Seguidores

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

SANTANA DO IPANEMA

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de dezembro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.003

 

Vamos fechando o circuito de todas as cidades sertanejas alagoanas apresentadas. Estava faltando somente Santana do Ipanema.

Cidade sertaneja servida pela BR-316 e pela AL-130, fundada em 1787. Fica entre as cidades de Dois Riachos e Poço das Trincheiras. Seus munícipes são chamados de santanenses e tem como padroeira Nossa Senhora Santana. Possui duas paróquias: a de Senhora Santana e a de são Cristóvão, cujos festejos dos seus respectivos padroeiros acontecem no mês de julho e no mês de outubro.  Sua vegetação pertence ao bioma caatinga e seu clima é o semiárido.  A cidade apresenta-se ladeirosa e repleta de patamares onde estão localizadas ruas e avenidas importantes.

Já foi chamada “Terra dos Carros de Boi”, “Terra do Feijão”, mas continua com o título de “Rainha do Sertão”. É a cidade sertaneja de Alagoas mias importante de todas. Sua distância para a capital, Maceió, gira em torno de 220 km. Atualmente é Centro Educacional de peso e conta com a presença das representações da UFAL – Universidade Federal de Alagoas; UNEAL – Universidade de Alagoas; e IFAL - Instituto Federal de Alagoas. Sua economia se baseia na agropecuária, comércio e serviços, conta com três bancos federais e um movimento diário de trânsito muito forte com veículos diários de cerca de 30 cidades da região, bem como o atendimento do Hospital regional Dr. Clodolfo Rodrigues que atende mais ou menos ao mesmo número de cidade acima.

A cidade é circundada por serras e serrotes que permitem o turismo paisagístico natural. Santana tem como principal acidente geográfico o rio Ipanema que banha a cidade e que antigamente era abastecida de água por ele. A cidade pode ser desvendada na sua história, arquitetura e na geografia. Sua culinária representa o resumo apaixonante das comidas típica de toda a região. Brevemente será lançado o maior documentário jamais produzido em Santana do Ipanema: o livro: “O boi, a bota e a batina, história completa de Santana do Ipanema”. Covardias à parte, aguardemos o primeiro trimestre de 2024.

ESTÁTUA AO JEGUE (FOTO: B. CHAGAS)



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARISTÉIA...

 Por Helton Araújo


Aristéia foi companheira do cangaceiro Cícero Garrinchinha, vulgo Catingueira.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=363595492817492&set=gm.878046137316209&idorvanity=414354543685373

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

NINGUÉM PODE TIRAR ESSAS DUAS ESTRELAS DO AR.

Por Alessandra Gonçalves | DOL

Silvio Santos baixa proibição em meio a dança das cadeiras no SBT e ninguém pode tirar essas duas estrelas do ar

Esta semana uma notícia sobre uma proibição de Silvio Santos em meio a dança das cadeiras no SBT veio à tona. Isso porque, o apresentador exigiu que ninguém poderá tirar duas de suas maiores estrelas do ar.
De acordo com informações de Flávio Ricco, do portal R7, Silvio Santos proibiu que as mudanças cheguem em Carlos Alberto e Raul Gil. Nos últimos meses, o SBT está realizando uma grande reformulação em sua programação para o ano que vem.
Porém, Silvio Santos não deixará que ocorram mudanças nos programas de Carlos Alberto e Raul Gil. A determinação, segundo Flávio Ricco, é que os apresentadores só saíam da grade horária quando quiserem.
Desse modo, o programa A Praça É Nossa e o Programa Raul Gil estão garantidos na grade de 2024 e nem Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT, poderá mudar isso.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=825551366247405&set=a.475832721219273

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLANTES NO RASTRO DE LAMPIÃO.

 Por Helton Araújo

Depois de forte perseguição por parte da polícia, Lampião teve que fugir atravessando Rio São Francisco em direção a terras baianas em busca de se manter vivo e reerguer seu império no cangaço, lá, claro diante sua experiência e inteligência fora da curva, ele se recompôs e voltou a dominar as ações. Mas você já imaginou se ele não tivesse pedido nomes como de Antônio Ferreira, Meia Noite e Sabino das Abóboras, como seria seu bando reforçado por essas feras ?

No vídeo de hoje fiz uma análise com 10 nomes de cangaceiros que Lampião perdeu antes de atravessar o São Francisco que lhe fizeram muita falta.

O link do vídeo está logo abaixo, para assistir basta clicar no mesmo.

https://youtu.be/s-Po0SXtsug?si=Y3DbTSnWjn2VqBri

https://www.facebook.com/photo/?fbid=360039979839710&set=gm.874252261028930&idorvanity=414354543685373

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

PARABÉNS, FREI ENOQUE!

Por Manoel Belarmino

Hoje, neste dia 4 de dezembro, celebra-se mais um aniversário do Frei Enoque, o missionário do Evangelho e das sandálias da simplicidade. O Francisco do Sertão.
Quantos anos vividos neste sertão! Quantos gritos! Quantas vezes a sua voz foi e continua sendo a voz dos mais sofridos do campo e da cidade deste sertão.
Hoje comemoramos o seu aniversário de vida. São 81 anos completados. E os seus 51 anos de missão neste sertão e na Diocese de Propriá.
Muita saúde e muita paz! Parabéns, Frei Enoque!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7175000069188584&set=a.305411902814136

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ADEUS, GARGANTA DE OURO!

 Autor: José Di Rosa Maria


Sebastião Dias Filho

Em dois mil e vinte e três,

A três do mês de dezembro

A última viagem fez...

Deixando Iêda e três filhos

Feridos pelos pesares,

Com lembranças imortais

Dos seus românticos cantares.


O ouro trocou o branco

Pela cor da solidão,

Por sentir falta do doce

Da voz de Sebastião;

O Seridó desmaiou

Na chegada da saudade,

Que sempre incomodará

O sertão e a cidade.


O Vale do Pajeú

Nos braços da nostalgia,

Teve que se despedir

Do mestre da poesia;

As musas inspiradoras

Soluçaram de tristeza,

No adeus do sabiá

Cantador da natureza!


Mossoró-RN, 03/12/2023.

Descanse em paz poeta-cancioneiro.


https://www.facebook.com/jose.ribamar.3939/posts/pfbid031SGnUqzrWtq6H8n7caT9StvKND9SunoxytS2SkRwBtK17SQZtsBtaDqqaPSFURBUl

http://blogdomendesemendes.blogspot.com