Seguidores

quinta-feira, 17 de março de 2022

ADELSON ISAAC DE MIRANDA

 Clerisvaldo B. Chagas, 16/17 de março de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.674


 

Conheci o Dr. Adelson Isaac de Miranda como um dos primeiros dentistas formados de Santana do Ipanema. O homem viera de Bom Conselho, Pernambuco, casara com filha de Santana e se adaptara aos modos vivendi sertanejo. Estou lembrando tudo isso por está nesse momento na cadeira de um dentista da minha terra, onde a lembrança medra. Adelson gostava de trabalhar com músicas clássicas e assovios para relaxamento da clientela. Consultório defronte ao Grupo Escolar Padre Francisco Correia, lugar seguro para encontrá-lo e tratar dos mais diferentes assuntos. Foi um homem social intensamente participativo e chegou a ser um dos diretores do antigo Ginásio Santana, grande fonte do Saber, na época. Participava quase sempre de todos acontecimentos sociais da elite da terra.

Deixou-se apaixonar também por terra e gado chegando a adquirir uma fazenda à margem do rio Ipanema, muito acima do espelho d’água Barragem e dera a sua nova conquista o nome de “fazenda Berra Boi”. A entrada ficava na BR-316, perto do sítio Baixa do Tamanduá, cujo caminho por dentro da fazenda levava à sede, justamente voltando em direção ao rio. Um enorme cajueiro cuja galhada arrastava-se pelo chão, era um dos seus orgulhos da fazenda Berra Boi.

Trabalhei como professor sob a sua direção no Ginásio Santana. Adelson foi o prefaciador do meu livro e conto “Carnaval do Lobisomem” que ao sair da gráfica ele disse: “danado, você conseguiu ser imortal...” E eu respondi “Você deve ter muita coisa para contar, quando vai começar a escrever? Ele me disse que estava tentando arrumar seu consultório e arranjar um cantinho a seu gosto para iniciar na literatura. Acho que não teve tempo.

Homem dinâmico e futurista, estava sempre na vanguarda progressista da cidade. Tive o prazer de participar de um encontro/almoço/farra na fazenda Berra Boi e que se tornou inesquecível. Ainda fiz muitas caminhadas até a porteira da sua fazenda, pela BR-316, percurso em que eu calculava em três quilômetros. O homem de Bom Conselho recebeu homenagem póstuma quando seu nome substituiu a denominação da Praça da Bandeira defronte ao Ginásio Santana. Uma crônica não passa de uma gota d’água no açude da sua vida.

Um profissional competente

Um intelectual à frente do seu tempo.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/03/adelsonisaac-de-miranda-clerisvaldob.html

LIVRO DO ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA

 

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1826585200883749&notif_id=1643239062982060&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVROS DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO

  Por José Mendes Pereira

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

    Por Francisco Pereira Lima

Indicação Bibliográfica. Nova e caprichada reedição, com Xilogravuras, do excelente livro VELHOS COSTUMES DO MEU SERTÃO, de Juvenal Lamartine. 

Quem desejar adquiri-lo entrar em contato com o Professor Pereira. Whatsapp 83 9 9911 8286, ou ainda franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1720730074802596%2C1720457008163236%2C1720434674832136&notif_id=1630233395090042&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO ESCRITOR GUILHERME MACHADO

   Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

E-MAIL ENVIADO PARA MIM PELO PESQUISADOR FRANCÊS JACK DE WITTE EM 15 DE MARÇO DE 2019.

 Por José Mendes Pereira

Para os pesquisadores, escritores e cineastas que conheceram no nordeste do Brasil o pesquisador francês Jack Witte, aqui está um e-mail que ele me enviou no ano de 2019. Disponibilizo o seu e-mail para contatos cangaceiros: jack.dewitte@free.fr

Bonjour Jose,

Merci pour commentaires. Ce voyage et ce séjour dans le Hinterland est et sera mémorable pour moi! un grand compatriote câlin Jack.

Bonjour Jose,

Muito obrigado pelo recado. Esta viagem e esta estadia no Sertão é e será inesquecível para mim! um grande abraço sertanejo Jack.



https://www.facebook.com/memories/?source=promotion_feed_story&story_id=3543297482448077&qp_h=AZLdibez4wAABjtqqJ0

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS LIVROS SOBRE CANGAÇO NO ACERVO DO JOSÉ IRARI

Cangaço



Veja se o professor Pereira tem em sua livraria través deste e-mail:

franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO E EU - PAULO GASTÃO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=gyuMIjpnSaM&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço e eu - Paulo Gastão Paulo Gastão foi meu amigo e meu maior companheiro de pesquisas. Juntos viajamos tantos quilômetros que dá até medo de falar, por estradas esburacadas, areias e carrascais. Nesse vídeo Paulo fala à jornalista Louise Farias um pouco de sua vida e da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. Gravamos esse vídeo em 2010. Link desse vídeo: https://youtu.be/gyuMIjpnSaM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACESSE SEMPRE O NOSSO BLOG http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 Por José Mendes Pereira


Acesse sempre o nosso blog http://blogdomendesemendes.blogspot.com. Não somos nós que escrevemos as histórias sobre cangaço postadas nele. São os grandes escritores, pesquisadores e cineastas que nos permitem suas histórias na nossa página. Ele é acessado por quase todos os países do mundo. Confira no globinho ao lado esquerdo. Ele gira, indicando os países que o acessam.

Nosso não tem fins lucrativos. O http://blogdomendesemendes.blogspot.com vive exclusivamente da cultura e mais nada. 

Você que quer entrar no estudo cangaceiro, acesse-o. Acesse-o todos os dias, quantas vezes quiser. Muito lhe agradecemos.

Agradecemos de coração!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO AMAURY E PAULO GASTÃO

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=jDc0nPpkzUA&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Entrevista durante o julgamento simulado de Lampião em serra Talhada.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com