Seguidores

quinta-feira, 22 de abril de 2021

REMANSO

 Clerisvaldo B. Chagas, 22 de abril de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.517

ONTEM, 21 DE ABRIL FOI O DIA DO RIO IPANEMA



 

Em tempos de cheias no rio Ipanema, o ponto predileto do banho era no Poço dos Homens, dividido em Estreitinho, Largo Fundo e Largo Raso. O Estreitinho era uma pequena garganta pedregosa no início do poço. Recebia as águas que por ali entravam. Era mais escondido e tinha a preferência de muitos banhistas e pescadores de anzol. O Largo Fundo, logo abaixo do Estreitinho, era aberto e mais exposto, tinha a preferência de vários banhistas e tarrafeiros. O Largo raso, vizinho e na parte de baixo, era mais usado pelas crianças e por aqueles que aprendiam a nadar. Assegurava pesca de litro para piabas.

Quanto ao movimento das águas, nós o dividíamos em Correnteza, Carneiros, Fervedouros, Panelas e Remansos.

Correnteza, o corpo mais forte das águas. Carneiro, corcovas sucessivas formadas na correnteza. Panela, forte redemoinho que funcionava como sugadouro, ao lado dos Carneiros. Fervedouro, Formação ao lado dos Carneiros com aspectos de água fervente no fogo. Remanso, retorno manso das águas nas laterais mais distantes da correnteza. Quase todos os santanenses tomavam banho no poço, até o, então, futuro governador Geraldo Bulhões. Houve muitas passagens engraçadas que foram narradas em nosso livro:” Ipanema um Rio Macho.” Bem que o Poço dos Homens merecia uma estátua de banhista anônimo nas pedras do Estreitinho. Uma bela estátua iluminada que desafiasse as cheias. Todos tinham medo das panelas, cujo redemoinho aquático podia levar o banhista ao fundo. O fervedouro paralisava os movimentos do banhista podendo levá-lo ao afogamento.

Felizmente sua memória está no livro citado acima, resgate único da maior fonte de lazer do santanense, antes da Ponte General Batista Tubino. ONTEM, 21 DE ABRIL FOI O DIA DO RIO IPANEMA.

RIO IPANEMA, SERENO (FOTO OBRA DE ARTE: JEANE CHAGAS)

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/04/remanso-clerisvaldob.html

PARECE QUE O PROBLEMA FOI RESOLVIDO...


Voltaremos às nossas atividades, mas caso contrário, é porque o problema é com a internet.


Desculpa-nos!