Seguidores

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

ÍNDIOS GUARANIS PELAS RUAS DO CENTRO DE SÃO PAULO EM 1953.

 


https://www.facebook.com/photo/?fbid=636852751411806&set=a.1989237874638000

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   

Recentemente, o escritor paraibano radicado no Rio Grande do Norte Epitácio de Andrade Filho publicou um livro chamado A Saga dos Limões:  Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante. Na obra, Andrade Filho tece considerações sobre a relação entre a identidade negra da família dos Limões e sua importância no combate ao Cançaço no Rio Grande do Norte.

Em  um trecho do livro, o autor menciona Chico Mota e sua importância na reconstituição histórica do conflito entre as famílias Brilhante e Limão (p. 18):

O poeta paraibano Gil Hollanda, ouvindo o cancioneiro octogenário Chico Mota, conterrâneo catoleense de Alicio Barreto, apresentar nos versos da viola passagens do conflito dos brilhantes com os limões, retratados em Solos de Avena, consolidou algumas estrofes do seu cordel sobre Jesuíno e a família Limão: “Eram sete os irmãos/Da família dos Limões,/Ousados por natureza./Todos eram valentões,/Protegidos por políticos/Lá e outras regiões. E na estrofe seguinte passa a tratar de outro episódio do conflito: Além do furto, os Limões/Chico e Honorato Limão/Deram uma forte surra/Em Lucas Alves, irmão/De Jesuíno, na festa/Da Vila de Conceição.

Referência
ANDRADE FILHO, Epitácio de. A Saga dos Limões:  Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante. Natal: 2011.

ADENDO -  EPITÁCIO ANDRADE

Amigos José Mendes Pereira, William Felix Andrade, Luiz Dutra Borges Galego Vovô Aluísio Dutra de Oliveira, Geraldo Júnior, na foto, o registro da entrevista que consegui do senhor José Firmo Limão, aos 99 anos, no sítio São Francisco, zona rural de Catolé do Rocha/PB. 


Essa entrevista me ajudou a compreender que o cangaço dos brilhantes com os limões foi uma disputa pelo controle do incipiente comércio no Sertão. Essa história de Jesuíno saquear comboios para dar aos pobres é conversa da carochinha.

Para adquirir este livro entre em contato com o autor através deste endereço no facebook: https://www.facebook.com/epitacio.andrade.5

Fonte: http://chicomota.com
http://romulogondim.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS JOÃO ´COXÓ´

O cangaceiro "João Coxó", preso no ano de 1935 no local conhecido por "Brejão". Foi detido por membros da força volante de Garanhuns(PE), após um assalto cometido pelo bando de Lampião no povoado "Serrinha". 

Foto retirada do jornal Diário da Manhã(PE) - Edição de 04 de Agosto de 1935.

Créditos: Guilherme Velame Wenzinger

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2022/11/cangaceiros.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROBERTO GUILHERME.

 Por Wikipédia

Roberto Guilherme, nome artístico de Edward Guilherme Nunes da Silva (Ladário25 de maio de 1938 – Rio de Janeiro10 de novembro de 2022),[1] foi um atordublador e humorista brasileiro, conhecido pelo personagem Sargento Pincel do programa Os Trapalhões. Em 1957 concluiu o TIBaet, formando-se paraquedista militar com o número 3 098.[2]

Roberto Guilherme interpretou o Sargento Pincel por mais de trinta anos.[3] A identificação com essa personagem é tamanha que, em uma entrevista, afirmou que sua própria família lhe chamava de "Pinça".[3]

Na Turma do Didi, o Sargento Pincel contracenava com o Soldado 49, o Didi, personagem representado por Renato Aragão.

Faleceu em 10 de novembro de 2022, vítima de câncer.[4]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Guilherme

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUANDO A BANDA DE PÍFANO DE CARUARU TOCOU PARA LAMPIÃO E SEU BANDO

Por Fatos na História 

https://www.youtube.com/watch?v=2k8lWYL0Ra8&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

Um dos mais importantes, tradicionais e representativos grupos musicais do Nordeste do Brasil é sem dúvida alguma a Banda de Pífano de Caruaru. Quis o destino que um dia estes músicos tocassem para ninguém menos que Lampião e seu bando... Referências: ."O ENCONTRO DE LAMPIÃO E A BANDA DE PÍFANO DE CARUARU", por Rostand Medeiros .TOK DE HISTÓRIA Imagens: .Site TOK DE HISTÓRIA .Benjamin Abrahão C. Botto .Internet

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CRESCIMENTO

Clerisvaldo B. Chagas, 10 de novembro de 2022

Escritor símbolo do sertão Alagoano

Crônica: 2.797

Numa caminhada breve por alguns pontos de Santana, fomos conversando com pessoas de outras cidades e dos sítios santanenses, sempre recebendo a admiração de “como Santana está grande!”. Naturalmente respondíamos a essas exclamações concordando o crescimento em algumas regiões da cidade. Mas, desta feita não apontamos lugares específicos, simplesmente porque Santana cresceu mesmo por todos os bairros. A expansão atual é para o norte, sul, leste e oeste.  Como a cidade está crescendo assustadoramente, podíamos antes até dizer sobre o comércio novo que ia acompanhando alguns desses bairros. Porém, hoje já não podemos falar assim, tudo está acompanhando tudo. Onde vai chegando o loteamento, chega com ele, o mercadinho, a farmácia, o salão, a escola e assim por diante.

NOVO LOTEAMENTO COLORADO II NA MARGEM ESQUERDA DA BARRAGEM (FOTO: B. CHAGAS).

Quase caíamos de costas com uma dessas surpresas, quando resolvemos transitar por novas estradas pavimentadas por trás do prédio do DNIT, no Bairro Camoxinga. Inúmeras e inúmeras casas novas, inclusive com primeiro andar, “invadiram” a antiga fazenda do saudoso Isaías Rego que vai desde a descida do Bairro Lajeiro Grande em direção ao rio Ipanema, até os fundos do DNIT, que havia sido loteada. Já mais abaixo desse loteamento, mais uma surpresa.  Outro gigantesco loteamento vizinho que vai das últimas casas construídas – inclusive muitos pedreiros trabalhando nessas casas - surgiu daí até às margens do rio, local da continuação da tão conhecida barragem.  É o loteamento do Colorado II, ainda limpo e promovendo suas vendas de terrenos.

Podemos apreciar na foto abaixo, o terreno do Colorado II, imediatamente abaixo do loteamento já ocupado de Isaías Rego. Na parte superior da foto, pedaço de muro de terreno já ocupado, o limpo da fotografia: Colorado aguardando compradores e, ao fundo da foto, extenso jardim de árvores craibeiras seguindo paralelamente o rio Ipanema que margeiam a barragem, leito seco no momento. O outro lado da barragem, margem direita, já é uma “nova” cidade com tantos prédios seguindo o rio em direção às nascentes. Assim ficou muito mais bela a saída de Santana rumo ao alto Sertão e Poço das Trincheiras. Não houve visita programada, mas sim, apenas uma olhada para a nova paisagem, infelizmente em hora imprópria para fotografias, quando a qualidade não é das melhores.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/11/crescimento-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ATOR ROBERTO GUILHERME, O SARGENTO PINCEL, MORRE NO RIO AOS 84 ANOS.

 Por Bia Rónai, Roberta Pennafort e Rafael Nascimento de Souza, TV Globo e g1 Rio


Morre o ator Roberto Guilherme, o Sargento Pincel
Ativar som

Morre o ator Roberto Guilherme, o Sargento Pincel

Conhecido pelo papel marcante e irreverente do Sargento Pincel, em "Os Trapalhões", da TV Globo, o ator Roberto Guilherme, de 84 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro. O artista, que também era dublador, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul.

A informação foi confirmada pela família do artista e também por Lilian Aragão, mulher de Renato Aragão. Pinça, como também era carinhosamente chamado, lutava contra um câncer havia alguns anos. Ele estava na segunda fase da quimioterapia contra a doença.

Roberto Guilherme deixa a esposa, Sheila Nunes, com quem estava casado há 56 anos, e os filhos Willian e Valeska.

O Sargento Pincel contracenava com o Soldado 49, interpretado por Renato Aragão. A careca, que virou sua marca registrada, surgiu no programa, com o ator tendo os cabelos raspados em uma esquete humorística.

LEIA TAMBÉM

Roberto Guilherme ficou eternizado na pele de Sargento Pincel — Foto: Blenda Gomes / TV Globo

Roberto Guilherme ficou eternizado na pele de Sargento Pincel — Foto: Blenda Gomes / TV Globo

Vida e carreira


O artista, que foi batizado como Edward Guilherme Nunes da Silva, nasceu em Ladário (MS), em 25 de agosto de 1938. O nome Roberto foi uma homenagem feita ao cantor Roberto Carlos.


Antes de se mudar para o Rio de Janeiro, aos 8 anos de idade, ele morou em Natal (RN). Aos 11 anos, começou a trabalhar em uma loja que fazia e consertava tamancos. Aos 14, passou a jogar futebol profissionalmente, como ponta-esquerda, no Vasco da Gama.


Quatro anos depois, ele se alistou no Exército e se tornou paraquedista. No entanto, não abandonou o futebol. Ele chegou a disputar partidas pela Seleção Brasileira Militar de Futebol ao lado de Pelé. Representando o Brasil, Roberto Guilherme disputou partidas nos Estados Unidos, na Inglaterra, no Panamá, e na Colômbia, e foi campeão sul-americano na categoria.

Morre Roberto Guilherme, sargento Pincel de Os Trapalhões — Foto: Reprodução/Instagram

Morre Roberto Guilherme, sargento Pincel de Os Trapalhões — Foto: Reprodução/Instagram

Ainda no Exército, ele escreveu uma peça de teatro amador encenada no Olaria Atlético Clube, na Zona Norte do Rio. Mas um dia um ator faltou, e Guilherme acabou o substituindo. Um produtor viu a peça, e convidou Roberto Guilherme para trabalhar na TV Rio.


Em 1963, ele foi para a TV Excelsior, onde conheceu Renato Aragão, o Didi. Eles contracenaram pela primeira vez no humorístico "Um Dois, Feijão Com Arroz" (1965), que ainda tinha no elenco Dedé Santana, Dary Reis e Átila Iório.


Renato Aragão lamenta morte de Roberto Guilherme
--:--/--:--

Renato Aragão lamenta morte de Roberto Guilherme

Depois, o ator passou a fazer parte do elenco fixo de "Adoráveis Trapalhões", que tinha como astros principais Didi, Ted Boy Marino, Ivon Cury e Wanderley Cardoso.


Com o mesmo elenco, também atuou em "Os Legionários" (1965), onde interpretava um militar que não tinha nome, mas era o embrião do Sargento Pincel. Na Excelsior, ele ainda atuou no programa de aventuras "002 Contra o Crime" (1965) e na novela infanto-juvenil "A Ilha do Tesouro" (1966).


Da Excelsior, Roberto Guilherme foi para a TV Record, onde viveu o Sargento Pincel pela primeira vez, no programa "Quartel do Barulho" (1966). Depois, passou a fazer dupla com Renato Aragão no programa "Praça da Alegria", ainda na Record.


A convite de Wilton Franco, Roberto Guilherme retornou à Record para trabalhar no programa "Os Insociáveis" (1971-1974), que reunia no elenco Didi, Dedé, Mussum e a cantora Vanusa.


Em 1969, o ator foi para a TV Tupi, trabalhar com Costinha no programa "Do Que Se Trata" (1969). E ao lado de José Santa Cruz formou a dupla Jojoca e Xexéu, que fez muito sucesso no programa "Telecentral do Riso". Roberto Guilherme era Xexéu, um valentão que usava da ingenuidade de Jojoca para aplicar golpes e conquistar as garotas.


Em 1975, a trupe foi para a Tupi, e Zacarias passou a ser o quarto integrante do quarteto. Surgia "Os Trapalhões". Roberto Guilherme também fazia parte do programa, com personagens de apoio. O programa ficou no ar até 1976. Na Tupi, Roberto Guilherme também fez parte do programa jornalístico "Abertura", idealizado por Fernando Barbosa Sobrinho.


Em 1980, o ator chegou a fazer teste para interpretar o palhaço Bozo, no SBT, mas perdeu a vaga para Wandeko Pipoca. Em 1981, Guilherme foi para a TV Globo, onde participou de programas como "Viva o Gordo" e "Balança Mas Não Cai".


No entanto, foi no retorno de "Os Trapalhões", que ficou na memória do público. Entre 1982 e 2013, atuou em diversos projetos liderados por Renato Aragão, inclusive "Os Trapalhões em Portugal" (1995-1997), produzido pela SIC (televisão portuguesa).


Em 2015, entrou para o 'Zorra', onde permaneceu até 2017. Seus últimos trabalhos na televisão foram 'Treme Treme' e 'Dra. Darci', em 2018, ambos no Multishow. No cinema, Roberto Guilherme atuou em mais de uma dezena de filmes, a maioria deles ao lado dos Trapalhões.


https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/11/10/ator-roberto-guilherme-o-sargento-pincel-morreu-no-rio-aos-84-anos.ghtml


http://blogdomendesemendes.blogspot.com