Seguidores

domingo, 18 de setembro de 2022

ATIROU EM VIRGOLINO E ERROU O TIRO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=juFJCLJPOKs&t=677s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Visita ao Poço do Negro, em Nazaré, local onde morou a família de Virgulino. Data: 14/01/2022 Para ajudar na reconstrução da casa do Poço do Negro faça sua doação pelo Pix (87)981201786 Identifique sua contribuição com o nome "Poço do Negro". Link desse vídeo: https://youtu.be/juFJCLJPOKs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ENCONTRA O TESOURO DE ZÉ BAIANO E SALVA UM VELHO DOENTE

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=F-iC3HWkaDU&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

No norte da Bahia, Lampião encontra um tesouro, este tesouro era do seu cangaceiro Zé baiano, e com a fortuna em dinheiro, Lampião salva a vida de um velho doente. mais uma vez o rei do cangaço mostrando a sua justiça.

Zé Baiano estava sendo perseguido por causa de sua fortuna, produto de rapinagem e extorsão ao longo dos anos, então um rapazinho vê o cangaceiro enterrar o dinheiro em 10 garrafões de vidro. veja o vídeo e entenda essa história maravilhosa.
SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS: https://www.youtube.com/channel/UCD8q... #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAULISTA - A HISTÓRIA DO CASARÃO E A MOAGEM DE CANA NA FAZENDA CONCEIÇÃO PAULISTA PARAÍBA.

 Por Sertão Mamoeiro

https://www.youtube.com/watch?v=8Sq0KHxPFxM&ab_channel=Sert%C3%A3oMamoeiro

Casarão antigo que pertenceu ao coronel José Avelino na fazenda conceição município de paulista paraíba foi construído em 1936 hoje esse casarão pertence ao senhor novinho Queiroga sendo Neto do capitão José Avelino vem mantendo as tradições na mesma região fazendo moagem de cana e criando gado.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORENO E CANDEEIRO E O COMBATE EM AROEIRA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=SF9sRb-40nQ&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Vídeo gravado com Moreno, por João de Sousa Lima, em Paulo Afonso (BA), com imagens de Ricardo Cajá em 2006.

Gravação com Candeeiro gravado por Aderbal Nogueira, em Calumbi (PE), em 1998. Os dois falam sobre o combate ocorrido em Aroeira. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Link desse vídeo: https://youtu.be/SF9sRb-40nQ

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO ANTÔNIO SILVINO SEQUESTRA UMA MOÇA EM JAMACARU NO CEARÁ.

 Por Lampião, Cangaço e Sertão

https://www.youtube.com/watch?v=m9h0Sdy43Xk&ab_channel=Lampi%C3%A3o%2CCanga%C3%A7oesert%C3%A3o

Todos sabem que o cangaceiro Antônio Silvino passou um tempo no estado do ceara. oque alguns não sabem e os crimes que Antônio Silvino praticou durante seu tempo de morada na terra do sol.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CAPITÃO LUIZ MARIANO DA CRUZ – MEMÓRIA DE UM HERÓI

Por Valdir José Nogueira...pesquisador/escritor

Há homens predestinados a deixar para a história, um legado de coragem, de sacrifício, de amor e vocação à causa pública, aliado à determinação de seus ideais, com uma fé inabalável em Deus.

O Legendário belmontense Capitão Luiz Mariano da Cruz encontrou nas décadas de 20 e 30 do século passado, um cenário desolador em decorrência do banditismo, que culminou com o aumento desordenado da criminalidade na região sertaneja. Intensificava-se naquela época o ciclo do cangaço, tempo difícil e inseguro para muita gente.

Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, realizando roubos, extorquindo dinheiro da população, sequestrando figuras importantes, além de saquear fazendas. Esses grupos eram integrados, na maioria das vezes, por jagunços, capangas e empregados de latifundiários (detentores de grandes propriedades rurais). Esse movimento está diretamente relacionado à disputa da terra, coronelismo, vingança, brigas de famílias etc.

São José do Belmonte, hoje a próspera cidade do sertão central de Pernambuco, sendo uma região de fronteira, despontava como um verdadeiro arraial nas hostes do cangaço, por aqui Lampião, o rei do cangaço, deixou também seu rastro de sangue, morte e destruição, quando junto a um numeroso grupo de cangaceiros no dia 20 de outubro de 1922, invadiu a cidade para eliminar o próspero comerciante Luiz Gonzaga Gomes Ferraz. Durante o ataque, os cangaceiros também sofreram a heroica resistência do destacamento de polícia local sob o comando do bravo sargento Sinhozinho Alencar (José Alencar de Carvalho Pires) que contou naquela difícil situação apenas com oito praças. E dentre esses soldados lutou bravamente o jovem Luiz Mariano da Cruz, na ocasião com 22 dois anos de idade.

Pertencente a uma das tradicionais famílias belmontenses, o capitão Luiz Mariano da Cruz nasceu na fazenda Cacimba Nova no dia 08 de dezembro de 1899, filho do Sr. Manoel Mariano de Menezes e de dona Maria Francisca de Jesus. Luiz Mariano, durante sua vida se destacou como um aguerrido policial na perseguição a Lampião e seu bando. Inicialmente, perseguiu-o no seu torrão natal, após, junto com o nazareno e lendário Tenente Manoel Neto, se embrenhou nas caatingas baianas e Raso da Catarina, onde teve dezenas de combates, tendo saído ferido em alguns, inclusive, tendo que se submeter a tratamento na cidade de Salvador, em face da periculosidade dos ferimentos sofridos. Na sua história militar, Luiz Mariano também foi delegado de polícia da cidade de Itabuna na Bahia e em Petrolina, Pernambuco.

O bravo e afamado soldado Luiz Mariano, já capitão reformado, volveu os seus olhos inteligentes para a produção nativa do catolé, existente abundantemente na lendária Serra do Catolé, localizada nos limites do município de São José do Belmonte, sua terra natal, com o Estado da Paraíba. Luiz Mariano comprava toda a produção de catolé aos moradores da região, e comercializava com a empresa Alimonda Irmãos S.A. na cidade do Recife (PE). Esta empresa, fundada no ano de 1930, dedicou suas primeiras três décadas, à produção de sabão. O catolé de São José do Belmonte era destinado para esse fim, diante da visão empreendedora do Capitão Luiz Mariano. O pó da palha do catolé era também comercializado com empresários da cidade de Salvador (BA), e destinava-se ao fabrico de vinis, na época os famosos “discos de 78 rotações”.

Quis o destino, que no dia 21 de maio de 1943, numa das suas costumeiras viagens de negócios, transportando uma grande carga de catolés de São José do Belmonte para o Recife, o caminhão tombou em Ipanema, município de Pesqueira (PE), causando a morte aos 42 anos de idade do bravo e inesquecível capitão Luiz Mariano da Cruz.

O mesmo foi casado em 1918 na cidade de Custódia – PE com Maria Bezerra (Liquinha). Desse casamento houve um filho o coronel José Mariano Bezerra (Zequinha), nascido no dia 14 de janeiro de 1928. Este senhor foi casado com Zuleima Ferraz Bezerra filha do coronel José Alencar de Carvalho Pires (Sinhozinho Alencar) e de Albertina Ferraz Alencar.

Porém, foi durante o combate contra o banditismo que o nome do Capitão Luiz Mariano ficou gravado na história. Durante esse período de terror, o capitão Luiz arregaçou as mangas, apurou crimes, prendeu bandidos, capturou bandos de cangaceiros e ladrões de cavalos, sem dispor à época, de armas, viaturas e helicópteros, enfrentando dificuldades de toda ordem. Dispunha na verdade, de seu velho “38” e de uma reduzida, mas eficiente equipe de policiais de sua irrestrita confiança. Mais das vezes sua viatura era o lombo de um bom cavalo, para as estradas batidas de poeiras e veredas do sertão. Foi um policial astuto e muito valente. Enfrentou todas as adversidades da natureza, como o surto de infestação de várias doenças tropicais, como as terríveis febres, sobrevivendo heroicamente. Foi um trabalhador incansável, um líder nato, um policial polivalente.

A cidade de São José do Belmonte no passado denominou uma de suas ruas com o nome deste grande vulto de sua história. Todavia hoje a maioria dos seus habitantes desconhece a trajetória deste bravo belmontense, policial de brio, homem honrado e probo, símbolo da concretização de um ideal, que certamente servirá de luz, como um farol, a guiar as futuras gerações de oficiais e praças da bicentenária e histórica Corporação que é a Polícia Militar de Pernambuco.

https://www.facebook.com/CoronelManoelDeSouzaNeto/photos/a.667138176679843/1626978177362500/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A HISTÓRIA TRISTE DE UM VELHO QUE PEDIU ESMOLA A LAMPIÃO HOMEM OU SANTO

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=HAVd9aiMOeo&t=77s&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Essa é uma história diferente, A História Triste de um Velho que pediu Esmola a Lampião, seria um Homem ou Santo? o fato é que Lampião e a sua cabrueira ficaram cismados e assustados com um ancião que apareceu do nada na beira do rio.

O velho dizia ser rico, porem não possuía nada, e pediu esmolas ao rei do cangaço, que lhe deu a esmola. Mas quis saber detalhes....
SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS: https://www.youtube.com/channel/UCD8q...

Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - O MASSACRE DA FAZENDA CANGALEIXO

Por Histórias da Vida Real 

https://www.youtube.com/watch?v=3zBL5SGs1_Q&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Veja o CANGAÇO O MASSACRE DA FAZENDA CANGALEIXO em terras baianas. aconteceu um massacre na fazenda Cangaleixo cometida pela força policial de segurança volante da Bahia e também por parte do bando de Lampião.

Essa tragédia aconteceu em terras do norte Baiano, mas precisamente na fazenda Cangaleixo. nesse local perderam a vida em confronto armado vários policiais e cangaceiros.

SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS: https://www.youtube.com/channel/UCD8q...

O COMBATE VITORIOSO ANTES DE CANUDOS

Por Contos do Cangaço
https://www.youtube.com/watch?v=oRwVHPmD1CQ&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 
 

TÚMULO DO TEN. ZÉ RUFINO....O MAIOR MATADOR DE CANGACEIROS

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

Nascido em 20 de Fevereiro de 1906, o jovem Osório de Farias era fascinado pela música tendo se tornado sanfoneiro muito novo.[1] Ele rapidamente ficou conhecido como um dos mais respeitados sanfoneiros da região.

Em muitos anos como um musicista ele foi apelidado de "José de Rufina", uma referência a sua mãe, Maria Rufina.

Logo seu apelido seria cunhado: Ele ficaria conhecido como Zé Rufino.

Já com muita fama, o sanfoneiro conheceria o temido cangaceiro Lampião, tendo chamado a atenção do mesmo, Rufino recebeu duas vezes o convite de juntar-se aos foras da lei comandados por Virgulino, ele rejeitou ambas propostas, ele sabia que rejeitando os convites do criminoso, jamais teria tranquilidade ao lado de sua sanfona.

Ele então se muda para a Bahia, com o objetivo de tornar-se oficial da Polícia Militar. Em alguns anos o ex-musicista tornara-se Tenente, carregando em suas mãos as mortes de dezenas de cangaceiros e criminosos ligados ao cangaço.

Em meados de 1938, o nome e a reputação do tenente já havia chegado nos ouvido de Lampião que decidiu tomar uma providência contra o policial, em julho daquele ano, o foragido da lei juntou seu bando, planejando por um fim a Zé Rufino.

Na manhã de 28 de julho, no entanto, enquanto Corisco se dirigia ao bando, foi alertado que Lampião havia sido executado pela tropa de João Bezerra da Silva, Corisco, agora cheio de raiva, jurou vingar seu chefe. Então, em agosto de 1938, matou, à sangue frio, Domingos Ventura e toda sua família.

Em 1940, com o cangaço já enfraquecido, Corisco e sua mulher, Dadá, decidem por sair da vida de cangaceiros e planejando sua fuga, buscando viver no anonimato. Enquanto passavam pela Bahia, eles se hospedaram na Fazenda Pacheco por certo tempo.

Com algumas informações, Zé Rufino descobre o lugar onde o casal de bandidos estavam escondidos. O oficial e sua tropa, no 25 de Maio de 1940, surpreenderam Corisco e Dadá, exigindo que eles se rendessem.

Os criminosos tentaram fugir, porém Dadá foi atingida na perna, e Corisco teve seu abdômen alvejado, vindo a falecer algumas horas após.[2]

Após a morte de Corisco, Zé Rufino ficou conhecido como o maior caçador de cangaceiros da História.

Aventuras na História. «DE SANFONEIRO A POLICIAL MILITAR: ZÉ RUFINO, O CAÇADOR DE CANGACEIROS». 15 de junho de 2020. Consultado em 23 de novembro de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=styggILGE-w&ab_channel=F%26PJERE-CULTURAREGIONAL

Tok de História. «A ENTREVISTA DE GLAUBER ROCHA COM ZÉ RUFINO, O MATADOR DE CORISCO». 21 de janeiro de 2012. Consultado em 23 de novembro de 2020.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com