Seguidores

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

LIVROS.

  Por Francisco Pereira Lima

Indicação Bibliográfica. Nova e caprichada reedição, com Xilogravuras, do excelente livro VELHOS COSTUMES DO MEU SERTÃO, de Juvenal Lamartine. 

Quem desejar adquiri-lo entrar em contato com o Professor Pereira. Whatsapp 83 9 9911 8286, ou ainda franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1720730074802596%2C1720457008163236%2C1720434674832136&notif_id=1630233395090042&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEÇA LOGO ESTES...

      Por José Mendes Pereira 

A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor e pesquisador do cangaço é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. E para aqueles que gosta de ler e ver fotos em uma leitura irá se sentir realizado com todas as fotos.


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assuntos que dão gostos a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO RUBENS ANTONIO

   Por Edinardo Marques

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5400397820000468&set=a.5228106547229597

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO_BATE-PAPO EM ANGICO_CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=Ewwo2eNO_38&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Link desse vídeo: https://youtu.be/Ewwo2eNO_38

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO_BATE-PAPO EM ANGICO_PARTE 2

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=_JyPI1H9KUU&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

83 anos após o cerco a Angico estivemos junto com os pesquisadores Jairo Luiz Oliveira, Afrânio Gomes e Beto Sousa, o perito Victor Portela, os cinegrafistas Felipe Mafuz e André Feijó e o jornalista e documentarista João Marcos revisitando a grota. Nesse dia tivemos um grande bate-papo in loco sobre como teria acontecido o cerco à Grota do Angico em 1938. 

Link desse vídeo: https://youtu.be/_JyPI1H9KUU

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

MALDADES DE LAMPIÃO EM PERNAMBUCO

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=FSF0ojWqhlQ&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FIM DE JOÃO CLEMENTE NAS MÃOS DE LAMPIÃO.

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=NGnbKidHqXw&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALCINO - MENTIRAS E MISTÉRIOS DE ANGICO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=y7jqB65ikwI&t=895s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Alcino Costa, o Caipira e Poço Redondo. Um homem simples e querido por todos, um homem que conheceu e foi parente de muitos remanescentes do cangaço, aquele a quem todos os pesquisadores procuravam para obter informações preciosas. Aqui em uma palestra polemica, mas o que seria do cangaço sem as polemicas?

http//blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO_BATE-PAPO EM ANGICO_PARTE 1

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=pwVycHddWfs&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

83 anos após o cerco a Angico estivemos junto com os pesquisadores Jairo Luiz Oliveira, Afrânio Gomes e Beto Sousa, o perito Victor Portela, os cinegrafistas Felipe Mafuz e André Feijó e o jornalista e documentarista João Marcos revisitando a grota. Nesse dia tivemos um grande bate-papo in loco sobre como teria acontecido o cerco à Grota do Angico em 1938. Link desse vídeo: https://youtu.be/pwVycHddWfs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A BARREIRA DAS GARÇAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 9/10 de setembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão de Alagoas

Crônica:2584

Muito bonita a paisagem da margem direita do rio Ipanema vista da Praça das Artes, no Bairro São José. Para ser mais preciso, do topo da ladeira da Avenida Castelo Branco, exatamente da esquina de trabalho do artesão Roninho Ribeiro. Nessa época em que choveu bastante por aqui, vê-se a encosta no rio como se fosse uma floresta de tanto verde. A parte superior da encosta, é uma rua que vai da parte baixa do Bairro Floresta até o Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo e segue rumo à serra e o sitio Remetedeira. A minifloresta que dá gosto de se vê, fica entre a estrada acima e o rio Ipanema. Em tempos de estio a vegetação fica mais escassa, porém, mantendo a beleza do ponto citado acima.

Quando as garças brancas do Pantanal, anualmente surgem em Santana do Ipanema, procuram aquele lugar como base de suas operações. Ocupam uma clareira existente na encosta e ali fazem o seu ninhal em torno da clareira. Logo cedo levantam voo em busca de alimentos, retornam à tardinha para o bonito espetáculo do ajuntamento com mais de mil indivíduos. São vistas pelas fazendas da vizinhança acompanhando as reses nas pastagens. Também são encontradas nos poços do rio Ipanema que surgem após as cheias grandes ou pequenas. Caçam pequenos peixes sob as águas lodosas e poluídas. Esse espetáculo pode ser visto no trecho do rio entre a barragem e o Poço das Mulheres.

Lá em cima, defronte ao Hospital, forma-se um pequeno comércio que deverá aumentar com o funcionamento também da vizinha UFAL. A tendência é que esse comércio desça à Avenida até se encontrar na parte baixa do bairro, com o outro pequeno comércio formado na divisa deste com o Bairro Domingos Acácio. A tendência, porém, do matagal que muito ajuda na respiração de Santana, o matagal da barreira, possui um futuro incerto. O povo mora em qualquer lugar e não se pode descartar essa possibilidade nem nas partes mais íngremes que margeiam o rio. De qualquer maneira, fica o registro para as mudanças do futuro e o cenário da atualidade.

Santana, progresso e porvir.

(FOTO: B. CHAGAS).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com