Seguidores

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

PARABÉNS!

 Por Geraldo Júnior

HOJE OS NOSSOS PARABÉNS! VÃO PARA A DONA MARIA DO CARMO...

... filha do casal cangaceiro Corisco e Dadá, que no presente dia está completando 83 anos de vida.

Desejamos que essa data se repita por muitos anos e que venha sempre acompanhada de muita paz e saúde.

Feliz Aniversário!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ GOMES MORTO POR UM CANGACEIRO DE LAMPIÃO EM PARANATAMA-PE.

 Por Blogs e Aventuras

https://www.youtube.com/watch?v=l36P1UBUIOg&ab_channel=blogseAventuras

José Gomes morto por um cangaceiro de Lampião no município de Paranatama- PE, onde lampião passou e próximo esse lugar ele invadiu uma casa e espancou os donos da casa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A TESOURA E O CORONEL SANTANA DE MISSÃO VELHA.

 Por Bosco André

Bosco André é pesquisador do cangaço...

Certa feita o Coronel. Santana chegou à casa de uma sua parenta nas redondezas de Missão Velha, a qual se encontrava chorando muito, ao que foi interpelada pelo coronel, o que estava acontecendo? 

Coronel Santana

Ela lhe disse que havia desaparecido uma tesoura de ouro que fora herança da sua avó, e que suspeitava de umas mulheres que estavam apanhando um feijão na sua roça, em número de oito trabalhadoras rurais. 

A famosa tesoura de ouro

O Coronel Santana pediu calma e perguntou a que horas aquelas mulheres voltariam da roça, tendo a sua parenta dito que ao final da tarde; lá para as quatro e meia da tarde.

À hora marcada o coronel chegou à casa da sua parenta e mandou que as mulheres desocupassem os lençóis, jogando o feijão ao pé da parede e mandou que pegassem quatro lençóis daqueles e cada uma, pegasse numa ponta do lençol e tentassem rasgá-lo. A certa altura o Cel. Santana disse: 

- A mulher que roubou a sua tesoura minha prima, não vai conseguir rasgar o lençol! 

Ao que uma das circunstantes, disse: 

- Não Coronel, eu vou conseguir! 

Então aí o Cel. Santana mandou que ela fosse buscar a tesoura e entregasse a sua legítima dona. Terminando assim o segredo do roubo da tesoura.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSOR MOSART E A MELHOR TESOURA DO MUNDO

Por José Mendes Pereira



Quem escreveu este texto fui eu, e já o vi com outro nome, como se tivesse sido escrito pelo ladrão de texto. 

Isso aconteceu há muitos e muitos anos, quando eu ainda fazia ginásio. Não tenho mais visto o professor Mosart, mas acredito que ainda está entre nós.

Eu não tenho muito o que falar sobre o professor Mosart e não sei o seu nome completo, apenas sei que ele residia ou ainda reside em Mossoró, em frente à Praça Bento Praxedes Fernandes Pimenta, conhecida como Praça do Codó, atualmente Praça do Relógio.

Praça Bento Praxedes Fernandes Pimenta - Mossoró-RN.

Ele foi meu professor na escola em que eu estudava, e foi um educador que passou muito rápido por lá, por isso, quase nada tenho para falar sobre ele, mas me lembro de alguns fatos que ele nos contou em sala de aula, e aqui eu escrevo um deles.

Certa noite, o professor Mosart contou-nos que fez uma excursão por alguns países da Europa, e neste continente conheceu Portugal, Alemanha, Itália, França, Espanha..., e ao retornar, passou pela América do Norte, com maior estadia nos Estados Unidos, para conhecer 

"The Statue of Liberty" (Estátua da Liberdade), teatros, a "White House" (Casa Branca), Congresso Nacional, costumes, comidas típicas, religiões, políticas e outros mais.

Já com malas prontas para ocupar o avião a sua mãe exigiu que, ao retornar ao Brasil, quando passasse pelos Estados Unidos, comprasse uma tesoura de boa qualidade, pois muito desejava possuir um objeto daquele país tão falado e potente. Mas com uma condição: só queria que a tesoura fosse comprada lá, não importava que tivesse sido fabricada em outro país. Queria a melhor tesoura, e que fosse comprada nos Estados Unidos.

Lá nos Estados Unidos o professor Mosart visitou algumas lojas para fazer a compra da tesoura de boa qualidade, mas todas as lojas que ele passou, quando solicitava a melhor tesoura do mundo os comerciários só lhe apresentavam tesouras com o nome "Made in Brazil" fabricada no Brasil.

- Mas eu quero a melhor tesoura do mundo. - Dizia o professor Mosart a uma comerciária.

- We have lots of scissors manufactured in different countries. But the best scissors we have is the scissors that is manufactured in Brazil. - - I told him a lovely, polite young man.

Tradução:

- Temos muitas tesouras fabricadas em diversos países. Mas a melhor tesoura que temos aqui é a que é fabricada no Brasil. - Disse-lhe uma linda e educada jovem.

O professor Mosart findou comprando a tesoura de fabricação brasileira, já que a sua mãe queria possuir a melhor tesoura do mundo, mas que fosse comprada nos Estados Unidos. Não importava a origem de fabricação.

http://josemendeshistoriador.blogspot.com.br/.../professo...

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro. Mas se gostou, diga aos seus amigos para que eles a conheçam também.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Se você achar que vale a pena e quiser perder um tempinho, clique nos links abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com

http://mendespereira.blogspot.com

São trabalhos feitos com especial carinho para você, leitor!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO "SANTA CRUZ" - DEPOIMENTO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=Cdsdoig67yQ&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Depoimento do cangaceiro "Santa Cruz" cedido ao extinto Jornal carioca "A Noite", cuja matéria foi publicada em sua edição de 14 de novembro de 1938.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

80 ANOS DE ANGICO - PARTE 2

 Por Aderbal Nogueira

Encontro das volantes e descida do rio. Segunda parte do vídeo documentário dos 80 anos da morte de Lampião - Combate de Angico.

https://www.youtube.com/watch?v=shB1X546_mg&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http//blogdomendesemendes.blogspot.com

REGISTRO DO CANGAÇO.

 Por Getúlio Moura

Construído no ano de 1877 pelo Governo Imperial de Dom Pedro II, O Palácio 3 de Outubro foi edificado pelas frentes de trabalho para os retirantes da grande seca que rondava o Nordeste na época. Foi nele que por muito tempo funcionou a cadeia pública de Barbalha e simultaneamente a Câmara de Vereadores.

Atualmente, o prédio está sendo utilizado como Centro Cultural e Educacional para os barbalhenses. O projeto Pró-memória, idealizado e executado por barbalhenses dispostos a preservarem a memória cultural da cidade, é o proponente dessa ideia que foi aprovada na Câmara e ganhou parceiros importantes como o escritor Espíndola, que doou um acervo de 40 mil livros para a biblioteca do Centro Cultural, e o cineasta caririense Rosemberg Cariry, um dos primeiros documentaristas a cobrir a Festa do Pau da Bandeira.

Em 2004, parte da construção desabou durante uma forte chuva que houve na cidade, a partir desse fato se iniciou um movimento geral da população junto com os historiadores pressionando para que os órgãos públicos tomassem medidas para reerguê-lo.

Neste, em 1928 foram presos os Cangaceiros "MARCELINOS" no episódio que encerrou a sina dos mesmos no Cariri Cearense.

https://www.facebook.com/groups/179438349192720

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POR QUE PORTO DA FOLHA, SE LÁ NÃO É PORTO?

 Por José Mendes Pereira


Alguns anos que se passaram, li algo sobre o município de Poço Redondo, escrito pelo cronista e escritor Rangel Alves da Costa. Agora, ele deveria escrever como surgiu o município de Porto da Folha, se lá, imagino eu, não é porto.

https://www.youtube.com/watch?v=KqSSFT1jT-U&ab_channel=AlexMostra

https://www.artesol.org.br/conteudos/visualizar/Porto-da-Folha-SE0

Frei Angelino Caio Feitosa

https://www.youtube.com/watch?v=KqSSFT1jT-U

Vamos aguardar, Rangel Alves da Costa, que o senhor escreva algo sobre Porto da Folha.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE CÍCERO E O COMPADRE LAMPIÃO

 Autor desconhecido


Legal mesmo!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=144362191344085&set=gm.989009915036298

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

80 ANOS ANGICO - PARTE 1

 Por Aderbal Nogueira


Primeira parte do vídeo documentário dos 80 anos da morte de Lampião - Combate de Angico.

https://www.youtube.com/watch?v=bL8wTqOps8Q&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PASSAGEM DO BANDO DE LAMPIÃO POR PARANATAMA É TEMA DO NOVO LIVRO DO ESCRITOR JUNIOR ALMEIDA

 Por Raimundo Lourenço

Uma das casas invadidas por Lampião na zona rural de Paranatama

Está na fase de diagramação o novo livro do escritor capoeirense Junior Almeida; a obra intitulada "Lampião em Serrinha do Catimbau" promete trazer fatos novos sobre a passagem do rei do cangaço Lampião e seu bando por Serrinha de Catimbau, então Distrito pertencente a Garanhuns, hoje município de Paranatama. 

Era 20 de julho de 1935, quando o bando de Lampião invadiu Serrinha e foram recebidos à bala por moradores; na troca de tiros Maria Bonita foi alvejada com um disparo na região glútea, e o grupo de cangaceiros foi forçado bater em retirada.

Com vasta pesquisa e inúmeras entrevistas realizadas, o novo livro da temática ‘cangaço’ tem como cenário a região do Agreste pernambucano, e promete trazer mais detalhes, novas revelações e personagens ligados a passagem do bando de Lampião pelo  ex-Distrito de Garanhuns.

Escritor Júnior Almeida

Acompanhei o amigo Junior Almeida por duas vezes em visita a Paranatama; lembro que na primeira vez estivemos a casa de Dona Branca, então com 102 anos; ela que teve a casa invadida por Lampião, Maria Bonita e os cabras do bando. Também visitamos no local onde o agricultor José Gomes foi morto por um cangaceiro, no Sitio Lagoa do André. Dona Branca faleceu em 2017, aos 103 anos e 3 meses.

O lançamento do livro “Lampião em Serrinha do Catimbau” deve ocorrer no próximo mês de março.

https://blogcapoeiras.blogspot.com/2022/02/passagem-do-bando-de-lampiao-por.html?fbclid=IwAR3GKABjGtdfl_wCyyYx9tf5gp1rJWmCuTnD_nVC_r1N8mci7yrfPevO674

http://blogdomendesemendesa.blogspot.com

ASPIRANTE CHICO FERREIRA - ENTREVISTA. PARTE I.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=rVOQ4KbYU1Y&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Entrevista com o Aspirante Francisco Ferreira de Melo o "Chico Ferreira" que participou e teve atuação decisiva durante o ataque ao bando de Lampião, ocorrido no dia 28 de julho de 1938, quando estes se encontravam acoitados na Grota do Angico que na época pertencia ao município de Porto da Folha em Sergipe e atualmente anexada ao município de Porto da Folha no citado estado.

Ao lado de seu comandante, Tenente João Bezerra, atacaram o bando cangaceiro, eliminando Lampião e parte de seu bando, dando início na derrocada do cangaço.

A entrevista que está sendo narrada nesse documentário foi extraída de matéria produzida pelo Jornalista Antônio Sapucaia e publicada no Jornal Correio Brasiliense em maio de 1966. Sensacional! Assistam... curtam e compartilhem.
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM MATOU O CANGACEIRO LUIZ PEDRO?

 Por José Mendes Pereira

O cangaceiro Luiz Pedro

Clique para assistir ao vídeo do Vila Nova. Cangaçologia. - https://www.youtube.com/watch?v=wFlwvF--5sg

No dia 14 de novembro de 1938 Iziano Ferreira Lima, o afamado cangaceiro VILA NOVA, afirmou ao “Jornal A Noite”, que estava na Grota de Angico no momento do ataque das volantes ao grupo de Lampião, na madrugada de 28 de julho de 1938. Vejam o que ele fala:
Cangaceiro Vila Nova

“ – Escapei pela misericórdia de Deus, afirma. Vi quando o CHEFE (o chefe que ele se refere é Lampião) caiu se estrebuchando pelas forças do tenente Ferreira (ele fala no tenente Ferreira, nas ele quis se referi ao tenente Bezerra). Meu padrinho Luiz Pedro caiu ferido nos meus pés. Pediu que o matasse, logo. O que fiz, foi apanhar o seu mosquetão e fugir para as bandas do riacho onde o fogo era menor. 

O cangaceiro Zé Sereno

Depois da fuga fui me esconder na Fazenda Cuiabá, onde me encontrei com ZÉ SERENO, e outros que puderam fugir do cerco. Ali soubemos que junto com o capitão tinha morrido mais 11 cabras, inclusive D. Maria Bonita”. 

Ele fala que junto com o capitão haviam morrido mais 11 cabras. Verdade, lógico que lá morreram contando com Lampião 12. 11 cangaceiros e o volante Adrião Pedro de Souza.
  
O cangaceiro Balão - fonte pesquisada - http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/08/cangaceiro-balao-sensacional-entrevista.html

Já o cangaceiro Balão afirmou à “Revista Realidade” em novembro de 1973 sobre Luiz Pedro o seguinte:

Luís Pedro ainda gritou: "Vamos pegar o dinheiro e o ouro na barraca de Lampião". Não conseguiu, caiu atingido por uma rajada. Corri até ele, peguei seu mosquetão e, com Zé Sereno, consegui furar o cerco. Tive a impressão de que a metralhadora enguiçou no momento exato. Para mim foi Deus.

As duas entrevistas destes dois cangaceiros cedidas ao Jornal A Noite e à Revista Realidade ficam meio confusas, que cabe aqui esta pergunta? 

O cangaceiro Luís Pedro carregava dois mosquetões no momento em que tentava fugir do cerco policial? 

O cangaceiro Vila Nova disse que pegou o mosquetão do Luís Pedro e deu no pé. O Balão também afirma a mesma coisa.

Também as duas afirmativas deles deixam a gente novamente confuso sobre a morte de Luís Pedro. Por quê?


O famoso, corajoso e valente volante Mané Veio, disse aos pesquisadores e repórteres que foi ele quem assassinou o cangaceiro Luís Pedro, e pelo que ele diz, levou um bom tempo para matá-lo; saiu perseguindo, perseguindo entre pedras e ele tentando salvar a sua vida, mas finalmente, o assassinou.


Sobre a morte do cangaceiro Luís Pedro você poderá ler em ”Lampião Além da Versão Mentiras e Mistério de Angico”, escrito por Alcino Alves Costa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br

CANGACEIRO "VILA NOVA IV" - DEPOIMENTOS E RELATOS.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=wFlwvF--5sg

Iziano Ferreira Lima o "Vila Nova", quarto cangaceiro a utilizar a alcunha, pertenceu ao bando de Lampião e nos últimos tempos do cangaço lampiônico foi um dos Cabras mais próximos e leais ao rei do cangaço, sendo inclusive um dos cangaceiros que estavam mais próximos do casal Lampião e Maria Bonita no momento do ataque da Força Policial Volante alagoana à Angico, Força que na ocasião tinha o comando do Tenente João Bezerra da Silva e o apoio do Aspirante Francisco Ferreira de Melo e do Sargento Aniceto Rodrigues dos Santos.

Em outubro de 1938 se entregou às autoridades em troca de anistia à exemplo de tantos outros remanescentes do bando. Sofreu agressões e espancamentos por parte da polícia por se recusar a denunciar os coiteiros e apoiadores do bando e a perseguir, ingressado na polícia, os antigos companheiros de cangaço.
Após se entregar concedeu algumas entrevistas como essas que foram concedidas aos jornais "Correio de Aracaju" e "A Noite" e que são narradas nesse documentário.

Assistam e deixem suas opiniões, críticas e sugestões.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com