Seguidores

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

MISSA DE POSSE! FUI CONVIDADO PELA PREFEITA

Para compor sua equipe de governo, como Secretário Executivo de Cultura de Brejo Santo. 

Que possamos buscar, através da Cultura, desenvolvimento e progresso para o nosso povo! 

O Brejo é Isso!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3714232912001407&set=a.274216766003056

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

5 PÁSSAROS QUE CONSTROEM NINHOS INCRÍVEIS

 Do acervo da Verluce Ferraz

https://www.youtube.com/watch?v=ww8iKjIJdQg&feature=share&fbclid=IwAR3vETyokw0gZXHRc0k9j66wnuE1iPhkN0H_Y6GaTOmaZVcabNe26Dz2w04&ab_channel=NymeriaTVAnimal

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E SUA RELAÇÃO COM PRINCESA - PARAÍBA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=BIm4KYgGgc8&feature=share&fbclid=IwAR30-ITnyn8fZW6iGEMuqLbMdM2fnb_lVyudoPE1RriEyDLpBGAR6FrxH6I&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Vamos começar o ano de 2021 trazendo uma sensacional entrevista com Thiago Pereira de Sousa Soares, bisneto dos coronéis Zé Pereira de Princesa (Paraíba) e de Cornélio Soares, de Serra Talhada (Pernambuco), onde são abordados vários assuntos referentes a permanência de Lampião na região de Princesa. Filmagem realizada no dia 23 de setembro de 2020. À TODOS... UM FELIZ ANO NOVO... FELIZ 2021. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

https://www.youtube.com/watch?v=BIm4KYgGgc8&feature=share&fbclid=IwAR30-ITnyn8fZW6iGEMuqLbMdM2fnb_lVyudoPE1RriEyDLpBGAR6FrxH6I&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FALECEU NENÉM DE RITA, FILHO DE ZÉ DE JULIÃO.

Por Rangel Alves da Costa

O amigo Neném de Rita, como era mais conhecido Elízio dos Nascimento, faleceu em Poço Redondo, no sertão sergipano, neste primeiro dia de 2021. Um dos quatro filhos de José Francisco do Nascimento (Zé de Julião) e Rita Saturnino dos Santos, irmão, portanto, de Anita, José do Nascimento (Juca) e Elício, mas também de outros que seu famoso pai teve com outras companheiras, a exemplo de Alexandre (Nilo), Maria José (Dedé), Carlos (Carlinhos), Zilma, Ângela e Julião, (filhos de Estela) Venúncio e Alaíde (filhos de Dona Êta), Marilu (filha de Dona Guimar da Ponta da Serra), e Inácio (filho da alagoana Nelice). 

Conforme dito, Neném era meu amigo e conterrâneo, e meu interlocutor em instantes de proseados na casa de sua irmã Anita, com quem morava. Quando mais jovem, com mais saúde, sempre gostava de dar umas voltinhas pela cidade, apreciando muito ficar na esquina da Praça da Matriz, em pé na calçada de minha avó Marieta. Ali se reunia muita rapaziada sertaneja, então Neném ficava só apreciando o converseiro, e sempre sorrindo ante as palavras surgidas. 

Jamais esquecerei o seu jeito terno de ser, um eterno menino num homem feito. Aos poucos foi perdendo a visão, reconhecendo as pessoas apenas pelas palavras, mas com a memória continuando em plena vivacidade. Seu problema de demência ou algo parecido, jamais impediu de se manter sempre sorridente e cumprimentando quem chegava com aquela voz arrastada e cativante. Era assim que eu o encontrava. 

Além do ser humano maravilhoso traduzido em sua existência, pertenceu a uma família das mais importantes de toda a região sertaneja, e que ainda continua na justa nobreza de reconhecimento. Gente de Zé de Julião, de Rita, de Anita e, desse modo, vindo de uma linhagem familiar de tradicional pujança e profunda e verdadeira raiz. 

Mas hoje, neste 1º de janeiro de 2021, o amigo se despede da vida terrena. Saudade já sentida, amigo Neném. Muita saudade!

https://www.facebook.com/photo?fbid=3888728851146898&set=a.476409229045561

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

  

FALECEU ELIZIO DO NASCIMENTO FILHO DO CANGACEIRO ZÉ DE JULIÃO.

Por Manoel Belarmino 

Faleceu, infelizmente, há poucos minutos, neste dia 1° de janeiro, aqui em Poço Redondo, o senhor Elizio do Nascimento(Neném), filho de Rita Saturnino e Zé de Julião (o cangaceiro Cajazeira).

Neném é um dos 13 filhos do ex-cangaceiro, construtor e político poço-redondense Zé de Julião.

Quem conhece a história de Poço Redondo sabe a importância das famílias Santurnino e Nascimento na formação do povo poço-redondense.

Meus sinceros sentimentos aos familiares e a todos os poço-redondenses.

https://www.facebook.com/photo?fbid=3806885916000033&set=a.608577935830863

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOM PEDRO II: A MORTE QUE ABALOU A REPÚBLICA

 Por Joseane Pereira

D. Pedro II em pintura oficial - Domínio Público

O óbito do imperador enterrado junto a um pacote com terra do Brasil, teve repercussões significativas entre os brasileiros.

No ano de 1891, D. Pedro II vivia seu melancólico exílio na Europa. Expulso do Brasil em 1889, após o advento da República, ele e sua família se refugiaram na França e no Império Austro-Húngaro. O banimento da Família Imperial só seria suspenso em 1920, quase trinta anos após sua morte.

Os dias finais do ex-Imperador foram marcados por tristeza e saudosismo. Vivendo modestamente no hotel Bedford em Paris, ajudado por seu amigo Conde de Alves Machado, ele registrava em diários seu desejo de retornar ao Brasil. Sua esposa, Teresa Cristina, morrera logo após chegar à Europa devido a problemas respiratórios, e ele vivia cercado de alguns monarquistas fiéis e do restante de sua família.

Nos últimos anos, D. Pedro envelhecera rapidamente, estando à beira da morte em diversas ocasiões. Após fazer um longo passeio pelo Rio Sena em um dia de inverno, ele contraiu um resfriado que evoluiu para uma pneumonia grave, levando à sua morte em 5 de dezembro de 1891 – três dias após seu aniversário de 66 anos.

Nas 72 horas entre aniversário e morte, uma procissão ininterrupta de pessoas foi visitar o ex-imperador. Suas últimas palavras foram: "Deus que me conceda esses últimos desejos, paz e prosperidade ao Brasil”.

Impacto em solo brasileiro

Durante a preparação do corpo para o velório, um pacote lacrado foi encontrado em seus aposentos, junto à seguinte mensagem do imperador: "É terra de meu país. Desejo que seja posta no meu caixão, se eu morrer fora de minha pátria”. O pacote continha terra de todas as províncias brasileiras. 

Pedro II em seu leito de morte / Crédito: Wikimedia Commons

Um livro foi colocado sob sua cabeça no leito de morte, simbolizando que sua mente descansava sobre o conhecimento. O governo Francês realizou um funeral de Estado, e diversos membros da monarquia Europeia compareceram à cerimônia, assim como representantes de governos americanos e de países como Turquia, China e Pérsia e membros da Academia de Belas Artes.

Nenhuma manifestação oficial foi realizada na República brasileira. Contudo, segundo o historiador José Murilo de Carvalho, o povo brasileiro não ficou indiferente ao seu falecimento: "repercussão no Brasil foi também imensa, apesar dos esforços do governo para a abafar. Houve manifestações de pesar em todo o país: comércio fechado, bandeiras a meio pau, toques de finados, tarjas pretas nas roupas, ofícios religiosos", afirma ele em seu livro “D. Pedro II: ser ou não ser”.

Missas solenes foram realizadas por todo o país, enaltecendo D. Pedro II e o regime monárquico. Os brasileiros se tornaram ainda mais apegados à figura do Imperador, a quem consideravam o Pai do Povo, e uma nostalgia com relação ao seu reinado crescia cada vez mais.

Enquanto o povo acreditava que as crises políticas e econômicas que afetavam a República se davam por causa da deposição do Imperador, sentimentos de pesar se manifestavam inclusive entre republicanos, que consideravam Pedro II um modelo de governante, com méritos e realizações genuínas.


Saiba mais sobre D. Pedro II através das obras abaixo:

As barbas do Imperador, de Lilia Moritz Schwarcz

Link - https://amzn.to/36MbHC4

D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti

Link - https://amzn.to/2CoTTie

Imperador cidadão: e a Construção do Brasil, de Roderick J. Barman

Link - https://amzn.to/33vl4UK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/morte-de-pedro-ii-abalou-republica.phtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM MACAPÁ.

 Por Luiz Bento

Era 02 de março do ano de 1926, pacificamente " Lampião " e um numeroso grupo de Cangaceiros adentram no Distrito de Macapá atual JATI-Ce. Essa visita ficou marcado na memória dos macapaenses em virtude do comportamento de Lampião e seus comparsas com os filhos dessa terra.

Relação dos Cangaceiro que estiveram juntos a Lampião na visita a Macapá:

Antônio Ferreira, Luís Pedro, Sabino Gomes, seu Chico, Maçarico, Aragão, Jurema, Nevoeiro, Pinica-pau, Tenente, Mormaço, Cobra verde, Barra Nova, Bem-te-vi, Lasca bomba, Azulão, Gato Bravo, Beija-flor, Pai Velho, Andorinha, Moita Brava, Açucena, Cuscuz, Moreno, Três pancada, três coco, Chumbinho, pensamento, Juriti, Meia noite, Criança, Coqueiro, Sabiá, Chá preto, Maquinista, Cravo Roxo, Jararaca, Cabreiro, Vereda, Serra do mar, Lua branca, Vinte e dois, Colchete, Delicadeza, Figueira, Alvoredo, Cajueiro, Fortuna, Lasca pau e Mosquito.

FOTOS:

Antigo Macapá

Atual JATI

LAMPIÃO e Cangaceiros

Pesquisador

Luís Bento

JATI 01/01/2021.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO BARRA NOVA !

 Por Historias De Cangaceiro

https://www.youtube.com/watch?v=PirfpNRhEkY&ab_channel=HistoriasDeCangaceiro

Vidio sobre o cangaceiro BARRA NOVA O cangaceiro Barra Nova foi um dos cabras que deixou poucos relatos sobre sua vida. Sabe-se que andava diretamente no grupo de Lampião. E que o seu verdadeiro nome era Manuel Maurício compre agora o Livro, Apagando Lampião https://amzn.to/2AVNaij

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AMIGO CANGACEIRÓLOGO, A PUBLICAÇÃO É APENAS COMO ARQUIVO, JÁ QUE O ADMINISTRADOR DO BLOG É MOSSOROENSE - ALLYSON CHEGA À VÉSPERA DA POSSE SEM ANUNCIAR DOIS SECRETÁRIOS


Bruno Barreto Matéria 31 de dezembro de 2020 Allyson BezerraSecretariado municipal  

O prefeito eleito Allyson Bezerra (SD) está a poucas horas de tomar posse e ainda não anunciou quem serão os titulares da Secretaria Municipal de Administração e da Ouvidoria.

São as pastas que estão em aberto no secretariado do prefeito que assume o cargo amanhã.

Alguns nomes são cotados para assumir a pasta da administração; o servidor da UFERSA Felipe Rodrigues, o servidor da UERN Iata Anderson e a servidora da UFERSA Luana Lima. Esta última é a única integrante da equipe de transição que até agora não foi anunciada no secretariado.

Para a ouvidoria chegou se especular o nome do jornalista Emerson Linhares.

Clique no link e leia a seguir.

http://blogdobarreto.com.br/tag/allyson-bezerra/

NOVOS LIVROS NA PRAÇA

 Por Rubens Antonio

Nesta segunda-feira, deverão estar, finalmente, entrando em gráfica, os dois volumes de "Cangaço na Bahia". Esta primeira fornada serão somente 100 exemplares de cada volume.

volume Canção Agalopada - 1824 a 1929

volume Cavalos do Cão - 1930 a 1969-

Quem tiver interesse deverá contactar Bruna Mota Pamponet

brunamotagestao@gmail.com

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com