Por José Di Rosa Maria
Poema Regravado: Saudades de Celesmá: Autor: José Di Rosa Maria Violas: Antônio Domingos & José Di Rosa Maria
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por José Di Rosa Maria
Poema Regravado: Saudades de Celesmá: Autor: José Di Rosa Maria Violas: Antônio Domingos & José Di Rosa Maria
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por José Mendes Pereira
.jpg)
.jpg)

.jpg)

Por Robério Santos
Vamos transcrever? Preciso da ajuda de vocês. Ah, esta oração estava na Grota do Angico em um bornal, notem que tem sangue. Acervo: Robério Santos.
†
Beata (ou Biata /
Riata) Sancta Catarina Clara,
como o sol tremoza
(ou tremulosa),
com as estrelas em
estradas com os campos (talradas? talhadas? trilhadas?).
Deos (Deus) não lhe
deo (deu) as poder (ou os poderes) di pai (ou di rei) em garra (graça),
a bem (ou além) sem
homem ver,
sem milha (ou minha)
bandeira.
A bandeira mares i
(e) vento, pau i (e) pedra, i (e) sombra,
i ponta de taga
(faca) i fixo (fogo),
muros i presença a
sim (assim).
Eu Tabiliço (ou
habilito) a fandarei (ou bandeirei / entregarei)
o coração dos meus
inimigos e meus inimigos (repetição intencional ou erro de cópia),
chora (ou chorem) las
(as) perançam (esperança)
em sadade (saudade)
de me ver.
A. E. (iniciais da
pessoa) nas deas (ou nas mãos de Deus) Senhor,
São caro (ou se
encarregue) de Mezericordia (Misericórdia).
Amem (Amém).
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Valdir José Nogueira de Moura.
Por Rangel Alves da Costa
Faltando 25 dias para o início do Cariri Cangaço Poço Redondo 2025, a situação deplorável em que se encontram os Marcos Históricos do Cangaço deveria ser de urgente preocupação da prefeitura municipal, organizadora do evento, Além da falta de preservação, da falta de pintura e de gestão dos espaços históricos, no Maranduba até a placa de um Marco foi arrancada e ainda não substituída.
No Marco de Canário (logo pertinho da cidade) o suporte de cimento que sustenta a placa ainda não caiu por causa de uma viga situada logo atrás, além de que destruíram a fechadura e assim continua. E assim a situação por todo lugar, e faltando tão pouco tempo para um evento tão importante e divulgado por todo lugar. Creio que a organização do evento deveria estar mais atenta para a situação, até por que muitos destes Marcos Históricos farão parte do roteiro de visitações, e não seria decente que os apreciadores da história do Cangaço encontrem tais locais apenas como velharias abandonadas.
Registro aqui tal alerta em nome “do nome” de Poço Redondo, vez que não faço parte da organização do evento e sequer fui convidado para qualquer reunião sobre o mesmo. Estive à frente do sucesso que foi o Cariri Cangaço 2018, mas agora é como se eu não soubesse mais de nada e nenhuma contribuição pudesse dar aos eventos históricos e culturais de Poço Redondo. Por esta e outras não participarei do evento e não aceitarei visitações nem no Memorial Alcino Alves Costa nem na Casa de Pedra. Tudo fechado.
Por Rangel Alves da Costa
Por esta porta o Coronel João Maria de Carvalho da Serra Negra entrava assim que chegava à sede da Fazenda São Clemente, uma de suas muitas propriedades nas vizinhas povoações de Serra Negra da Bahia e Poço Redondo, no sertão sergipano. Chegava sempre em lombo de formoso alazão, e assim que descia da sela logo gritava para que sua rede fosse estendida ali no alpendre, e no mesmo passo entrava pela porta em busca de água de pote. Eita água boa! Repousava sem imaginar que a porta ali pertinho logo seria testemunho de um dos episódios mais horrendos de toda a história do Cangaço. Ali no batente da porta (que desde muito sumiu), no mesmo local onde minhas “aprecatas” estão pisando, um inocente de pouco juízo chamado Zé Bonitinho, teve a cabeça decepada pelos cangaceiros comandados por Gato, na famosa Chacina do Couro, no ano de 32 em Poço Redondo. Depois de já terem matado cinco sertanejos mais atrás, os cangaceiros simplesmente ordenaram que Zé Bonitinho deitasse com a cabeça no batente. O inocente rapaz, de pouco juízo, foi logo deitando. E no instante seguinte sua cabeça já estava separada do corpo. A porta continua lá, o velho batente tomou um fim que ninguém sabe, mas a história já disse que não sai daí de jeito nenhum, nem que chegue Lampião, Gato, Zé Baiano, e o escambau...
https://www.facebook.com/rangel.alvesdacosta
http://blogdomendesemendes.blogspot.com