou ao meio-dia do dia 28 de julho. O esquife ficou exposto à visitação pública na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, até o dia 1 de agosto, quando foi transportado ao porto de Cabedelo para ser sepultado no Rio de Janeiro.

No ano de 1997 as cinzas do presidente João Pessoa e de sua esposa, Maria Luíza, foram transportadas para a capital paraibana e colocadas em um mausoléu construído entre o Palácio do Governo e a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba.

A cidade de João Pessoa é assim denominada em sua memória. Antes chamada "Parahyba", a capital teve o seu nome alterado, logo após o assassinato do presidente, fato histórico que levou Getúlio Vargas ao poder. Naquele período, foram perseguidos e mortos muitos opositores ao grupo político de que Pessoa fazia parte. O momento de exceção em que se deu a homenagem, entre outras razões, justificaria, segundo alguns pessoenses, a discussão sobre uma nova alteração na denominação da cidade.

O telegrama do "Nego"
"Paraíba, 29-julho-1929
Deputado Tavares Cavalcanti:

Reunido o diretório do partido, sob minha presidência política, resolveu unanimemente não apoiar a candidatura do eminente Sr. Júlio Prestes à sucessão presidencial da República. Peço comunicar essa solução ao líder da Maioria, em resposta à sua consulta sobre a atitude da Paraíba.
Queira transmitir aos demais membros da bancada essa deliberação do Partido, que conto, todos apoiarão, com a solidariedade sempre assegurada.

Saudações:
João Pessoa, Presidente do Estado da Paraíba."

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205013609019870&set=gm.505893122952970&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS LUTAS E AS AGRURAS VIVIDAS POR UM GUERRILHEIRO POTIGUAR EM CORDEL DO POETA POPULAR MANUEL DE AZEVEDO

Por José Romero Araújo Cardoso

Ao Prof. Dr. Carlos Alberto Nascimento de Andrade (UERN/FE/DE)

Integrando a Coleção Queima-Bucha de Cordel, publicado em Mossoró (Estado do Rio Grande do Norte) no mês de novembro de 2005, encontramos homenagem ao guerrilheiro potiguar Glênio Sá, cuja atuação política na clandestinidade levou-o a lutar nas selvas do Araguaya ao lado de ícones da esquerda radical, a exemplo de João Amazonas, Maurício Grabois, João Carlos Haas Sobrinho e Osvaldo Orlando da Costa, o lendário Osvaldão, entre outros.
          
Composto por 57 estrofes, o interessante cordel, intitulado Um Guerrilheiro Potiguar no Araguaia, de autoria de Manuel de Azevedo, professor, músico e poeta, nascido no ano de 1962 em Santana do Matos (Estado do Rio Grande do Norte), sintetiza primorosamente os anos difíceis vividos por boa parte do povo brasileiro, principalmente quando da vigência dos anos de chumbo da ditadura militar no País, logo após a decretação do AI-5, liberdades individuais e coletivas foram cerceadas de forma extraordinária e injustificável.
          
Glênio Sá era natural de Caraúbas (Estado do Rio Grande do Norte), nascido no dia 30 de abril de 1950. Destaca o cordelista que a situação delicada propiciada pela repressão desmedida dos militares fez com que Glênio Sá se rebelasse e partisse para a luta armada.
          
Em 1968, conforme os versos do cordel de Manuel de Azevedo, Glênio Sá chegou a Fortaleza (Estado do Ceará), sendo preso no ano seguinte, quando veio a consagrar-se comunista a partir da leitura dos clássicos do Marxismo-Leninismo e, a partir de reflexões sobre as condições da revolução proletária no Brasil, abraçou a guerra popular como forma de derrubar o regime das baionetas instalado no País em primeiro de abril de 1964.
           
Em reunião clandestina ocorrida em São Paulo, ficou definido que a área compreendida pelo Araguaia-Tocantins serviria de palco para a verdadeira revolução que pretendia libertar, do campo à cidade, todos que estavam submetidos à opressão do regime militar a serviço da burguesia brasileira e transnacional.
          
Conforme Manuel de Azevedo, Glênio encontrou Genoíno em Anápolis (Estado de Goiás), rumando para o Maranhão. Pretendiam chegar em São João do Araguaia (Estado do Pará), alcançando o objetivo e determinando a fixação a fim de trabalhar as bases da revolução popular com o campesinato da região.
          
A estrofe 20 do cordel de Manuel de Azevedo revela, provavelmente, fruto de conversas mantidas com o próprio Glênio Sá, de quem o autor era amigo, pois destacou que fizeram uma picada para o Rio Gameleira, abriram uma capoeira, uma roça bem plantada, com muito inhame e batata, escondida lá na mata, outra casa levantada (AZEVEDO, 2005, p. 06).
          
O único contato com a civilização acontecia através das ondas do rádio, pois os guerrilheiros escutavam diariamente a BBC (Inglaterra), Guaíba, Havana (Cuba), Bandeirantes e Tirana (Albânia).
          
Livros como A Batalha de Stalingrado e o Diário de Che Guevara eram lidos com o intuito de adquirir experiência teórica sobre estratégias militares, enquanto no campo prático destacavam-se treinamentos diários entre os quais estavam incluídos o rastejo, fustigamento, tática anti-guerrilha, embocada, armadilha, deslocamento, tiro ao alvo, camuflagem, vantagem e desvantagem.
          
A construção da rodovia Transamazônica tem destaque, frisando que Médici em sua ambição, só fomenta a bandidagem, com jagunços e grilagem, rumo à colonização, ressaltando o papel assumido pelos pistoleiros com o apoio dos grileiros na invasão de Igarapé dos Perdidos, cuja população camponesa é expulsa.
          
No dia treze de abril de 1972, Gameleira foi invadida, começando de fato as tormentas dos despreparados e inexperientes guerrilheiros frente ao poder incontestável que fazia a vantagem dos militares frente ao movimento popular desencadeado entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins, região de conflitos históricos, conhecida como Bico do Papagaio.
          
Os presos começaram a ser amontoados, entre os quais estavam incluídos padres, freiras, camponeses, etc., enquanto a repressão mostrava-se cada vez mais feroz dentro da selva, à procura dos guerrilheiros do PC do B, delatados pelos Bate-Paus. A ordem de Brasília foi clara, não deixar pedras sobre pedras.
          
Há de ressaltar que o caso da guerrilheira Helenira instigou os militares a agir com truculência inaudita, pois baleada nos primeiros combates, acabou matando dois militares que tentavam socorrê-la. Comenta-se que ela ainda gritou: Podem me matar, os companheiros me vingarão. Uma filha do líder seringueiro Chico Mendes tem seu nome em homenagem à valente guerrilheira do PC do B na campanha do Araguaia. 
          
Enquanto a selva abrigava os quadros do PC do B e seus colaboradores, o exército, cujo efetivo estava calculado em mais ou menos quatro mil homens, ocupava Marabá (Estado do Pará), São João (Estado do Pará) e Araguatins (Estado do Tocantins, atualmente. Estado do Goiás, na época), desde lá do Tocantins até o sul do Pará.
          
Perdido na selva há mais de um mês, sofrendo os efeitos da malária que adquiriu, Glênio Sá foi traído por um Bate-Pau na Gameleira, sendo instigado por Genoíno a se render, caso quisesse ficar vivo. A repressão tornava-se a cada dia que passava mais brutal, desumana e avassaladora.
          
A prisão em Xambioá (Estado do Tocantins), as torturas ignominiosas e a transferência para Brasília, onde as sevicias monstruosas tiveram continuidade, o poeta popular destaca que a acareação entre Glênio e Genoíno deu ênfase, conforme a estrofe 54, que a guerrilha foi traída pelo militante cearense.
          
Em 1974, transferido para o Forte de Santa Cruz, localizada no Estado do Rio de Janeiro, onde foi novamente torturado por agentes do DOI-CODI, Glênio recebeu a visita do pai e do irmão, encontrando a liberdade, finalmente, no ano seguinte. Glênio Sá faleceu vítima de acidente automobilístico, em companhia de Alírio Guerra, quando, no dia 26 de julho de 1990, encontravam-se em campanha eleitoral no Estado do Rio Grande do Norte. Estavam a caminho de Jaçanã (Estado do Rio Grande do Norte), vindo de Currais Novos (Estado do Rio Grande do Norte) quando o fusca em que encontravam-se foi abalroado por veículo conduzido irresponsavelmente por motorista embriagado. Glênio, que na ocasião disputava o cargo de Senador, morreu militando no PC do B. 
          
Estruturado impecavelmente em métrica e rima, o cordel de autoria de Manuel de Azevedo sintetiza de forma simples e objetiva, como deve estar sempre direcionada a poesia popular, homenagem a um dos grandes lutadores pela liberdade no Brasil.

José Romero Araújo Cardoso:

Geógrafo (UFPB). Especialista em Geografia e Gestão Territorial (UFPB-1996) e em Organização de Arquivos (UFPB - 1997). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Geografia/DGE da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais/FAFIC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase à Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientalismo, nordeste, temas regionais. Espeleologia é tema presente em pesquisas. Escritor e articulista cultural. Escreve para diversos jornais, sites e blogs. Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do oeste Potiguar (ICOP).
Endereço residencial:
Rua Raimundo Guilherme, 117 – Quadra 34 – Lote 32 – Conjunto Vingt Rosado – Mossoró – RN – CEP: 59.626-630 – Fones: (84) 9-8738-0646 – (84) 9-9702-3596 – E-mail:romero.cardoso@gmail.com



O JORDÃO E SEUS HABITANTES, POR RAIMUNDA DALILA DE ALENCAR GURGEL

Escritora Raimunda Dalila de Alencar Gurgel 


As notas que se seguem, foram escritas por D. Dalila (Raimunda Dalila de Alencar Gurgel), descendente, como veremos, da família “Sinésio Benevides”, fundadores daquele futuroso núcleo rural do município de Caraúbas (Estado do Rio Grande do Norte)”. (Raimundo Soares de Brito).
Raimunda Dalila de Alencar Gurgel 

 Jordão é uma fazenda situada no município de Caraúbas, pertencente à família Benevides, família pobre, porém independente.

Compunha-se de 15 casas, inclusive a Capela da Imaculada Conceição, e a E. F. M. S. (Estrada de Ferro Mossoró-Sousa), pela qual ela era cortada. Seu início foi no ano de 1870.

Residiam naquele tempo, na Fazenda “Santa Maria”, o casal Galdino Sinésio Benevides Montezuma e sua esposa D. Benta Carneiro, com os filhos, entre os quais, Sátiro Sinésio Benevides, sendo do primeiro matrimônio, que foi com D. Maria Mafalda de Amorim.

Sátiro entre a sua herança materna, contava com seus 8 escravos, aos quais ele empregava grande amizade.

Numa tarde, ao regressar de uma viagem, encontrou um dos seus escravos amarrado ao tronco de uma árvore solitária que se erguia no pátio, para ser castigado, por ordem de sua madrasta, o que ele não consentiu, desatando-lhe as cordas.

Após uma pequena discussão com ela, pediu ao pai, que queria um terreno, onde pudesse construir uma casa para residir com seus escravos, e logo foi atendido.

Tinha então 17 anos de idade.

No dia seguinte, saiu com o “Major” Galdino para um pequeno alto montanhoso, denominado “Tanquinhos”, por haver ali um tanque de pedra feito pela natureza.

Aí marcaram a casa, a qual na mesma semana deram início.

Como havia pressa, fizeram logo uma parte de taipa, e dentro de poucos dias ele fixou residência com os seus escravos. Entre eles, veio Claudina, que ainda cheguei a conhecê-la, pois faleceu com 103 anos de idade, em Olho D’Água.

Sátiro mudou o nome de sua nova morada para Jordão.

Lá, vivia feliz, com aquelas pessoas incultas, sem instrução, mas que adoravam o seu amo.

Para eles, o sofrimento desaparecera, e o trabalho livre, tinha tomado o lugar, em grande parte do trabalho escravo.

Pela manhã, achavam-se no curral, pretos de cócoras, em camisa de algodão, cuias nas mãos geladas pelo frio, a ordenharem as grossas tetas das pacientes e mugidoras vacas, que ainda ruminavam restos de capim, numa mansidão ingênua de animal digno.

As negrinhas dividiam entre elas os trabalhos domésticos; enquanto uma preparava o almoço, outra chamava as galinhas com um ruído seco de lábios trêmulos, sacudindo-lhes mãos cheias de milho.

Passaram-se assim 17 anos.

Sátiro, com 34 anos de idade, pois nasceu a 12 de janeiro de 1848, era de altura mediana, vigoroso, com músculo de aço. Camponês de boa natureza, rosto moreno, pequenos olhos negros sobre as sobrancelhas fechadas e cabelos ondulados.

Com 15 anos de idade exerceu a profissão de sacristão na Matriz de Caraúbas.

Em 12 de setembro de 1882 casou-se com Josefa de Souza Benevides, nascida a 19 de março de 1864, filha de Antônio Rodrigues de Souza e Eufrosina Maria da Conceição, esta nascida a 12 de junho de 1836 e falecida em 1933.

Fixaram residência naquele mesmo casarão, no meio de um terreno árido e melancólico.

Durante os dias, o sol castigava a terra nua, num grande círculo, ao redor daquelas quatro paredes silenciosas; à noite, coaxavam os sapos na solidão, como a única orquestra, para a satisfação do gosto musical daquele jovem casal.

No dia 28 de abril de 1883, nasceu o primogênito Raimundo Vital Benevides. Como praxe naquele tempo, banharam-no numa cuia, com algumas jóias de ouro n’água, para ficar afortunado.

Foi batizado no dia 19 de maio, em casa, quando foi celebrada a primeira missa, com o comparecimento de amigos e o povo da vizinhança. Faleceu com 79 anos de idade, em 28 de agosto de 1962.

Nasceram mais 12 filhos, que foram os seguintes:

F2 – Agostinho Sinésio Benevides. Nasceu no dia 4 de maio de 1884 e foi assassinado aos 20 anos de idade, por uma pessoa da família Tavares, em Patu.

F3 – José Maria Benevides. Nascido a 27 de agosto de 1885. Passou 15 anos no Amazonas convivendo até com índios, quando o feriram com uma flechada.

Casou-se com Maria de Paiva, filha do Sr. Vicente de Paiva e Dona Marica de Paiva. Não houve filhos. O casal chegou a se separar.

F4 – Josué Sinésio Benevides. Veio ao mundo no dia 16 de fevereiro de 1887. Casou-se com Dila Paiva, também filha do Sr. Vicente de Paiva e de Dona Marica. Faleceu em 1º de abril de 1949, deixando a viúva e os seguintes filhos:

N1 – Maria Alaíde (casada)

N2 – Geraldo de Paiva Benevides. Casado com Elza Leite, filha do Sr. Etelvino Leite e D. Lica Dantas. Foi funcionário da E. F. M. S. (Estrada de Ferro Mossoró – Sousa). Residiu em Mossoró. Tiveram 5 filhos.

N3 – Sátiro de Paiva Benevides.

F5 – Sebastião Sinésio Benevides. Nasceu em 2 de maio de 1888 e faleceu em 18 de fevereiro de 1955, solteiro. Era conhecido por Titão, muito amigo das crianças.

F6 – Antônio Sinésio Benevides. Nasceu a 13 de junho de 1889; casou-se com Francisca Alves (prima), filha do Sr. Manoel Alves e Aninha de Souza Alves. Fixaram residência na “Várzea do Barro”, onde Francisquinha faleceu a 10 de maio de 1958, e ele a 4 de setembro de 1961. Não houve filhos.

F7 – Maria Francisca Sinésio Benevides. Foi este o nome que na pia batismal recebeu a primeira criança do sexo feminino do casal. Desta vez a cegonha foi recebida com mais pompas por este motivo. Casou-se com Argemiro Liberato de Alencar de Pombal, Estado da Paraíba, no dia 17 de junho de 1918. Era viúvo, com 6 filhos, indo residir em “Estrelo” (Fazenda). No casamento houve uma grande festa e para o baile forraram o salão com estopas.

N4 – Genival. Foi sua primogênita, que faleceu com 3 meses de idade.

N5 – Raimunda Dalila de Alencar. Nasci em 1922. Receberam-me como a segunda filha e me deram o nome de Raimunda Dalila de Alencar. Casei com Porfírio Gurgel, filho de Sebastião Gurgel e Melânia Tercia Gurgel.

Bn1 – Terezinha. Nossa primogênita foi Terezinha, que encheu nosso lar de alegria.

Bn2 – Expedito. Faleceu aos 3 meses de idade.

Bn3 – Antônio. Faleceu com um ano de idade.

Morei na terra natal de meus avós, o Jordão, aonde cheguei com 2 anos, com a mesma família Benevides, a qual, abrindo as páginas do livro das recordações e inclinando-me ante o gesto belíssimo de gratidão, estou oferecendo esta pequena e desconcertada descrição.

Foi no Jordão que após o falecimento do meu querido pai, a 5 de janeiro de 1929, eu passei a minha infância ao lado de minha mãe extremosíssima, e entre os braços carinhosos dos meus queridos tios, que me acolheram, não como uma sobrinha, mas como uma filha, dedicando-me grande afeto. Lembro-me que até para beber água, tinha que ir nos braços dos meus tios.

Continuando no velho casal, tenho a dizer que:

F8 – Daniel Sinésio Benevides. Nasceu a 2 de Janeiro de 1892. Residiu na casa paterna com os irmãos. Era alto, inteligente e de coração caridoso. Em 1929 recebeu um balaço casual, que atravessou o crânio, porém, com poucos dias, ficou completamente restabelecido.

F9 – Samuel Sinésio Benevides. Nasceu a 7 de dezembro de 1894. Casou-se com Filomena Alves. Tiveram 19 filhos.

N6 – Francisco, N7 – Flávio, N8 – Maria, N9 – Antonieta, N10 – Francinete, N11 – José, N12 – Manoel, N13 – Geraldo, N14 – Antônio, N15 – Rosinete, N16 – Maria do Socorro, N17 – Expedito

F10 – Pedro Sinésio Benevides. Nascido a 22 de fevereiro de 1896. Passou parte dos seus anos no Amazonas. Depois se casou no Jordão com Raimunda Gurgelita Gurgel, de Caraúbas. Ficaram morando no Jordão, onde instalou uma mercearia. Houve 3 filhos.

N18 – Maria do Socorro. Casada com Vicente Solano, pertencente à família Solano de Patú residiram no Jordão, com profissão de comerciante. Tiveram 3 filhos:

Bn4 – Expedito
Bn5 – Lourdes de Fátima
Bn6 – Vilma do Socorro

(*) Depois dessas notas escritas, o casal teve os filhos Vânia, Vanda e Lenilma)

F11 – João Sinésio Benevides. Foi mais um rebento, que veio ao mundo a 18 de junho de 1897. Casou-se com Carmélia Maria dos Anjos, filha do Sr. João Solano e Obdulia Solano, de Patú. Residiram no Jordão. Tiveram 5 filhos.

N19 – José. Que fez o 3º ano ginasial.
N20 – Lucinha. Que fez o primeiro, dedicando-se à costura, bordado, etc.
N21 – Lucila
N22 - Paulo
N23 - Tarcisio. Freqüentou a Escola Isolada, no Jordão.

F12 – Manuel Sinésio Benevides. No dia 16 de setembro de 1899, tiveram a felicidade de ver nos braços mais este filho, a quem seu pai confiou aquela numerosa família, quando no leito de dor esperava o último suspiro. Cumprindo então a promessa que fizera, morou na mesma casa, com os irmãos, para quem trabalhou, tratando-os carinhosamente.

F13 – Éster Estelita Benevides. Por fim, a cegonha querendo se despedir daquele casal que tantas vezes recebera-a com os presentes enviados por Deus, trouxe outra criança do sexo feminino, no dia 1º de junho de 1901, a quem deram o nome de Éster Estelita Benevides. Como caçula, vivia nos braços dos pais e irmãos, como uma boneca faladeira e muito esperta. Casou-se com Joaquim Godeiro Sobrinho, da família Godeiro de Patú, filho adotivo e cunhado de Rafael Godeiro da Silva. Não houve família. Ele era comerciante em Patú, quando em 1926 construiu uma casa no Jordão, para onde veio trabalhar na agricultura. No ano seguinte faleceu.

Estes doze filhos formavam uma só rosa, cujas pétalas eram presas pelo cálice da união, aprendendo dos pais a linguagem do dever, na tradução do coração.

Sátiro trabalhava infatigavelmente em companhia de seus filhos e alguns operários; passava o dia sob o calor do sol causticante e à noite a meninada ia para a escola, que sua mãe mesmo ensinava em casa.

Ele abriu um cacimbão com 74 palmos de profundidade, sendo toda a terra e pedra retirada em caixões sobre a cabeça e arrastada em couros de gado.

Depois fez um açude em 1892, pagando a diária de um operário por uma pataca, porém esse açude arrombou no ano seguinte ao de sua construção.

Só em 1926 foi que o fizeram pela segunda vez, com diária de 1.200 réis.

Naquele tempo, ou seja, quando o açude foi feito pela primeira vez, ele apanhou 150 arrobas de algodão, que foram vendidas ao Sr. Antônio Carlos, de Caraúbas, a 1.500 réis a arroba.

Desde o ano que se casaram, este casal prestava em seu lar um culto sublime a Maria Imaculada durante o mês Mariano (o risonho e perfumado mês de maio), culto este que foi por longos anos prestado na capelinha, onde depositávamos as preces ardentes, na concha dourada do coração de Maria. Quem rezou as meditações a partir de 1925 foi mamãe. Seu coração não se cansava, seu espírito não se entibiava, nem os lábios recusavam palavras de louvor para glorificar o nome Sacrossanto de Maria.

Quando eram tirados pelo velho casal, eles reuniam os filhos ante um altar improvisado, na sala, lindamente ornado de flores campestres. Ali iniciavam a meditação com o Vinde Espírito Santo, entoado pela meninada, seguindo as orações rezadas por Sátiro, e nos intervalos de cada, um cântico à Virgem Santíssima.

Terminada a recitação da prece, como também o “beija”, as crianças iam brincar no terreiro, enquanto a lua surgia lenta e discreta, coroando o céu com o seu diadema de prata, infiltrando por entre a ramagem os suaves ráis de sua meiga claridade...

E assim passaram-se anos...

Quando, de 1925 em diante, eu já estava aqui com mamãe, era uma garota despreocupada, crente demais na vida, e se muitas coisas passaram, não passou, entretanto, a lembrança enternecedora que guardo comigo nas novenas na Casa Grande.

Levada pelas reminiscências de uma época tão auspiciosa, tão cheia de alegrias para meu encantamento de criança, me associei ao conjunto coral, para também prestar homenagens à Rainha do Céu.

Com aquela voz infantil, porém estridente, procurava ultrapassar as outras, pois temia que Nossa Senhora não ouvisse o meu canto.

Nas últimas noites, vinha sempre uma moça de Patú, para auxiliar. Era num ano Raimunda Godeiro, noutro Maria dos Anjos, etc.

Que alegria para a pequena população do Jordão, durante aquele mês. Brotavam sorrisos em todos os lábios e alegria em todas as almas.

Eram assim as novenas na Casa Grande.

Em 1937 foi construída uma capelinha, cujo pedreiro foi o Sr. Sebastião Maia e Zé Pequeno o auxiliar.

Esta capela foi em cumprimento de uma promessa feita por mamãezinha, pois assim eu chamava minha avó, quando seus 5 filhos se encontravam no Amazonas, que foram: Josué, Pedro, Sebastião, Toinho e Zé Maria; e todos voltaram em paz.

A imagem da Imaculada Conceição foi trazida do Rio de Janeiro para a capela do Jordão por D. Brígida Sabóia.

Depois foi entronizada a imagem de Santo Expedito, oferecida por Severino Alves, cuja benção foi a 11 de setembro de 1951, e por último a imagem de São José, doação de Raimunda Edite Gurgel, sendo a benção a 24 de maio de 1954 pelo Padre José do Vale.

Em 1964 foi comprado o harmônio por 4.014$000.

A primeira festa foi no dia 23 de setembro de 1943, havendo duas barracas denominadas “Paz” e “Amizade”. Esta última foi a vencedora.

Nos dias 20, 21 e 22 de julho de 1950, houve as Santas Missões, pregadas por Frei Damião, Frei Fernando e Pe. Leão e pelo Exmº Sr. Bispo Diocesano D. João Batista Portocarreiro Costa.

Quando havia leilão, o leiloeiro era o incansável e esforçado Miguel Soares. Com o seu pulmão de aço gritava: “dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três...”, com suas piadas engraçadas, entre as gargalhadas do pessoal.

Entre as construções desta fazenda, contavam-se as seguintes:

Além da Casa Grande, que em 1914 fizeram uma cozinha e em 1918 a sala grande com o alpendre, tem mais:

A casa construída por Quincas Godeiro em 1926 e que foi minha. A de Raimundo Benevides, de 1929, que foi de Vicente Solano.

Neste mesmo ano mamãe comprou e montou um engenho ao Sr. Manoel de Brito por mil cruzeiros; fazia por ano muitas cargas de rapaduras, puxávamos alfenins, era uma farra danada.

Em 1930 começou o roço da Estrada de Ferro Mossoró – Sousa pelo engenheiro Manoel Marques, terminada em 1936, quando foram inauguradas a Estação e Casa de Agente, no dia 30 de setembro.

Josué Benevides construiu uma casa em 1934.

Pedro Benevides também construiu a dele em 1939.

João Benevides fez a sua em 1941, onde também residiu Pedro Benevides.

Raimunda Medeiros construiu uma na estação em 1944 e vendeu a João Benevides em 1947, por Cr$ 6.000,00.

Em 1951 foi construída a Escola Rural. A Escola já funcionava desde 1939, em casa particular, paga pela Prefeitura Municipal de Caraúbas, a quantia de Cr$ 50,00 mensais. Foi fundada pelo Sr. Josué de Oliveira quando naquele ano exercia o cargo de Prefeito em Caraúbas.

Em 1945, graças ao interesse e gentileza do mesmo Josué, passou para o Estado, e finalmente quando o Sr. Leovegildo Fernandes Pimenta exercia o cargo de Prefeito, em 1951, arranjou uma quota federal para fazer o prédio, e mais 4 no município.

A primeira verba foi despachada em março de 1950.

O lugar foi marcado no dia 9 de abril de 1950, domingo, às 9 horas, pelas seguintes pessoas: O Sr. Prefeito, Porfírio Gurgel, Severino Alves, Manuel Benevides, Raimundo Petronilo e o pedreiro.

O roço foi iniciado no dia 29 de abril, por Pedro Celestino, Orídio Ferreira, Antônio Ferreira e José Firmino com dois filhos.

No dia 22 de agosto vieram tirar a planta: Leovegildo, Antônio Miranda, Francisquinho Maia e Porfírio Gurgel.

No dia 30 do mesmo, chegaram 18 carnaúbas no caminhão de Valmir, botando ainda neste dia 14 carradas de pedras. Os trabalhadores foram Francisco Benevides, Orídio Oliveira, Antônio Pedro e Etevaldo Silva, a Cr$ 15,00 a diária.

O pedreiro foi Sebastião Maia, sendo iniciado no dia 24 de outubro, com uma turma de 8 homens, trabalhando até o dia 18 de novembro, quando fizeram uma pausa e recomeçaram a 5 de dezembro. Trabalharam os caminhões de Odécio e Walter Dantas. Os trabalhadores da construção foram Sebastião Maia, Antônio Maia, José Maia, Rivaldo Maia, Estevão Maia, Poli Maia, Pedro Maia, João Ferreira, Osório Almino, Chico Maia e outros.

Terminaram em maio de 1951.

Vim ensinar na Escola do Jordão no dia 2 de julho. Os móveis chegaram em setembro do mesmo ano, compondo-se de 1 birô, 2 cadeiras e 18 carteiras.

Com mais algumas casinhas de taipa, é assim o Jordão.

Voltamos aos anos anteriores.

Moravam naquela casa os 10 irmãos, as duas irmãs viúvas, a dona da casa (viúva Didinha), minha bisavó, Raimundo, que morava lá desde os 6 anos de idade, e eu, com quase 16 anos.

Era uma casa cheia de alegria.

As tardes dos domingos sentávamos no alpendre, observando o perfil caprichoso das árvores e os morros longínquos que se transformavam maravilhosamente num grande tapete azulado, ficando longe, muito longe do céu límpido, como que fugindo do tom avermelhado que o sol queria dar.

Então, eu com um violãozinho começava a cantar modinhas e valsas que sempre foram as minhas músicas prediletas.

Nas noites enluaradas, ia com madrinha Tesinha e alguns amigas para o patamar da capelinha, onde cantávamos até 9 horas, acompanhadas pelo meu bate-bate no violão.

Tudo, tudo, passou...

Hoje, fecho os olhos e com saudades contemplo estes quadros na imaginação, muito embora suavizada com a presença de muitos da família, porque aqui neste mesmo torrão eu morei com meu esposo, mãe e filha.

Não deixo também de recordar a minha querida vózinha, que faleceu a 24 de agosto de 1956.

Esta, que foi o favo de mel dulcíssimo de muitos dos meus dias de infância, cuja fronte aureolada de fios de prata recebia os afagos das mãos das netinhas, enquanto contava histórias de trancoso ou da Bíblia Sagrada.

Guardo dela para sempre a mais nítida e consoladora das lembranças, reunindo num feixe perfumado, a saudade e a gratidão.

Seja Jordão constante celeiro, onde armazene Deus, sempre melhore, e mais, puras colheitas.

Que ele, com seus habitantes vivam sob o manto protetor da Virgem Imaculada, para que futuramente possamos rezar sempre juntas as contas brancas da saudade, no terço imenso da recordação...

Virgem Mãe...

Que nos vê lá de sua capelinha, Tu que és a cruz transformada num vulto de Mulher, toma em Tuas Mãos este pedaço de terra que se chama Jordão, e o abençoa.

Fazei dele uma conta dourada do Teu terço.

Abençoa estes lares, que Te saúdam diariamente pelo “Terço em Família”.

Abençoa, enfim, este povo pobre, humilde e que te ama tanto.

Jordão, 20 de julho de 1959.

a-) Raimunda Dalila de Alencar Gurgel, para sua filha Terezinha Gurgel de Alencar

2 – NOTAS BIOGRÁFICAS SOBRE RAIMUNDA DALILA DE ALENCAR GURGEL

Raimundo Soares de Brito

José Romero Araújo Cardoso

Raimunda Dalila de Alencar Gurgel nasceu no dia 8 de abril de 1922 no município de Pombal, Estado da Paraíba. Era filha de Argemiro Liberato de Alencar e Dona Maria Mafalda de Alencar.

Professora aposentada, sua posse se deu a 1º de fevereiro de 1939 (1), lecionando por longos anos na cidade de Caraúbas. Muito inteligente, escreveu sobre acontecimentos de sua comunidade. Exímia pintora retratou com invulgar perfeição a fazenda Jordão tanto nas artes plásticas como em prosa. Nas artes plásticas deixou verdadeira obra em desenho e pintura.

Era casada com o Sr. Porfírio Gurgel Fernandes, de cujo consórcio sobreviveu apenas uma filha de nome Terezinha, casada com Wanderlan Medeiros de Almeida, natural do município paraibano de Pombal, agente aposentado da Estação Ferroviária da cidade de Caraúbas, Estado do Rio Grande do Norte.

Faleceu em Caraúbas no dia 12 de setembro de 1982 (2), contando a idade de 60 anos. Seu sepultamento contou com grande acompanhamento dos caraubenses.

(1) RIO GRANDE DO NORTE. DEPARTAMENTO DAS MUNICIPALIDADES. Ficha do Funcionário Municipal. Prefeitura Municipal de Caraúbas, 1º de fevereiro de 1939.

(2) CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL. Caraúbas – RN. Livro C-20, fls. 165, termo 871.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS OBJETOS DO CAPITÃO VIRGOLINO

Cap Cangaceiro


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=782316068556883&set=a.598063200315505.1073741834.100003354910539&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O LAMPIÃO DE SEMPRE


Foi assim por quase três décadas. Vagando por sete Estados, Virgolino semeava terror e morte no sertão. O fracasso das operações preparadas para capturá-lo e as recompensas oferecidas a quem o matasse só aumentaram a sua fama. Admirado pela sua valentia, o facínora acabou convertido em herói. 

Em 1931, o jornal New York Times chegou a apresentá-lo como um ROBIN HOOD DA CAATINGA, que roubava dos ricos para dar aos pobres. 

O próprio Lampião era tão vaidoso a ponto de só usar perfume francês e de distribuir cartões de visita com sua foto. Gostava também, de entrar nos povoados atirando moedas.

Fisicamente, Lampião era um homem de 1,79 de altura, 
cabelos longos, forte, amulatado, corpulento, cego de um olho, e ele também mancava, segundo um dos seus muitos historiadores, por conta de um tiro que levou no pé direito, e muito inteligente. Adorava adornar seus dedos com anéis e usava no pescoço lenços de cores berrantes, preso por valioso anel de doutor em Direito.

Era, porém, um bandido sanguinário. Durante suas andanças, arrancou olhos, cortou línguas, e decepou orelhas. Castrou um homem dizendo que ele precisava engordar. Moças que usassem cabelos ou vestidos curtos ele punia marcando o rosto a ferro quente. Em Bonito de Santa Fé, em 1923, deu início ao estupro coletivo da mulher do delegado. Vinte e cinco homens participaram da violação.


http://www.gentedanossaterra.com.br/lampiao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


PARA ADQUIRI-LO VEJA OS ENDEREÇOS ABAIXO:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA COM O ATOR PAULO GOULART FILHO QUE IRÁ INTERPRETAR LAMPIÃO NAS TELAS.

Por Geraldo Júnior

Recentemente tive o prazer de entrevistar o ator Paulo Goulart Filho que interpretará o cangaceiro Lampião na trilogia de filmes sobre a saga cangaceira que será em breve produzida, e que terá a direção do amigo Bruno Azevedo.

Enquanto o filme não chega às telas, assistam a entrevista que fiz com o ator Paulo Goulart Filho, e conheçam um pouco desse grandioso projeto, que em breve iremos poder conferir.

Publicado em 16 de jul de 2015

Paulo Goulart Filho ator que interpretará o cangaceiro Lampião nos cinemas, fala em entrevista exclusiva sobre o papel que interpretará e suas expectativas sobre o filme, produção e lançamento do trabalho.

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com