Seguidores

terça-feira, 24 de setembro de 2019

PUNHAL QUE PERTENCEU AO CANGACEIRO SOFREU

Por Guilherme Machado

Punhal que pertenceu ao Cangaceiro Sofreu, ganhei de presente do seu José Teles de Andrade! O popular Zé Dionísio Irmão do Cangaceiro Sebastião Teles “ O Sofreu” o Seu Zé Dionísio vive e mora na cidade de Paripiranga na Bahia. 

Guilherme Machado e Zé Dionísio irmão do cangaceiro Sofreu

Muito bate papo sobre o Cangaço em Paripiranga depois de tomar uma xícara de café feito na hora por sua esposa. Zé Dionísio falou do ingresso de seu Irmão sofreu no bando de Ângelo Roque o Labareda... O punhal hoje faz parte do acervo do Portal do Cangaço de Serrinha Bahia.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO NOVO NA PRAÇA!


O livro é dividido em duas partes, sendo que a primeira, trata da vida de Isaías Arruda, a segunda, sobre a sua morte e o que se deu depois. Nesse livro o Confrade João Tavares Calixto Júnior, caririense de Aurora no Ceará, que em sua formação acadêmica no sentido profissional é Professor Doutor na Universidade Regional do Cariri - URCA e também é membro de diversas agremiações culturais onde recentemente foi convidado para a Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço – ABLAC. É autor de diversos livros, conforme relação em sua biografia.

Pois bem, em "Vida e morte de Isaías Arruda - Sangue dos Paulinos, abrigo de Lampião" Calixto alcança ações do Coronel Menino com uma pesquisa profunda, como faz em seus demais escritos, trazendo o mundo do cangaço no Cariri Cearense, com nomes e ações de cangaceiros, que a maioria dos estudiosos da saga desconhece. Mostra ações dos diversos grupos de cangaceiros, inclusive o de Lampião com o famoso ataque à cidade de Mossoró, trazendo informes sobre outras autoridades mossoroenses que tiveram importância na defesa da cidade.

Calixto também traz fotografias raras de cangaceiros e de influentes políticos da região caririense, não deixando de expor fotos da família do Coronel Isaias Arruda, como a de sua bonita esposa.

Lemos nessa magnífica obra, que não pode faltar na biblioteca dos pesquisadores, a vida curta, porém influente e repleta de casos, de um Coronel sertanejo que atuou na política cearense, com ecos nos jornais de todo o país e que conquistou a patente na força da valentia e armas.

Tomou a prefeitura à bala, foi o primeiro Prefeito Eleito de Missão Velha e ficou conhecido como grande empreendedor. Tratado como Coronel até aos 28 anos de idade, quando foi morto a balaços por dois membros da família Paulino.

O livro merece estar em destaque nas nossas bibliotecas.

Parabéns Confrade João Tavares Calixto Júnior!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CRIADO GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO - GECAPE, TENDO COMO PATRONO O CARIRI CANGAÇO

Por Manoel Severo
Mesa Solene de Criação do GECAPE

O auditório da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco; no bairro de Santo Amaro, no Recife; anfitrionou pesquisadores e admiradores da temática cangaço para a solenidade de criação do GECAPE-Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco. Superando todas as expectativas o momento marcou o encontro de pesquisadores e escritores de todo o estado pernambucano como também de estados vizinhos.

A solenidade teve na presidência da mesa o curador do Cariri Cangaço; Manoel Severo Barbosa; que ato contínuo convidou também para compor a mesa solene os pesquisadores, Dr Frederico Pernambucano de Melo, Narciso Dias, Aderbal Nogueira, Geraldo Ferraz, Luiz Ruben, Itamar Baracho e Wasterland Ferreira.
o
Manoel Severo e Frederico Pernambucano de Melo
Conselheiros Cariri Cangaço; Professor Pereira, Emanuel Arruda, Manoel Serafim, Valdir Nogueira, Manoel Severo, Geraldo Ferraz, Luiz Ruben, Antonio Vilela, 
Narciso Dias e Junior Almeida
Manoel Severo e Itamar Baracho

Nas palavras de saudação e boas vindas aos convidados, o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, ressaltou a grande honra do "Cariri Cangaço ser o Patrono deste valoroso GECAPE" e disse mais, confirmando a certeza do sucesso do mesmo "a partir da credibilidade, seriedade, dedicação e zelo de seus fundadores responsáveis; como o Luiz Ruben, o Wasterland Ferreira e o Itamar Baracho" concluindo:" A tarde de hoje mais uma vez consolida a força de integração do que nos acostumamos a chamar no nosso Cariri Cangaço da verdadeira alma nordestina, com a presença amigos de todo o estado pernambucano, e de estados vizinhos, uma grande demonstração de apoio e solidariedade".

Ainda fizeram uso da palavras os pesquisadores; Narciso Dias, representante do GPEC;   Aderbal Nogueira, representante do GEEC; Geraldo Ferraz, da ABLAC e os reapresentantes fundadores do GECAPE, Luiz Ruben, Wasterland Ferreira e Itamar Baracho. Para Narciso Dias:"É muito importante testemunharmos a criação de mais um responsável grupo de estudos, desta vez no estado de Pernambuco, podem contar conosco do GPEC, da Paraíba, estaremos juntos!"

 Narciso Dias e o apoio do GPEC.
 Aderbal Nogueira representou o GECC
 Geraldo Ferraz representou a ABLAC
Luiz Ruben, um dos fundadores do GECAPE

Luiz Ruben; fundador do GECAPE e Conselheiro Cariri Cangaço; afirmou a grande satisfação em receber o grande público presente na solenidade:"A ideia era ter uma reunião mais simples, em minha própria residencia, com no máximo 10 pessoas, mas a partir da grande articulação do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, acabamos tendo essa grande festa, diria até, vivemos hoje mais um Cariri Cangaço".
p
Wasterland Ferreira 
Itamar Baracho

Já Wasterland Ferreira comentou a "enorme emoção em compartilhar esse grande momento com amigos pesquisadores de todo o Brasil", e Itamar Baracho revelou os grandes desafios que virão:"Agora teremos muitos desafios e juntos haveremos de enfrentar e vencer, se preparem!".
l
Pesquisadores lotaram as dependências da Biblioteca Publica de Pernambuco


Manoel Severo  coordenou a entrega de Homenagens do Cariri Cangaço

Um dos momentos altos da solenidade foi a entrega dos Diplomas de Amigo do Cariri Cangaço aos pesquisadores Wasterland Ferreira e Itamar Baracho, fundadores do GECAPE. "Hoje o Cariri Cangaço homenageia o destemor e a dedicação, tanto de Wasterland como do Baracho, a partir da iniciativa de criação do GECAPE, para nós; os pernambucanos do Conselho do Cariri Cangaço; foi um honra prestar essa homenagem" falou Manoel Serafim, Conselheiro Cariri Cangaço da cidade pernambucana de Floresta. 

 Manoel Severo e Frederico Pernambucano de Melo
 Cariri Cangaço homenageia Wasterland Ferreira
 Wasterland Ferreira recebe o Diploma do Conselheiro Cariri Cangaço, Geraldo Gerraz
Conselheiro Cariri Cangaço Luiz Ruben entrega Diploma a Itamar Baracho

Ainda dentro da solenidade o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, passou às mãos do pesquisador e escritor Frederico Pernambucano de Melo, a Comenda do Mérito Cultural e Histórico do Cariri Cangaço. "Hoje o Cariri Cangaço presta essa justa homenagem ao Dr Frederico Pernambucano de Melo, em reconhecimento ao conjunto de sua Obra e por toda importante contribuição ao estudo e pesquisa da temática cangaço" falou Manoel Severo.

Manoel Severo e Paulo Britto entregam a Comenda do Cariri Cangaço 
a Frederico Pernambucano de Melo
Paulo Britto saúda Frederico Pernambucano em nome do Cariri Cangaço

Por fim o Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço, com o apoio de várias entidades, entregou aos fundadores do GECAPE um Diploma celebrando essa importante data. Foram signatários do Diploma a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, a Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço e os Grupos; Paraibano de Estudos do Cangaço e o Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.  

 Manoel Severo em nome do Cariri Cangaço e Instituições signatárias 
homenageia o GECAPE
Geraldo Ferraz, Narciso Dias, Itamar Baracho, Wasterland Ferreira, 
Aderbal Nogueira e Luiz Ruben
Sandra Veríssimo
Sandra Veríssimo e André Maia
André Maia

Ainda dentro da tarde solene fizeram uso da palavra os representantes da Biblioteca Pública de Pernambuco; Sandra Veríssimo e André Maia; também responsáveis por uma exposição sobre a temática cangaço, no hall de entrada da Biblioteca, com exemplares de livros, revistas, artesanato em couro, barro, dentre outros apetrechos ligados à temática.

Finalizada o momento solene do lançamento do GECAPE, Manoel Severo, convidou para iniciar sua conferência sobre o "Ciclo Histórico do Cangaço", o pesquisador Frederico Pernambucano de Melo, que por mais de uma hora fez uma minuciosa explanação sobre os movimentos de colonização do nordeste, suas implicações, a formação do homem sertanejo, os principais conflitos armados até chegar ao cangaço e as várias e fortes interligações entre todos esses movimentos.


Frederico Pernambucano de Melo e a conferência: "O Ciclo Histórico do Cangaço"
Conselheiro Cariri Cangaço, Jorge Remígio
 Escritora Luma Holanda presenteia Frederico Pernambucano 
com seu livro sobre Jesuíno Brilhante
o
Após a conferência do Dr Frederico Pernambucano de Melo foi aberto o debate com a participação de vários pesquisadores convidados,quando forma abordados vários temas, como: A questão do fornecimento de armas ao cangaço, a questão da alimentação  medicina na época do cangaço, a estética e o modos de vida dos cangaceiros, Virgulino estrategista, dentre muitos outros temas. O proveitoso e oportuno debate ocupou mais uma hora da solenidade.


Célia Maria e Quirino Silva na apresentação artística no GECAPE 
 o
Seguindo a programação de lançamento do GECAPE, Manoel Severo convidou a todos para a apresentação cultural do casal Quirino Silva e Célia Maria para logo após, encerrar a solenidade com o lançamento do mais novo livro do pesquisador Voldi Ribeiro: "Lampião e o Nascimento de Maria Bonita".
o
 Luiz Ruben, Manoel Severo, Voldi Ribeiro, Frederico Pernambucano e Quirino Silva
Paulo Filho, Paulo Britto e Benner Britto
Ingrid Rebouças e Célia Maria
Luiz Ruben, Manoel Severo, Voldi Ribeiro e Frederico Pernambucano
Frederico Pernambucano e Jorge Remígio

"A homenagem do Cariri Cangaço do Brasil, na pessoa do presidente da insigne instituição, Manoel Severo Barbosa, à minha pessoa, durante o evento de lançamento do GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco, realizado ontem, 21 de setembro de 2019, no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, em Recife me deixou muito honrado. Muito obrigado ao Conselho Curador Alcino Alves Costa; muitíssimo obrigado, meu amigo, confrade e presidente Manoel Severo; muito obrigado à toda Família Cariri Cangaço.Avante, sempre!" Fala um emocionado Wasterland Ferreira, um dos fundadores do GECAPE.

Ingrid Rebouças e Manoel SeveroM
Grande tarde de lançamento do GECAPE
Ingrid Rebouças

A solenidade de lançamento do GECAPE na cidade do Recife, marcou a forte participação da comunidade de pesquisadores do estado, como também de estados vizinhos. O destaque ficou para a participação efetiva do Conselho Consultivo Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço; patrono do GECAPE; estiveram presentes 12 Conselheiros do Cariri Cangaço, sendo: Manoel Severo, Narciso Dias, Jorge Remígio, Emmanuel Arruda, Professor Pereira, Manoel Serafim, Junior Almeida, Antônio Vilela, Quirino Silva, Valdir Nogueira, Geraldo Ferraz e Luiz Ruben.

Manoel Severo e Zenon Pereira
Aderbal Nogueira, Verluce Ferraz e Manoel Severo
 Manoel Severo, Sandra Veríssimo e Luiz Ruben
Quirino Silva, Manoel Severo, Luiz Ruben, Ângela, Voldi Ribeiro, Vilela, Geraldo Ferraz, Junior Almeida e Célia Maria
André Maia, Manoel Severo e Geraldo Ferraz
Paulo Filho, Paulo Britto, Manoel Severo, Luiz Ruben e Benner Britto 
Célia Maria e Manoel Severo

Um dos pontos diferenciados com relação ao GECAPE sem dúvidas é o processo de criação de seu escudo e flâmula; um desses processos está sendo desenvolvido pelo pesquisador Dantas Suassuna, que já disponibilizou os rascunhos, contendo os preciosos sinais da maravilhosa arte armorial, simbolo inconteste da cultura pernambucana e herança de seu pai, Mestre Ariano Suassuna.

Rascunhos do escudo e flâmula do GECAPE, criação de Dantas Suassuna

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo ressalta a grande participação de amigos de várias cidades que vieram ao lançamento do GECAPE: "Sem dúvidas mostra o tamanho da força de Pernambuco e a imensa credibilidade de seus fundadores; Luiz Ruben, Baracho e Wasterland; todos ficamos muito felizes com a participação dos amigos que acolheram nosso convite, ter aqui representantes da Paraíba, Ceará além dos amigos de Pernambuco foi uma festa."

Manoel Severo recebe o pesquisador Frederico Pernambucano de Melo

Tendo a frente um quarteto de ouro; pesquisadores; Luiz Ruben Bonfim, Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC; o pesquisador e professor Itamar Baracho;  o pesquisador Wasterland Ferreira,membro  da SBEC e Geraldo Ferraz; Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC ; além de outros ilustres pesquisadores,escritores e admiradores da temática, o GECAPE já nasceu com a força do estado pernambucano; um dos mais ricos em memória, tradição e cultura, 
de todo nosso Nordeste. 


Paulo Britto, Zé Alves, Emanuel Arruda, Manoel Severo, Mabel Nogueira, Rubelvan Lira
Ingrid Rebouças e Ângela
Antônio Vilela
Manoel Severo, Zenon Pereira, Valdir Nogueira, Jorge Remígio e Junior Almeida
Zé Alves, Manoel Severo e José Lopes Tavares
Manoel Severo e Wanessa Campos

Dentre as presenças na solenidade, os pesquisadores Manoel Severo e Ingrid Rebouças, Itamar Baracho, Wasterland Ferreira, Luiz Ruben e Ângela, Geraldo Ferraz, Frederico Pernambucano, Paulo Britto, Paulo Filho e Benner Britto, Manoel Serafim, Junior Almeida, Valdir Nogueira, Antônio Vilela, Rubelvan Lira, Mabel Nogueira, Otávio Cardoso, Zé Alves, Divanildo, Wanessa Campos, Zenon Pereira, Zé Lopes Tavares, Joãozinho Pereira, Narciso Dias, Leonardo Gominho, Jorge Remígio, Jair Tavares, Luma Holanda, Professor Pereira, Bismarck Oliveira, Quirino e Célia Silva, Aderbal Nogueira, Voldi Ribeiro, Verluce Ferraz , dentre outros.

Manoel Severo, Frederico Pernambucano e Ingrid Rebouças
 Leonardo Gominho e Manoel Severo
 Voldi Ribeiro, Manoel Severo, Bismarck Oliveira e Luiz Ruben
 Manoel Severo, Wasterland Ferreira e Narciso Dias
Antônio Vilela e Frederico Pernambucano
Manoel Serafim e Manoel Severo
Wasterland Ferreira, Quirino Silva e Ingrid Rebouças
Manoel Severo e Antônio Vilela
Divanildo e o presente ao curador do Cariri Cangaço: Projeto Tartaruguita
Dra Ana, Divanildo, Manoel Severo, Eduardo e Manoel Serafim
Manoel Severo e Voldi Ribeiro
Ângela , Frederico Pernambucano e Luiz Ruben
Ingrid Rebouças e Mabel Nogueira
Jorge Remígio, Zenon Pereira e Valdir Nogueira
 Exposição Cangaço no hall de entrada da Biblioteca Pública de Pernambuco
Solenidade de Lançamento do GECAPE
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Recife-PE ,21 de Setembro de 2019 

http://blogdomendesemendes.blogspor.com