Seguidores

domingo, 23 de dezembro de 2018

AINDA DARÁ TEMPO PARA VOCÊ PRESENTEAR O SEU PAI, SEU AVÔ OU O SEU BISAVÔ COM ESTE LIVRO

Por José Mendes Pereira

Pedro Motta Popoff
O autor deste José Bezerra Lima irmão e o historiador Antonio Amaury.
O autor José Bezerra Lima Irmão com o escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima

Adquira já com Francisco Pereira Lima lá da cidade de Cajazeiras no Estado da Paraíba através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NA ERA DO CANGAÇO A HONRA SE ESCREVIA A BALA.

Por José Francisco Gomes de Lima
A foto foi colorida pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio. 

MAS QUAL PALAVRA SE ESCREVE SOBRE A MORTE DE UM ADOLESCENTE ENTRE 16 E 17 ANOS POR ENGANO POR LAMPIÃO? ERRO?, INJUSTIÇA? COVARDIA? OU ACASO?

Em toda região do Raso da Catarina que banha as imagens das terras baianas local onde foi ponto de partida para Lampião no Estado da Bahia, neste local havia vários povoados e vilarejos onde o capitão Virgulino fazia mais uma das suas malhas de coiteiros na região baiana *querendo ali totalizar um aumento de seu bando*.


Mas para conseguir este atrativo de gente Virgulino fez muitos inimigos e muitas injustiças.

Uma dessas injustiças foi praticada contra o jovem João de Clemente no povoado Serrote em Paulo Afonso Bahia Município de Paulo Afonso.

No ano de 1929 tinha um jovem chamado João de Clemente que era aperfeiçoado dono de uma montaria belíssima para o tempo. Um excelente cavalo no qual tinha muito gosto e amor pelo animal.

João Tinha jurado ao seu pai o senhor Clemente que nunca ninguém sentaria no seu animal, e era capaz de dar até a própria vida para que isso não fosse possível.


Em uma certa manhã Lampião estava direcionando o seu bando para aquela região quando o jovem João estava ajeitando a sua montaria.

Lampião avistando o cavalo achou aquela montaria muito bonita. Alguns dizem que o jovem João ao ver Lampião correu com medo.

Outros dizem também que por causa da volante que fazia atrocidades temendo levar seu cavalo, ele saiu em demanda.

Então ao avistar os cangaceiros o jovem Clemente partiu em retirada, e só escutou a voz do capitão dizendo:

- Ei..., não corra...,não corra senão morre...


O jovem não deu atenção pois já estava com sua montaria pronta para fugir. Nessa hora Lampião engatilhou seu fuzil Mauser 1908 e deflagrou um disparo certeiro nas costas do jovem João de Clemente vendo a tombar sobre terras.

Com certeza foi um dos crimes sem razão, e sem motivo.

Ao ver aquela cena sendo praticada por Lampião ceifando a vida do seu filho, o pai de João o senhor Clemente puxa um facão e tenta agredir Lampião. O pobre não consegue nem se aproximar de Virgulino pois ele é imobilizado na mesma hora pelos cangaceiros. inclusive por Luiz Pedro.

Lampião vendo aquela cena lamentável pede para que deixa o velho tranquilo. Lampião entendeu de uma certa forma a dor daquele pai naquele momento.


A realidade conta-se que Lampião não queria matar aquele rapaz, mas temendo que ele fosse avisar a polícia ou até mesmo sendo um soldado cometeu este ato.

Depois Virgulino pede que alguns paisanos enterrem o jovem Clemente. Depois parte para Várzea. Tempos mas tarde o cavalo é visto vagando pelas estradas abandonado. ou seja: Lampião não quis levar o cavalo.


No meio do ano de 2018 Sandro Lee e João de Souza Lima com projeto (rota do cangaço) veio a marcar esses locais históricos na região de Paulo Afonso. Encontrando ali familiares do jovem João de Clemente onde botaram uma cruz nova no lugar de uma antiga e restaurando assim a história para as próximas gerações.

https://www.facebook.com/groups/471177556686759/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VASSOURA - LIVINO FERREIRA (✫ 07/11/1896) – († 13/07/1925)


Por Joel Reis

Quando o cangaceiro Manoel Caetano foi preso, em 1928, revelou que o cangaceiro Livino, vulgo Vassoura, só morreu oito dias após o combate no povoado Tenório, município de Flores - PE. Livino foi ferido na madrugada de 5 de julho de 1925, se ele faleceu 8 dias depois, sua morte foi no dia 13 de julho. Em novembro de 1925, completaria 29 anos de idade.

Os responsáveis por ferir Vassoura (Livino):

Volante PE:
- José Caetano (Capitão)
- Higino Belarmino de Morais (Tenente) - Nego Higino
Volante PB:
- José Guedes (Sargento)
- Cícero de Oliveira (Sargento).

NOTAS

Livino era o segundo irmão mais velho de Lampião.

P.S.: A cantora Marinês (Inês Caetano de Oliveira) era filha do ex-cangaceiro do bando de Lampião, Manoel Caetano de Oliveira. Será que é o mesmo?

https://viacognitiva.blogspot.com/2018/06/vassoura-livino-ferreira-07111896.html?fbclid=IwAR1D70xFfvz_Gi_eH9V2555TrAhk-4GTBoJLfL_B4mxbjLJCY5R6rOuKTxw

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GARRANCHO

*Rangel Alves da Costa

Segundo os livros, garrancho é um ramo tortuoso da árvore. É um arbusto tortuoso, um graveto. É um ramo quebradiço e enviesado de um arbusto.
Garrancho, pois, é o pau torto, emaranhado em si mesmo. É o resto de madeira ressequida, acinzentada, já fragilizado, já prestes a ser consumido de vez.
Galhagem que outrora se fez verdosa, forte, pujante, o garrancho é a própria madeira se findando na existência. Enfraquecida, facilmente é arrancado ou cai até pela ventania.
Ao se transformar em graveto, a galhagem já se despiu da existência. Ou a chuva ou sol cuidará de seu fim. Ou mesmo a pata de um animal ou a mão humana que a tudo destrói.
Muitas vezes, para antecipar o fim do garrancho, para acabar de vez com sua existência, a pessoa simplesmente o utiliza para acender fogo de lenha.
Como o garrancho está sempre seco, a sua combustão é imediata. Quer dizer, um pedaço de pau, um ramo de árvore, agora com serventia apenas de acender outra madeira.
Basta um palito de fósforo sobre o graveto para que o fogo logo comece a queimar, a se tornar em labareda. Mas tão frágil é o graveto que logo é totalmente consumido.
Consumido e tornado em cinzas. Com a tora de madeira, pedaço de tronco ou pedaço mais alentado, é diferente. Tanto dura para queimar como para se tornar em carvão.
Sim, pois dependendo do tamanho do tronco, nem sempre as cinzas restarão depois do fogaréu. Torna-se carvão e este servindo para ainda acender e ter muita serventia.
Mas o garrancho é de combustão mais que certa. Depois de queimado, somente as cinzas restarão. E cinzas tão frágeis que logo o vento cuidará de seu total desfazimento.
Uma simbologia grandiosa. De certa forma, o graveto simboliza a própria existência humana e sua fragilidade. Simboliza o que o ser humano se torna depois de sua pujança.


Homem árvore, homem tronco, homem galho forte, inquebrantável. Mas depois? Depois tudo se transformando em garrancho, em graveto, num quase nada de existência.
Tudo como um outono que chega ressecando tudo. As galhagens fortes ainda suportam as dificuldades da estação. Mas outras não. A idade, os anos, logo ressecam tudo.
Assim como num poema frágil, acinzentado e de curta existência:

No verdor dos anos
com a seiva da existência
com flores e frutos
os galhos das árvores pulsam
como se nada amedrontasse
até que chega um outono
até que chega um medo
ao sentir ressecando
e por dentro morrendo
até cair ainda pulsando vida
e já não será mais árvore
nem parte de seu tronco
pois somente a frágil linha
que se dissolve em si mesma
e em cinzas repousará
à espera do sopro do vento
e do adeus sem lágrimas.

Sem adeus e sem lágrimas, pois nada mais que um garrancho, que um graveto cujos dias se transformaram em cinzas e pó.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FIQUE POR DENTRO - ROLLS-ROYCE PRESIDENCIAL É USADO EM 1º ENSAIO PARA POSSE DE BOLSONARO

Por Ingred Suhet
FILIPE CARDOSO/ ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

Ainda não se sabe se o carro aberto será a opção do presidente eleito, que pode também fazer o percurso em veículo blindado

Ao contrário do esperado, o Rolls-Royce oficial presidencial foi utilizado neste domingo (23/12) no primeiro ensaio para a posse de Jair Bolsonaro como novo presidente da República. Ainda há dúvidas se o conversível, de 1952, conduzirá o militar da reserva do Exército pela Esplanada dos Ministérios no próximo dia 1º de janeiro. Por motivos de segurança, o presidente pode optar por fazer o percurso, que tem início da catedral de Brasília e vai até o Congresso Nacional, em um veículo blindado.


Um dos convidados para assistir o ensaio foi o general Augusto Heleno, que será chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O militar seguiu o cortejo em um dos carros das Forças Armadas. Segundo o general a decisão será o próprio presidente eleito e deve ser tomada no dia da posse.

“Pode ser aberto, pode ser fechado”, disse. “Hoje, é o primeiro ensaio. Tem muito detalhe para ser corrigido”, observou o general.

Para esta simulação, dois militares fizeram o papel de Bolsonaro, da futura primeira-dama, Michelle, de ministros, parlamentares e demais convidados.

Segurança reforçada

Na parte da manhã, membros das Forças Armadas testaram o plano de segurança traçado para a posse. O treinamento foi conduzido pelo Comando Militar do Planalto e inclui posicionamento de atiradores de elite das Forças Armadas, varreduras pela Esplanada e sobrevoos de helicóptero.

Durante a simulação, pela manhã, foi possível observar atiradores estrategicamente posicionados no terraço do Palácio do Planalto, em monumentos da Praça dos Três Poderes, do Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF). Militares também estudaram a área onde o Bolsonaro receberá a faixa presidencial e definiram pontos de observação.



Caminhões do Exército se posicionaram nas imediações do Palácio do Planalto e na Catedral, onde tradicionalmente tem início o percurso dos eleitos até o Congresso, onde a posse é dada, pelo presidente do Congresso.

Durante os preparativos para o ensaio, um grupo de assessores, com coletes da Presidência da República, auxiliou na definição da logística a ser implementada, que inclui a instalação de grades de contenção, além de varreduras em pontos que fazem parte do trajeto a ser feito por Bolsonaro no dia da posse.

Dezenas de trabalhadores responsáveis por montar as arquibancadas para receber o público estimado em 500 mil pessoas também atuam próximos ao Congresso Nacional.

Este é o primeiro ensaio e por isso a Esplanada do Ministérios está fechada para carros neste domingo. Só é permitido o trânsito de pessoas a pé e seguindo o protocolo definido para o dia da posse, que inclui restrições de vários objetos que podem dificultar o controle da segurança. Carrinhos de bebê, guarda-chuvas, máscaras, produtos inflamáveis, fogos de artifício, drones, animais, bebidas alcoólicas, apontadores a laser, armas de fogo e objetos cortantes estão proibidos.

Os últimos detalhes foram definidos menos de 24 horas antes, no Itamaraty. Antes da posse, haverá um segundo, no dia 30 de dezembro, dois dias antes da posse. Além de cronometrar o evento, minuto a minuto, evitando assim atrasos expressivos, cada etapa está sendo observada atentamente para identificar possíveis falhas na segurança e no cerimonial.

Militares

Além da participação dos Dragões da Independência, ainda para o ensaio, tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica, que serão passadas em revista logo após o fim da solenidade do Congresso, estarão perfiladas. Até a salva de tiros de canhão está prevista no ensaio.

No ensaio, o carro utilizado para os deslocamentos deve ser fechado, mas no dia da posse, a expectativa, é que Bolsonaro desfile em carro aberto para ficar mais próximo da multidão que irá saudá-lo.

Em caso de chuva, o cerimonial colocará em prática um roteiro B. Nele, não há possibilidade de desfile em carro aberto, o presidente eleito entrará no Congresso pela chapelaria – e não pela rampa do prédio do Congresso Nacional – e a revista das tropas será reduzida.

Conheça o cronograma da posse do novo presidente:

14h06 – Bolsonaro deixa a residência oficial da Granja do Torto, onde passará a virada do ano com a família
14h25 – Chegada à Catedral de Brasília, onde deve entrar no Rolls Royce para o desfile até Congresso Nacional
14h50 – Chegada ao Congresso
15h – Abertura da solenidade de posse no plenário da Câmara dos Deputados
16h – Hino Nacional, salva de tiros e revista às tropas – Congresso
16h20 – Deslocamento para Palácio do Planalto
16:30 – Pronunciamento à nação
18h15 – Fotografia Oficial
18h25 – Chegada ao Palácio do Itamaraty para recepção de autoridades

https://www.metropoles.com/brasil/politica-br/rolls-royce-presidencial-e-usado-em-1o-ensaio-para-posse-de-bolsonaro?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALDO SENA _GUITARRADAS (DANÇANDO )(SOLO DE CRAQUE NEW CUMBIA ) DJDANNYEL

https://www.youtube.com/watch?v=mXYu0aTJJew

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FIQUE POR DENTRO - TELEVISÃO - RESCISÃO COM A GLOBO RENDE R$ 3,5 MILHÕES A WAACK, DIZ COLUNISTA


O jornalista William Waack teria ganhado R$ 3,5 milhões em sua rescisão de contrato com a Rede Globo, informa o jornalista Ricardo Feltrin em sua coluna no UOL. Segundo informações obtidas por Feltrin, Waack e Globo teriam feito um tipo de “acordo silencioso”, em que ambas as partes teriam concordado em não mais comentar o assunto nem recorrer à Justiça.




Waack teria salário de R$ 130 mil e dois anos de contrato a cumprir, segundo a coluna. A Globo teria incluído um valor extra na rescisão em consideração a Waack, que era respeitado por toda a direção da empresa, segundo Feltrin.

O caso

William Waack foi afastado da Globo após o vazamento de um vídeo em que fazia um comentário racista. O vídeo foi vazado por um operador de vídeo que tinha contrato temporário com a emissora.

https://istoe.com.br/rescisao-globo-william-waack/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA – BOAS FESTAS 2018/2019 - OFÍCIO Nº 077/2018

1481522002230_PastedImage
ASCRIM/PRESIDENCIA – BOAS FESTAS 2018/2019 - OFÍCIO Nº 077/2018

Desejamos Boas Festas a todos e todas, que estiveram conosco em 2018, um Natal abençoado e um Ano Novo repleto de esperanças e sucessos. 
SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 
- PRESIDENTE DA ASCRIM -

Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

HISTORIADOR DESENVOLVE TRABALHO SOBRE LAMPIÃO E O CANGAÇO


Clique no link abaixo

https://www.meionorte.com/noticias/historiador-desenvolve-trabalho-sobre-lampiao-e-o-cangaco-350620?fbclid=IwAR2gtR2Jls5GIbxBZpeEyIgrVf3ZuBm2j8oOUjUgNUia1D1iaQlFcMeVvcE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O SITE HISTÓRIA DE ALAGOAS DISPONIBILIZOU O EXCELENTE ARTIGO FEITO POR JOSÉ ALOÍSIO VILELA, PUBLICADA NA REVISTA DA ACADEMIA ALAGOANA DE LETRAS, ANO 1. N. 1, DEZ. 1975.

https://www.historiadealagoas.com.br/costa-rego-no-folclore-alagoano.html?fbclid=IwAR2wKsvl32XkJ3r4zOzYaE00VMX5xbwbnBs4zgz9NZmD94XpCkzYPGbTgVI

Costa Rego manteve também uma luta sem tréguas contra os cangaceiros que de vez em quando surgiam no sertão de Alagoas.
Conta Leonardo Mota, em seu livro “Sertão Alegre“, que Lampião assim teria telegrafado a Costa Rego: — “Eu tou costumado a travessar rio cheio quanto mais REGO…”.

Mas o fato é que o famoso bandoleiro comeu ruim naquela época. Ficaram no folclore alguns vestígios da perseguição de Costa Rego ao rei do cangaço. Diz uma velha peça de Reisado:

Costa Rego mandou um comandante
Com a tropa volante
Andar de déo em déo,
Lampião é a gota serena,
Mas com Zé Lucena
Ele acha o chapéo.

Ao som da “Mulher Rendeira”, cantava o povo naquele tempo:

Ao seu doutô Costa Rego
Lampião mandou dizer,
Que o tenente Zé Lucena
É duro de se roer.

Costa Rego já mandou
Volante para o sertão
Com Zé Lucena na frente
Para pegar Lampião.

Costa Rego em Alagoas
Não protege Lampião,
O que tem pra cangaceiro
Ou é bala ou é prisão.

Alguns anos depois do governo do eminente jornalista alagoano, a coisa arruinou novamente e o povo ao ver umas tantas injustiças, exclamava melancolicamente: — “Se fosse no tempo de Costa Rego…”

Foi ouvindo estas coisas, que um dos nossos grandes cantadores de viola, o negro alagoano Miguel Turquia, improvisou uma noite:

No tempo de Costa Rego
Não havia disso não,
Não se via jogador
Com o baralho na mão,
Não se via pela rua
Tanto sujeito ladrão.

A figura de Costa Rego ficou ainda ligada ao folclore através de lendas, anedotas e expressões populares, inspiradas quase todas em episódios do seu tempo de governador. Reportam-se ao uso da decantada geladeira, a purgantes de óleo de rícino, a aventuras galantes e a outras coisas mais ou menos inocentes…

Nada disso, porém, obscurece a figura excepcional do governador revolucionário cujas atitudes e realizações ficaram na memória do povo, que é a tradição oral, que é o folclore da terra.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=974188359456775%2C974285809447030%2C974201699455441%2C974196196122658&notif_id=1545526515727892&notif_t=group_activity

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TSUNAMI DEIXA MORTOS E DESAPARECIDOS NA INDONÉSIA


Por Ian Ferraz
STOCK/IMAGEM ILUSTRATIVA

Ondas gigantes atingiram a costa do Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra, após erupção vulcânica neste sábado (22/12).

Ao menos 20 pessoas morreram após um tsunami atingir a costa do Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia. Números preliminares dão conta de 165 feridos e dois desaparecidos. Segundo a Agência Nacional para Medidas Contra Desastres, o fenômeno foi provocado pela erupção do vulcão Krakatoa.

As ondas gigantes provocaram alagamentos e invasão da água em diversos locais. Dezenas de edifícios foram danificados pelo fenômeno natural. Os maiores estragos foram constatados nas regiões de Pandeglang, South Lampung e Serang.

Em outubro, o país foi atingido por terremoto e tsunami que resultaram em mais de 1.500 mortes. A tragédia ocorreu na cidade de Palu.


http:://blogdomendesemedes.blogspot.com