Seguidores

domingo, 23 de dezembro de 2018

NA ERA DO CANGAÇO A HONRA SE ESCREVIA A BALA.

Por José Francisco Gomes de Lima
A foto foi colorida pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio. 

MAS QUAL PALAVRA SE ESCREVE SOBRE A MORTE DE UM ADOLESCENTE ENTRE 16 E 17 ANOS POR ENGANO POR LAMPIÃO? ERRO?, INJUSTIÇA? COVARDIA? OU ACASO?

Em toda região do Raso da Catarina que banha as imagens das terras baianas local onde foi ponto de partida para Lampião no Estado da Bahia, neste local havia vários povoados e vilarejos onde o capitão Virgulino fazia mais uma das suas malhas de coiteiros na região baiana *querendo ali totalizar um aumento de seu bando*.


Mas para conseguir este atrativo de gente Virgulino fez muitos inimigos e muitas injustiças.

Uma dessas injustiças foi praticada contra o jovem João de Clemente no povoado Serrote em Paulo Afonso Bahia Município de Paulo Afonso.

No ano de 1929 tinha um jovem chamado João de Clemente que era aperfeiçoado dono de uma montaria belíssima para o tempo. Um excelente cavalo no qual tinha muito gosto e amor pelo animal.

João Tinha jurado ao seu pai o senhor Clemente que nunca ninguém sentaria no seu animal, e era capaz de dar até a própria vida para que isso não fosse possível.


Em uma certa manhã Lampião estava direcionando o seu bando para aquela região quando o jovem João estava ajeitando a sua montaria.

Lampião avistando o cavalo achou aquela montaria muito bonita. Alguns dizem que o jovem João ao ver Lampião correu com medo.

Outros dizem também que por causa da volante que fazia atrocidades temendo levar seu cavalo, ele saiu em demanda.

Então ao avistar os cangaceiros o jovem Clemente partiu em retirada, e só escutou a voz do capitão dizendo:

- Ei..., não corra...,não corra senão morre...


O jovem não deu atenção pois já estava com sua montaria pronta para fugir. Nessa hora Lampião engatilhou seu fuzil Mauser 1908 e deflagrou um disparo certeiro nas costas do jovem João de Clemente vendo a tombar sobre terras.

Com certeza foi um dos crimes sem razão, e sem motivo.

Ao ver aquela cena sendo praticada por Lampião ceifando a vida do seu filho, o pai de João o senhor Clemente puxa um facão e tenta agredir Lampião. O pobre não consegue nem se aproximar de Virgulino pois ele é imobilizado na mesma hora pelos cangaceiros. inclusive por Luiz Pedro.

Lampião vendo aquela cena lamentável pede para que deixa o velho tranquilo. Lampião entendeu de uma certa forma a dor daquele pai naquele momento.


A realidade conta-se que Lampião não queria matar aquele rapaz, mas temendo que ele fosse avisar a polícia ou até mesmo sendo um soldado cometeu este ato.

Depois Virgulino pede que alguns paisanos enterrem o jovem Clemente. Depois parte para Várzea. Tempos mas tarde o cavalo é visto vagando pelas estradas abandonado. ou seja: Lampião não quis levar o cavalo.


No meio do ano de 2018 Sandro Lee e João de Souza Lima com projeto (rota do cangaço) veio a marcar esses locais históricos na região de Paulo Afonso. Encontrando ali familiares do jovem João de Clemente onde botaram uma cruz nova no lugar de uma antiga e restaurando assim a história para as próximas gerações.

https://www.facebook.com/groups/471177556686759/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário