Seguidores

domingo, 27 de junho de 2021

PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.

  Por José Mendes Pereira

  

A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor e pesquisador do cangaço é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. E para aqueles que gosta de ler e ver fotos em uma leitura irá se sentir realizado com todas as fotos.


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assuntos que dão gostos a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRECIANNY CORDEIRO É GENTE QUE FAZ NO CARIRI CANGAÇO PERSONALIDADE

 Por Manoel Severo

Grecianny Cordeiro, uma mulher cheia de talentos e desafios. Espetacular escritora, contista, poetisa, jornalista e ainda promotora de justiça, dedica seu tempo a tudo que lhe é importante; ao marido, aos filhos, a profissão e as letras; missões que abraça com dedicação, perseverança e talento, talento facilmente observado em Contos Escolhidos ou em qualquer de seus romances: Anjo Caído, os dois volumes de Troia, Operação Prometeu,  Cyberbullying e o precioso Siara - Uma lenda de amor.

Grecianny Cordeiro é Promotora de Justiça no Estado do Ceará desde 1997. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade de Fortaleza. Escritora e Jornalista. Articulista do Jornal O Estado. Membro da Academia Cearense de Letras, da Academia Metropolitana de Letras e da Academia Fortalezense de Letras. Publicou diversos livros, dentre jurídicos, romances, poemas. Participou de diversas antologias publicadas nos salões do livro de Paris, Genebra, Lisboa, Turim e Guadalajara. Integra a Sociedade Amigas do Livro. É membro correspondente da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro - UBE, sócia benemérita da Academia Caramagibense de Letras (PE) e da Associação de Jornalistas Escritoras do Brasil - AJEB

GRECIANNY CORDEIRO É A CONVIDADA DESTA SEGUNDA-FEIRA DE MANOEL SEVERO NO CARIRI CANGAÇO PERSONALIDADE, AO VIVO NO INSTAGRAM DO CARIRI CANGAÇO, AO VIVO, 20 HORAS, SEGUE LÁ: @cariricangaço.

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/06/grecianny-cordeiro-e-gente-que-faz-no.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUSEU CASA MARIA BONITA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=TlU32ybgNHw&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Museu Casa de Maria Bonita..!

Com o escritor, João De Sousa Lima ..

Vídeo sensacional, com o selo e qualidade, Aderbal Nogueira.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

NO TEMPO DO CANGAÇO

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=DQ0U7cZpToE&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Essas pessoas deixaram seus legados para a historiografia do Cangaço e foi muito bom tê-las conhecido e gravado com elas. Nesse vídeo testemunhas de todas as fases do Cangaço Lampiônico. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DO SERESTEIRO

Trio Mossoró

https://www.youtube.com/watch?v=YOZT5hHbW_4&ab_channel=VariousArtists-Topic

Francisco de Almeida Lopes era mossoroense, e carinhosamente alcunhado por Cocota. Era filho de Messias Lopes de Macedo e da dona Joana Almeida Lopes. Era seresteiro e irmão dos cantores fundadores do antigo "Trio Mossoró" os quais são: 

1 - Oséas Almeida Lopes nasceu em Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, idealizador do Trio Mossoró. É um cantor, produtor e compositor de música popular brasileira.  Além de vocalista do Trio era o responsável pelo o som do acordeon. Depois que o Trio Mossoró foi extinto, ele passou a cantar solo, e é conhecido nacionalmente por Carlos André.

https://www.youtube.com/watch?v=3XDblMUgBP8

Oséas Almeida Lopes (o Carlos André) foi um dos que teve a honra de participar dos shows do eterno rei do baião Luiz Gonzaga do Nascimento. 

https://www.youtube.com/watch?v=x4KPx-UKbiw

2 - Hermelinda Almeida Lopes nasceu no dia 31 de Outubro de 1945 em Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, e é conhecida por rainha do forró pé-de-serra. Além de cantora é também compositora. Também teve a honra de cantar ao lado do rei do baião Luiz Gonzaga.

Hermelinda também canta solo, mas sempre está acompanhando os irmãos em shows. Segundo ela me falou que reside no Rio de Janeiro, em companhia do irmão João Mossoró. Também fez parte da amizade do rei do baião Luiz Gonzaga, tendo sido emprestada por alguns anos ao rei do baião pelo o irmão Carlos André.

https://www.youtube.com/watch?v=x4KPx-UKbiw&ab_channel=CarlosAndr%C3%A9

3 - João Batista de Almeida Lopes nasceu em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, no dia 15 de janeiro de 1947. Antes, era conhecido por Sibito, apelido dado pelo rei do baião Luiz Gonzaga. Mas é mais conhecido como "João Mossoró". É um cantor e compositor brasileiro. Era componente do Trio Mossoró, e além de vocalista, era zabumbeiro do Trio. Atualmente canta solo, mas vez por outra os irmãos se reúnem e fazem shows por este Brasil afora, mesmo o Trio não mais existindo profissionalmente. Também fez parte da amizade do rei do baião Luiz Gonzaga, e alguns anos fora emprestado pelo o irmão Carlos André.

https://www.youtube.com/watch?v=zyN0RDJCrNg

Quando os irmãos (Trio Mossoró) estavam no auge da fama, convidaram o "Cocota" para tentar a carreira solo no Rio de Janeiro, e lá, seria apadrinhado pelos irmãos que já faziam muito sucesso. O convite feito pelos irmãos foi aceito por "Cocota", mas o seresteiro não imaginava que a sua viagem e carreira artística estariam prestes a serem encerradas, e por má sorte, ou coisa arquitetada, o "Cocota" estava marcado para morrer. E na noite do dia 12 de fevereiro de 1962, "Cocota" foi assassinado em Mossoró, com 38 perfurações de tesoura. O seresteiro tentou fugir do local em que estava, mas não conseguiu se livrar da morte, caindo logo em seguida. 

Seu Messias e Dona Joana Lopes tiveram o desprazer de ver o seu ente querido morto, com o corpo e os punhos banhados em sangue, saindo pelas perfurações feitas pela maldita tesoura e pelos cortes dos vidros, que no momento ele tentava pular um muro no local. 

O seresteiro "Cocota" tentou se livrar da morte, fez tantos esforços para viver, no intuito de apresentar a sua invejada profissão aos brasileiros, principalmente aos seus conterrâneos mossoroenses. Mas infelizmente não conseguiu, "Cocota" está morto, calando assim, a sua voz, e acabando com os sonhos daquele que foi o maior seresteiro da nossa cidade mossoroense.

Para homenageá-lo, em 1966, os irmãos gravaram uma linda música com o título "A MORTE DO SERESTEIRO", e foi gravada no long-play. Está no disco vinil 5ª faixa. 

Lamento! Não tenho o link do vídeo que tem esta música em homenagem ao "Cocota", para deixar nesta página, apenas entrego aos fãs destes irmãos artistas a letra da música dedicada ao "Cocota":

A MORTE DO SERESTEIRO
Trio Mossoró

Vai aqui nossa homenagem
Ao passarinho cantor
Que certa mão cruel e fria
Covardemente o matou
Que certa mão cruel e fria
Covardemente o matou.

Até hoje Mossoró
Reclama o seu seresteiro
Cocota cantava forte
Mas manso que nem cordeiro
Nem mesmo Jesus livrou-se
Da covarde traição
Outro Judas veio à terra
Para acabar com o nosso irmão.

Nós três aqui na terra
Seguimos sua lição
Cantando para o nosso povo
Nosso, novo baião
Parece que estou vendo
Lá no céu ele sorrindo
Em saber que aqui na terra
Seus irmãos estão lhe seguindo.

Vai aqui nossa homenagem
Ao passarinho cantor
Que certa mão cruel e fria
Covardemente o matou
Que certa mão cruel e fria
Covardemente o matou.

Até hoje Mossoró
Reclama o seu seresteiro
Cocota cantava forte
Mas manso que nem cordeiro
Nem mesmo Jesus livrou-se
Da covarde traição
Outro Judas veio à terra
Para acabar com o nosso irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUSEU DO CANGAÇO..!

 

https://www.youtube.com/watch?v=8ZJiywE3UKs&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Serra Talhada/PE, em FOTOS.. Fonte: Cangaçologia/Youtube OBS: O MELHOR museu do tema no Brasil.

LAMPIÃO NUM COMBATE CORPO A CORPO

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=MXFT70F2nT8&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o Rei do Cangaço, diante do desacato de um Cabra desaforado, parte pra cima do sujeito, como um Leão furioso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREGA DE CANGACEIROS

 Por Cangaço Nordestino

Entregaram-se no comando do Capitão Anibal, no dia 19 de Outubro de 1938, na Fazenda Nova, próximo a Jeremoabo, no estado da Bahia.

1 - José Sereno

2 - Creança

3 - Balão

4 - Juriti

5 - Marinheiro

6 - Borbulêta

7 - Novo-tempo

8 - Cuidado

9 - Azulão

10 - Pernambuco

11 - Candieiro

12 - Laranjeira

13 - Ponto-fino

14 - Quina-Quina

15 - Dulce (Mulher de Creança)

Acervo da imagem: Sr. Carregosa

Edição: Gabriel Cardozo

Att: CANGAÇO NORDESTINO//Cangaço Nordestino

https://www.facebook.com/groups/179438349192720

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO AZULÃO DA GUIA

 Por Manoel Belarmino Belarmino

Luiz de Maurício, como era conhecido antes de entrar no Cangaço, Luiz José da Silva, natural de Poço Redondo, nascido e criado no quilombo Serra da Guia, foi o Azulão do Bando de Lampião. Como no Cangaço de Lampião existiu mais de um cangaceiro com o nome de Azulão, o Azulão da Guia foi o terceiro do bando de Lampião.

Segundo alguns pesquisadores, Azulão da Guia entrou no Cangaço em 1934 e atuou no grupo de Zé Sereno. Estava naquela madrugada do dia 28 de julho de 1038 e escapou com vida.

Depois da chacina de Angico, Azulão da Guia entregou-se a polícia na cidade de Jeremoabo no mês de outubro de 1938, sendo condenado a 30 anos de prisão. Cumpriu 19 anos a pena e foi indultado em 06 de novembro de 1957. Azulão da Guia saiu da cadeia aos 68 anos de idade.

Na foto abaixo, feita por Benjamim Abraão, estão os cangaceiros Zé Sereno (primeiro a esquerda), Azulão (centro) e Gato.

http://blogdoinhare.blogspot.com/2018/10/o-cangaceiro-azulao-da-guia-manoel.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO AMAURY E PAULO GASTÃO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=jDc0nPpkzUA&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

- CADA QUAL NO SEU QUAL, FIZERAM HISTÓRIA.

Entrevista durante o julgamento simulado de Lampião em serra Talhada.


Aderbal Nogueira é cineasta e pesquisador do cangaço - Natural de Fortaleza-CE.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com