Seguidores

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

ESCRITOR ANTÔNIO AMAURY NA GROTA DE ANGICO - PARTE I

 Por Adauto Silva

https://www.youtube.com/watch?v=4RysaBaIou0&t=735s&ab_channel=AdautoSilva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESCRITOR ANTÔNIO AMAURY NA GROTA DE ANGICO PARTE II

 Por Adauto Silva

https://www.youtube.com/watch?v=4TI29YRI-Rk&t=423s&ab_channel=AdautoSilva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DURVAL ROSA LEVOU A VOLANTE AO COITO DE ANGICO LOCAL MORREU LAMPIÃO.

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=sxdAklNLvdg&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Durval Rosa irmão de Pedro de Candida fala sobre Antonio Jaco, João Bezerra e um poco sobre o combate de Angico. O vídeo esta escuro porque faltou energia na cidade durante a gravação.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO RESPEITADO E ODIADO NA BAHIA

Por kinko Peregrine
https://www.youtube.com/watch?v=NlAum8qIQMU&ab_channel=KinkoPelegrine

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITANDO O LOCAL ONDE FICAVA A CASA DO CORONEL ZÉ PEREIRA EM SERRA TALHADA - PERNAMBUCO.

Por Cangaçologia 

https://www.youtube.com/watch?v=8Oh5WE0Dstw&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Uma visita ao exato local onde ficava a casa do coronel Zé Pereira na cidade de Serra Talhada no estado de Pernambuco. No local havia a casa que o coronel morou após retornar para a região, depois de uma longa peregrinação imposta por inimigos oriundos da Guerra de Princesa. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


SÍTIO SACO DOS CAÇULAS - ANTIGO COITO DE LAMPIÃO

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=GIYM1IUtlIY&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Pertencente na época ao município paraibano de Princesa o Sítio Saco dos Caçulas, cujo dono era o célebre Marcolino Pereira Diniz, foi um importante ponto de apoio para Lampião e seus homens entre os anos de 1922 e 1924 e também foi nessas terras que o valente e perigoso cangaceiro Meia-Noite I foi executado. A amizade entre Lampião e Marcolino Pereira proporcionava ao cangaceiro e ao seu bando um local propício para descansar e traçar planos para suas investidas pelos sertões. Um local que parece ter parado no tempo por guardar ainda hoje as mesmas características da época em que cangaceiros, jagunços e coronéis frequentavam suas terras. Conheçam. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesaemendes.blogspot.com

RASTEJADORES - HOMENS-CHAVES DAS VOLANTES POLICIAIS NO COMBATE AO CANGAÇO. PARTE I.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=mcmVfDRj968&t=247s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

DOCUMENTÁRIO: RASTEJADOR, SUBSTÂNTIVO MASCULINO. Origem: Canal Thomaz Farkas. Sinopse: Relato de um rastejador, que ajudava as volantes a encontrar rastros dos cangaceiros na caatinga e seus conhecimentos para sobreviver neste ambiente. Batista e Joaquim Correia Lima são profissionais que trabalharam como rastejadores, pessoas dedicadas a caçar animais e que posteriormente foram usadas para rastrear pessoas, servindo como fiel e eficiente auxiliar nas volantes, durante o movimento do cangaço no nordeste brasileiro. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Data e local de produção Ano: 1969 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP Certificados Certificado de Produto Brasileiro: B0600502100000 de 28.04.2006. Data e local de lançamento Data: 1972.08.28 Local: Rio de Janeiro Gênero: Documentário. Termos descritores: Caça; Agricultura; Nordeste; História; Fazenda; Igreja Católica Descritores secundários: Alimentação; Cangaço. Termos geográficos: Santa Brigida - BA. Produção: Produção: Farkas, Thomaz. Produção executiva: Pallero, Edgardo; Muniz, Sergio. Distribuição: Companhia(s) distribuidora(s): Difilm - Distribuição e Produção de Filmes Brasileiros Ltda. Argumento/roteiro: Roteiro: Cinema de Cordel Pesquisa: Muniz, Sérgio Direção: Direção: Muniz, Sérgio Assistência de direção: Trevisan, João Silvério Fotografia: Direção de fotografia: Farkas, Thomaz. Assistência de câmera: Trevisan, João Silvério Som: Som direto: Lopes, Sidnei Paiva Montagem Edição: Muniz, Sérgio. Assistente de montagem: Machado, Maria Alice. Dados adicionais de música: Instrumentista: Calunga, Antonio - berimbáu de bôca. Locação: Nordeste. Identidades/elenco: Batista Lima, Joaquim Correia Narração: Bastos, Othon.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AO VIVO! LAMPIÃO E O TIRO NO PÉ !

Por Cariri Cangaço
https://www.youtube.com/watch?v=KiqsiDdxRqY&ab_channel=CaririCanga%C3%A7o

HOJE AO VIVO no canal do Cariri Cangaço ; O episódio que quase mudou os rumos da historia do Cangaço: LAMPIÃO E O TIRO NO PÉ , Manoel Severo recebe Clênio Novaes e Geraldo Ferraz para mais um AO VIVO sensacional. Vem com a gente, basta clicar no link a seguir:

O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne alguns dos mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo e correlatos ao sertão e ao nordeste, do Brasil, configurando-se em seu décimo ano de realização, como um dos maiores e mais respeitados eventos do gênero no país. Nosso desejo é trazer até você um pouco desse conjunto do "Universo Cariri Cangaço"; os principais temas discutidos, os cenários onde tudo aconteceu, as cidades protagonistas desta saga, os personagens marcantes e tudo o mais que fazem da memória e da historia de nosso sertão nordestino um capítulo todo especial. Dessa forma o Canal do YouTube do Cariri Cangaço se une às nossas plataformas digitais: Blog, Facebook e Instagram, num grande movimento de fortalecimento de nossa história , cultura e tradições.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMEMORAÇÃO...

 Por Relembrando Mossoró

Nesta quarta-feira (13), Dom Mariano Manzana, nosso Bispo Diocesano, celebra seu aniversário natalício.

Parabéns, Dom Mariano Manzana!

Que Deus o abençoe com muita saúde, perseverança e coragem para anunciar a Palavra de Deus ao mundo!

Aniversário natalício- 13.10. 1947

Início do ministério na Diocese de Mossoró- 17. 10. 2004

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEGUSTANDO SERTÃO

 Clerisvaldo B. Chagas, 13/15 de outubro

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.596

Muitas iguarias tradicionais do Sertão, desapareceram definitivamente, outras retornaram aos poucos para matar a saudade dos apreciadores do que é bom. Culinária sertaneja, rica em comidas de origens africanas, indígenas, juntamente com a portuguesa, são delícias nordestinas. A fuba, chamada por nós sertanejos, é a massa do milho para fazer o cuscuz. Já o fubá é o milho triturado, em pó que se come com açúcar. Desapareceu da nossa cidade o cidadão que vendia fubá numa panela enorme pelas ruas da cidade. Panela à cabeça, calado, mas os clientes já sabiam. Onde está o fubá? Precisamos de fubá. O xerém também foi desaparecendo das feiras, das ruas, e só se encontra em pacotes industrializados. O xerém da roça era feito moído em pedra-mó.

Mas ressurgiu nas ruas da cidade, o vendedor de mungunzá. Carroça de mão e utensílios acoplados haja a gritar: Ui-ui! Ui-ui! E o povo cerca o carrinho a pedir um copo de chá-de-burro, com também é chamado por aqui o mungunzá. Mas, na feira de Santana também está de volta essa delícia africana. Uma senhora da zona rural, especialista em tapioca gigante, tem ao lado da sua banca, uma filha que está iniciando a venda do mungunzá. Ela pede aos clientes que classifiquem a iguaria porque está fazendo testes. Mas os seus testes já estão sendo aprovados com nota máxima e vamos viciando no chá-de-burro da morena sertaneja. Quer dizer, seu café está garantido aos sábados com a tapioca e o mungunzá de mãos ruralistas.

A propósito, o mungunzá, além do chamado milho branco desolhado, leva ainda leite, leite de coco, leite condensado, cravo e canela em pau. Ah, feira de Santana! Se queremos implementar mesmo o turismo, precisamos lembrar também da nossa culinária esquecida, incentivá-la para trazermos de volta definitiva as guloseimas que deliciam o turista e a nós mesmos. Essas tradicionais guloseimas estão sempre presentes no povoado Pé-Leve, além de Arapiraca, na própria capital do fumo que preserva a tradição e na rodovia da Barra Nova, em Marechal Deodoro.

Vamos passear no Sertão, gente!

Boca cheia e pança estourando, Ave!

MUNGUNZÁ (IMAGEM: SIMEONI/GLOBO)

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/10/degustandosertao-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com