Seguidores

sábado, 22 de agosto de 2020

UM NOVO LIVRO NA PRAÇA

Por José Mendes Pereira

O profesor, escritor e pesquisador do cangaço Honório de Medeiros apresenta a todos os escritores, pesquisadores e estudantes do cangaço que apreciam os estudos cangaceiros,  a sua mais nova obra, com o título "JESUÍNO BRILHANTE O PRIMEIRO DOS GRANDES CANGACEIROS". Fazia alguns anos que não era lançado livro sobre o cangaceiro Jesuíno Brilhante nascido na cidade de Patu, no Estado do Rio Grande do Norte. 

Se você leitor, ainda não conhece as aventuras de Jesuíno Brilhante, o cangaceiro "romântico" (assim o classificou o historiador Câmara Cascudo), não deixa de adquiri esta maravilhosa obra. 

E para este fim, basta entrar em contato com mariasenna1958@gmail.com

O livro custa R$ 50,00 + frete.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
franpelima@bol.com.br
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail:   

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

80 ANOS ANGICO PARTE 3


A prisão dos coiteiros e a cachaça. Terceira parte do vídeo documentário dos 80 anos da morte de Lampião - Combate de Angico

Criado com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

80 ANOS ANGICO PARTE 3


A prisão dos coiteiros e a cachaça. Terceira parte do vídeo documentário dos 80 anos da morte de Lampião - Combate de Angico

Criado com



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DELMIRA DE SANTA ROSA DE LIMA COMPANHEIRA DO CANGACEIRO CALIS


Por Rubens Antonio

Delmira de Santa Rosa de Lima, Jaguarari, cangaceira, companheira do cangaceiro Calais, da qual nenhuma foto restou. reconstituição feita, em 2011, por mim, com base no depoimento de Raymundo Gonçalves que a conhecera. Ele aprovou o resultado... "é... ela era assim, mesmo."


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOSSO LIVRO

Por Rostand Medeiros

Saiu hoje na coluna do jornalista Vicente Serejo uma nota sobre o nosso novo livro “1927 – O Caminho de Lampião no Rio Grande do Norte”, que já se encontra na livraria da Cooperativa do Campus Universitário, no Centro de Convivência da UFRN.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MARIA BONITA


Ilustração que fiz para um livro da professora Vera Figueiredo Rocha sobre cangaço e cinema.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM CONHECE ESSE LUGAR AÍ NASCEU OS CABRAS MAIS VALENTES DO PAJÉU.

Por Adelsomota


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

80 ANOS ANGICO PARTE 2

Por Aderbal Nogueira

Encontro das volantes e descida do rio. Segunda parte do vídeo documentário dos 80 anos da morte de Lampião - Combate de Angico

Criado com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA DO CARMO GERÔNIMO

Por Pesquisa de Adinalzir Pereira Lamego

Maria do Carmo Gerônimo (Carmo de Minas, 5 de março de 1871 — Itajubá, 14 de junho de 2000) foi uma ex-escrava brasileira que teria sido uma das pessoas mais velhas do mundo que se tem registro. Por falta de registro de nascimento e qualquer outro documento civil que comprovasse seu ano de nascimento, não pôde ser incluída no livro Guinness dos recordes.

Segundo documento da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Campanha (no sul de Minas Gerais), Maria do Carmo nasceu no dia 5 de março de 1871 e foi batizada 16 dias depois.

Maria do Carmo, nascida em Carmo de Minas, foi escrava até a idade de 17 anos, quando da abolição da escravatura no Brasil. Trabalhou 60 anos como empregada doméstica na família do historiador José Armelim Bernardo Guimarães em Minas Gerais e faleceu após um longo período de problemas de saúde. Maria do Carmo, era filha de Sabrina, escrava de Luiz José Monteiro de Noronha.

Em 1995 foi agraciada com a medalha do centenário de Zumbi dos Palmares e viajou com o então prefeito, César Maia, ao Rio de Janeiro com o objetivo de realizar o sonho de conhecer o mar. Nesta data, Maria do Carmo teria 124 anos.

No dia 5 de outubro de 1997, esteve presente na missa presidida pelo Papa João Paulo II no Rio de Janeiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Referências de pesquisa:

Biografia de Maria do Carmo Gerônimo. Consultado em 23 de Junho de 2009.
Survivor of slavery dies in Brazil  BBC (16 de junho de 2000).

Referência da imagem:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

80 ANOS ANGICO PARTE 1


Por Aderbal Nogueira


Primeira parte do vídeo documentário dos 80 anos da morte de Lampião - Combate de Angico. Criado com


http://blogdomendesemendes.blogspot.com