Seguidores

domingo, 4 de junho de 2023

EM 01 DE JUNHO DE 2006

 Por Relembrando Mossoró

Luiz Cavalcante Filho

Faleceu aos 68 anos de idade, um dos mais antigos funcionários do Jornal O Mossoroense, Luiz Cavalcante Filho, bisneto do fundador do Jornal, Jeremias da Rocha Nogueira. 

Luizinho como era chamado pelos mais íntimos, casou-se duas vezes, a primeira com Salete, do qual tiveram dois filhos e a segunda foi Socorro. Era filho de Luiz Tavares Cavalcante e dona Dulce da Escóssia Cavalcante; tendo nascido na cidade de Mossoró, no dia 02 de janeiro de 1938. 

Começou sua vida escolar no Grupo 30 de Setembro, depois passou para o Ginásio Santa Luzia; estudou o Científico no Colégio Salesiano em Recife-PE. Fez o curso técnico em contabilidade na Escola de Comércio União Caixeiral, em Mossoró. 

Ele trabalhou no Banco do Povo, hoje Bradesco, em João Pessoa-PB, logo após, foi diretor do Departamento de Serviços Gerais da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN. 

Gerente do Banorte de 1978 a maio de 1989, depois passou a trabalhar na Rede Resistência desde junho de 1989 até sua morte. Ele era casado com dona Maria Salete Macedo Barreto Cavalcante e desta união nasceram dois filhos: Flávia Ducilla e Fábio Luiz. 

O seu corpo foi velado na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e logo após, foi sepultado por parentes e amigos no Cemitério São Sebastião.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=613639464070433&set=gm.6308660235844498&idorvanity=4678520748858463

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRA DE TURMALINA ONDE FOI CRIADO O CANTOR ZÉ RAMALHO

 

Pedra de turmalina na cidade do Brejo do Cruz, onde foi criado o cantor e compositor José Ramalho.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHORANDO NA CHUVA (da obra de José Ribamar)

Por Niecio Roldão

José Di Rosa Maria

Maravilha de poema da verve lírica de José Ribamar, poeta que nasceu em Caraúbas, mas reside em Mossoró há muitos anos. O poema está escrito no livro cujo título é o mesmo e encontra-se nas lavrarias e sebos da cidade. E eu não digo que vale a pena comprar. Sinto é pena de quem ainda não comprou seus livros, pois aí está uma amostra poética verdadeira.

CHORANDO NA CHUVA (da obra de José Ribamar)



Uma pedra à zero hora dorme

Uma dor do meu peito vem à tona

Uma flor despertada pelo viço

Feito um anjo mulher proporciona

Regozijo ao silêncio, príncipe mudo

Onde os lábios do nada falam tudo.

E um erótico sussurro espanta o sono

Uma fiapo de paz detém um pranto

E o amor submisso ocupa o canto

Que o Rei do rancor sente-se dono


Um pedaço de lua perambula

Pelos ares a passos controlados

E chorando na chuva seu escárnio

O pior dos amante rejeitados.

Miserável da piedade alheia

No trajeto de volta saboreia

Lágrimas mornas e gotas de água fria

Um poema verídico se encarna

Na história de um bem que desencarna

De um amor que se uniu à covardia


Um binóculo noturno espia tudo

Um gorjeio de ave aguarda o dia

Uma madre liberta um novo ser

E uma fonte de sonhos se recria

Toca o vento com dedos de pelúcia

Uma poético Q.I. lança uma astúcia

Uma árvore sorrir, a terra acorda

O Supremo poder devolve a lua

E chorando na chuva continua

Quem da perda de amor tanto recorda.


https://www.facebook.com/jose.ribamar.3939

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   


 São quase 400 páginas, com fatos novos, inclusive uma certidão do casamento da cangaceira Dulce, com o também, cangaceiro, Criança. Uma iconografia muito rica, que vale a pena ter em uma biblioteca. A excelente obra pode ser adquirida diretamente com o autor, através do email: 

archimedes-marques@bol.com.br

Sobre a sua obra, vejamos o que diz o autor, em poucas palavras:

Neste segundo volume passeamos sobre a estada, a passagem, a vida das cangaceiras naqueles inóspitos tempos, suas dores e seus amores nas guerras do cangaço e também após esse tempo para aquelas sobreviventes. 

A história de Carira, seus arruaceiros, seus bandoleiros, seus pistoleiros, os cangaceiros e policiais que por ali atuaram, também é minuciada e melhor estudada com a participação inequívoca de historiadores locais de renome que remontam esse tempo.

Laranjeiras, a histórica e linda Laranjeiras dos amores e horrores, não poderia ficar de fora, pois além de tudo, há a grande possibilidade de Lampião ali ter pisado, até mais de uma vez, para tratamento do seu olho junto ao médico Dr. Antônio Militão de Bragança. Nesse sentido a história, a ficção e as suposições se misturam para melhor compreensão do leitor.

Boas novidades também são apresentadas neste volume, uma com referência ao “desaparecido” Luiz Marinho, cunhado de Lampião, então casado com a sua irmã Virtuosa, outra referente ao casamento de um casal de cangaceiros ainda na constância desse fenômeno ocorrido em Porto da Folha, com a prova documental e, em especial o extraordinário fato novo relacionado a Maria Bonita em Propriá na sua segunda visita àquela cidade para tratamento médico. Fotos inéditas também estão apostas neste volume, que acredito será bem aceito pelos pesquisadores do cangaço.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=829473713921271&set=gm.805346109674335&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSOR AMAURY, UMA REFERÊNCIA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=8cjBe2vZNN0&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Tudo que essa pessoa que falou de Amaury contesta em relação a Angico já foi debatido em inúmeros eventos ao longo de mais de 30 anos, com a presença de centenas de pesquisadores e curiosos. Todos os assuntos já estão é cansados de ser debatidos (veneno, cabeça de Lampião, fuga de Lampião, conivência com coronéis poderosos e alguns militares, etc). O que ele diz, como se fosse uma grande novidade, é a mesmice que todos que conhecem a história já conhecem.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"O INTUITO DE LAMPIÃO ERA ROUBAR (ANTÔNIO AMAURY CORRÊA DE ARAÚJO).

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=xV_WUDgivZo&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Uma raríssima entrevista que foi exibida no programa EM CARTAZ da TV Comunitária de São Paulo com o saudoso escritor e pesquisador do cangaço, Antônio Amaury Corrêa de Araújo. CONHEÇAM A NOSSA LOJA: https://www.lojaodonordeste.com Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaceirismo e cultura nordestina e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacologia  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FUGA PARA MINAS GERAIS, POR MORENO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=9StGSB3BdgA&t=62s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

A FUGA PARA MINAS GERAIS Nesse vídeo do pesquisador João de Sousa Lima, Moreno narra que teve vários registros e que com as mudanças de nome ia ser muito difícil alguém descobri-los. Conta ainda como Durvinha se curou de uma enfermidade graças a um cego que encontraram no percurso. Uma história curiosa e bem interessante. Durvinha também fala a João de Sousa sobre a felicidade de ter voltado ao local de seu nascimento. Ao final do vídeo, outros versos de Moreno. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @aderbalnogueirac...  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSORA FALA A VERDADE QUE NINGUÉM QUER OUVIR

Por Aparício Fernando

https://www.youtube.com/watch?v=vzPBrbUL2OI&ab_channel=Appar%C3%ADcioFernando

Professora Luitgarde desabafa verdades na comissão de educação que o governo insiste em esconder da população do Estado do Rio de Janeiro.


Aos 70 anos, a antropóloga Luitgarde recebe homenagem da Cátedra

A pesquisadora se aposenta após 40 anos de docência; sem as obrigações do trabalho, pretende ler mais livros e produzir artigos sobre suas paixões: o sertão e Padre Cícero

Por Roberto Bueno Mendes Luitgarde não aceita desaforo. Criada no sertão de Alagoas, desde sempre foi atrás de seus sonhos. Autodidata, aos quatro anos já sabia ler. Levou um choque ao chegar à Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro, e ver como os alunos daquela instituição sabiam -- ou nada sabiam --, sobre o Nordeste e as personagens da região. Daí começou uma militância para mostrar ao mundo as histórias do sertão e dos seus protagonistas. O "Painel evocativo dos 70 anos de vida da antropóloga Luitgarte Oliveira Cavalcanti Barros" realizado pela Cátedra contou com a presença de amigos e admiradores da intelectual, que destacaram as contribuições da homenageada à antropologia e à valorização da identidade regional. Destacam-se as apresentações de Magali do Nascimento Cunha, professora do PósCom da Metodista, que contou a trajetória da pesquisadora; Leonildo Silveira Campos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade, que destacou a contribuição da professora sobre a imigração de moradores da região Nordeste para a região Sudeste como um dos fatores responsáveis pela ampliação das igrejas pentecostais; a doutoranda Sonia Jaconi, relatando os outros desafios de Luitgarde, como o de "ser mulher e ser do sertão"; por fim o mestrando Iury Parente Aragão, do PósCom, que se refere aos estudos da antropóloga sobre santificação não-canônica de fieis e religiosos, ou seja, a canonização feita pelo povo. Ao final do painel, Luitgarde fala sobre a sua dedicação de 30 anos aos estudos do Padre Cícero, e a sua relação com a religião, a família e os amigos. Percurso
Nascida em Santana de Ipanema, Alagoas, em 1941, Luitgarde tem um papel importante nos estudos da religiosidade do brasileiro, especificamente na dos moradores da região Nordeste. Estudou em Maceió -- capital de Alagoas -- e depois cursou faculdade no Rio de Janeiro, na antiga Faculdade Nacional de Filosofia, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sua família era moradora do "polígono da seca", mas proprietária de uma fazenda e de uma mercearia; Luitgarde aprendeu a ler praticamente sozinha, ao pegar, escondida, os livros dos irmãos mais velhos, os quais já iam à escola. No fim dos anos 1960, sofreu um grande impacto ao chegar à Faculdade Nacional. Lá, ela foi hostilizada pelos alunos e, mesmo perseguida por ser nordestina e por suas convicções religiosas - ela é católica - , não desistiu de sua empreitada. Devido a sua origem, os trabalhos de Luitgarde sempre foram voltados à religião na sociedade brasileira, principalmente, a da região Nordeste do país. Os estudos dela foram norteados pelos escritos de Antonio Gramsci e divulgados através de livros, como "A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão", cujo texto mostra os caminhos percorridos por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o mais famoso cangaceiro do Brasil e do irmão dele, que acabou se tornando religioso. Luitgarde ainda fez críticas a alguns jornalistas que se aproveitam dos trabalhos acadêmicos, escrevem biografias de personagens importantes e não revelam os pesquisadores que às vezes dedicam suas vidas ao estudo de uma personalidade. Para ela, "pode ser comunicador, mas não pode mentir".
Ao se aposentar, não pretende deixar de produzir, porém, o bom é que agora não terá mais a "obrigação" de quem é ligado a uma instituição. Pretende ler os livros que ainda estão intactos em sua biblioteca e elaborar artigos sobre os assuntos que gosta.

http:blogdomendesemendes.blogspot.com

EXALTAÇÃO À BAHIA - JOSÉ DI ROSA MARIA & RAIMUNDO LIRA

 Por José Di Rosa Maria

https://www.youtube.com/watch?v=Gt6ej3HVp4s&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

INTERPRETAÇÃO: JOSÉ DI ROSA MARIA & RAIMUNDO LIRA Autor: JOSÉ DI ROSA MARIA VIOLAS: JOSÉ DI ROSA MARIA & RAIMUNDO LIRA

httt://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANINDÉ QUEIROZ, FUNDADOR DA GAZETA DO OESTE E DA RÁDIO GAZETA DO OESTE.

 Por José Mendes Pereira

Uma das figuras mais emblemáticas do jornalismo do Rio Grande do Norte, sem sombra de dúvida, foi o jornalista Francisco Canindé Queiroz e Silva, ou simplesmente Canindé Queiroz, como era mais conhecido em todo o Estado, e principalmente, em sua cidade de origem - Mossoró.

O jornalista esteve à frente de várias empresas na cidade, e algumas delas, fazia parte da sociedade, como por exemplo, FITEMA, que durante muitos anos, sustentou uma porção de funcionários nesta empresa de fiação e tecelagem.  

Fundou no dia 30 de abril de 1977, a GAZETA DO OESTE, um jornal no interior do Rio Grande do Norte, e posteriormente, fundou a Rádio Gazeta do Oeste. 

No dia  26 de maio de 1989 registrou o seu nome na Academia Mossoroense de Letras, Cadeira nº 32, sendo patrono patrono Manoel de Almeida Barreto.

Clique aqui: https://www.uern.br/museu/default.asp?item=museu-historia

Eu nunca fui funcionário do Jornal Gazeta do Oeste, mas, não por muito tempo, tive a oportunidade de fazer horas extras na gráfica daquele extinto jornal, e fui apresentado ao diretor Canindé Queiroz pelo então companheiro José Ferreira, posteriormente conhecido o "Ferreira da Gazeta", porque antes, na Casa de Menores Mário Negócio, nós fomos adeptos, e além do mais, trabalhamos na Editora Comercial S.A. Mas o tempo que passei no jornal, não passou de dois meses, e como meu auxiliar, eu tinha o amigo Alberto, irmão da professora Albinha, como era conhecida na educação, cuja, foi minha professora de português.

Ferreira da Gazeta. 

Desisti de continuar por lá, devido o horário de trabalho no jornal ser  a noite, e atrapalhava com a minha faculdade, e  durante o  dia, eu era funcionário da Editora Comercial. 

Tive também a honra de ser operador desta máquina, que em Mossoró, só existiam 4. Uma na Editora Comercial S.A. que eu a operava. Outra no jornal "Gazeta do Oeste" e duas no jornal O Mossoroense.

Esta máquina para quem teve a oportunidade de conhecê-la, disse Railton Melo, que foi uma das invenções mais maluca que Ottmar Mergenthaler desenvolveu em sua cabeça; Incrível! 

Mas mesmo com toda essa mecânica, eu desmontava quase tudo dela, para manutenção, e depois eu montava novamente sem sobrar nenhuma peça. 

Veja o que escreveu Wilian Robson sobre o famoso jornalista de Mossoró, o nosso conterrâneo Francisco Canindé Queiroz e Silva.

Memória. O que eu sei sobre Canindé Queiroz. Quem conviveu com Canindé, sabe que existiram duas figuras distintas: a destemida da coluna diária e a sensível do convívio

Por William Robson - abr 8, 2022

Na manhã do dia 7 de abril de 2022, data em que se celebra o Dia do Jornalista, tomo conhecimento da morte do jornalista Canindé Queiroz. Parte da minha vida jornalística foi ao lado dele, em diversas situações: como repórter, editor em vários segmentos, editor-assistente e diretor de redação do seu jornal, a Gazeta do Oeste. Não tenho como me dissociar da figura impressionante de Canindé. Inclusive, a Gazeta, que costumávamos grifar com letras maiúsculas (GAZETA), e vou continuar, foi minha primeira experiência enquanto profissional. Escola onde convivi também com outros grandes jornalistas.

Canindé Queiroz, em seu escritório, em 2002

A GAZETA se notabilizou por ser o “jornal de Canindé” e, ao mesmo tempo, por consolidar-se como relevante central de informações da sociedade mossoroense. Na página 5 do seu jornal, fundado em 1977, estava a coluna “Penso, Logo…”. Canindé abordava os mais diversos temas, em escrita elegante e recheada por seu conhecimento intelectual notável. A política era o carro-chefe do espaço de meia página na vertical que ocupava. E de lá saíram muitas polêmicas também, como a famosa coluna agredindo as freiras do Colégio Sagrado Coração de Maria. Não poupava nos palavrões e nos apelidos pejorativos contra aqueles que o contrariavam.

Estes episódios não foram suficientes para atenuar a façanha de Canindé em oferecer a Mossoró um jornalismo forte. E de oferecer a oportunidade a jovens que gostariam de seguir nesta atividade, antes mesmo do surgimento da faculdade de jornalismo. Cheguei na GAZETA em 1995, através de sugestão do jornalista Emerson Linhares, que deixara o diário e onde editava o caderno de cultura. Como já colaborava com o jornal, através de artigos sobre música e cinema, fui convidado. O editor-geral na época era o Pedro Carlos. E, com poucos dias de trabalho, deslumbrado e feliz, eu, com pouco mais de 20 anos, fui apresentado para Canindé Queiroz.

Quem conviveu com Canindé, sabe que existiam duas figuras distintas: a destemida da coluna diária e a sensível do convívio. Não admitia que ninguém agredisse os seus jornalistas. Era brincalhão e atencioso com todos.  Preocupado com os problemas de cada um. E sempre companheiro de dona Maria Emília. Mas, também exigia dedicação quase que exclusiva à GAZETA, coisa que todos faziam sem maiores dificuldades, afinal, a gente adorava aquilo tudo. Ás vezes, lembrava muito o Assis Chateaubriand, na biografia do Fernando Morais. “Chatô, o Rei do Brasil”, aliás, era um dos livros preferidos do jornalista.

Ao lado da esposa Maria Emília, e com padre Sátiro, Canindé celebra a primeira edição da GAZETA, em 1977

Enquanto fui editor, entre 2000 e 2002, tive convivência direta com ele. Aprendi muito observando as conversas, estratégias, perspicácia e discernimento de Canindé sobre os temas locais, sobremodo, os políticos. Constantemente recebia visitas em seu gabinete, onde eu, já na condição de editor-geral, passava boa parte do tempo discutindo os rumos do jornal, detalhes gráficos e linha editorial. Ele estava sempre entusiasmado e apostava em toda novidade que eu trazia dos congressos que participava pelo país. Orgulhava de sua equipe e de ter, segundo ele, “o melhor jornalista de política do RN” na época, o Carlos Santos.

Governadores, prefeitos, senadores, artistas nacionalmente conhecidos, jornalistas renomados, religiosos, ativistas, todos tinham de passar pelo escritório de Canindé Queiroz, caso pisassem na Terra de Santa Luzia. A influência de Canindé, num mundo sem internet, era imensa. O que ele publicava em sua coluna, ganhava repercussão instantânea e absurda, que estremecia a cidade, a ponto de provocar inveja aos melhores digital influencias atuais. A força de sua máquina de escrever espraiava pelo Estado.

Os anos 90 e início dos anos 2000 foram os mais emblemáticos para a GAZETA e para Canindé. Desafiador também, porque a internet estava começando e modificando as estruturas do jornalismo. Lembro que conseguimos transpor a GAZETA para a web, quando Canindé foi terminantemente contra. Ele não queria, mas apoiava. Depois, se rendeu. Mostrava-se encantando com a possibilidade de acessar bibliotecas antes inescrutáveis.

Foi neste período que o jornal foi segmentado. Até então, era um caderno apenas, de pouco mais de 20 páginas. Convencemos Canindé de que o período exigia que atendêssemos a públicos variados. Ele aceitou, na condição de que sua coluna não deixasse a “página 5 do primeiro caderno”. E assim aconteceu. Este espaço ficou tão marcado que outros jornalistas se espelharam e escolheram a página 5 como referência para as suas colunas. O que fazia a diferença não era só o espaço, mas o conteúdo também.

Este período foi marcante ainda pela qualidade da equipe que inovou no jornalismo impresso da época. De Esdras Marchezan a Ivonete de Paula. De Carlos Santos a Dorian Jorge Freire. De Julierme Torres a Paulo Linhares… Foram muitos. Sem falar de nomes do passado igualmente importantes, como Kleber Barros, Emery Costa, Milton Marques, Nilo Santos, Phabiano Santos, Renato Severiano, Gutemberg Moura, só para citar alguns.

Canindé estava sempre presente na redação e na diagramação, onde costumava brincar com todos da equipe, como Abel Rodrigues, Galdino, José Ferreira. À noite, escrevia a sua coluna, martelando a sua Olivetti. Praticamente, fechava o jornal, ao lado de Ferreira e o revisor. Muitas vezes, entrava a madrugada com a gráfica esperando apenas as suas notas. Do original o Canindé lia e relia por muitas vezes, riscando expressões e acrescentando trechos com caneta. Depois, Ferreira passava tudo para o computador e, enfim, para a impressão.

E  inegável a contribuição de Canindé Queiroz para o jornalismo mossoroense. Com a GAZETA e o “vetusto O Mossoroense”, como costumava se  referir ao jornal centenário de nossa cidade, o jornalismo local se transformou. Tudo o que vemos hoje  tem a parcela valiosa de Canindé Queiroz.

A geração de jornalistas formada na GAZETA aprendeu com Canindé. Sua escrita, a forma de fazer jornal, os incentivos, as críticas e os conselhos que extrapolavam a redação. A GAZETA encerrou suas atividades em 2016, após 38 anos de atuação, jornal que se confundiu com a vida de Canindé.

Como o jornalismo não é, mas está sendo (parafraseando Paulo Freire), em Mossoró, ele segue o espírito do fundador da GAZETA.

Abril sempre foi um mês que esperávamos com expectativa na redação pelo aniversário do seu jornal. Este mês agora se eterniza celebrando o jornalismo, a GAZETA e Canindé Queiroz. E, por isso, sempre estará vivo!

https://williamrobson.com.br/o-que-eu-sei-sobre-caninde-queiroz/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS SE DO SERTÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 1 de junho de 2023

Escritor símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.896

Se o galo cantar fora de hora, é moça fugindo de casa. Se a sombra do sol estiver abaixo da barriga do cavalo, é meio-dia. Se o jumento ornejar, é hora redonda. Se a acauã cantar, vem tempo seco. Se o Vem-Vem cantar perto de casa, vai chegar à pessoa do seu pensamento. Se a ema gemer e a seriema cantar, coisa ruim vai acontecer. Se a coruja rasga-mortalha passar rasgando, vai morrer pessoa conhecida. Se a rãzinha rapa-rapa cantar rapando, vai chover em 24 horas. Se o João-de-barro fizer a porta da casa contrária ao vento, vai chegar muita chuva. Se a garrincha fizer ninho na sua biqueira, é sinal de casa abençoada.  Se a neblina estiver nas baixadas, o tempo será seco. Se o boi estiver cavando o chão, a chuva está próxima. Se formigas se arrancham nas baixadas, vem tempo seco.

SERTÃO, TERRA DA FILOSOFIA POPULAR (FOTO: B. CHAGAS).

Ora, muita gente fala em superstição. Mas se um fato é sempre repetido, como pode ser superstição? Poderiam argumentar: “Quando a ciência comprova o fato não é mais superstição. Beleza! Nesse caso pode se afirmar com mais segurança ainda o acontecimento. Aí se diz: “O povo estava certo”. Mas quando a ciência não estuda o caso e se estuda não sabe dar explicações... Continua o fato sendo superstição, invenção do povo? E onde fica a experimentação popular, a experiencia? Então um milagre acontecido e que a ciência não consegue explicar, é superstição? Os mistérios da Natureza somente são mistérios para os que não conseguem compreender nem estudar esses tais mistérios. Será que Deus só proporcionou sabedoria aos homens da ciência e a mais nenhuma outra pessoa?

E ainda tem os ditados populares que se perdem em quantidade. Muitos trazem uma sentença antecipada. E vários deles tanto foram aproveitados no romance “Curral Novo”, de Adalberon Cavalcanti Lins quanto nos meus: “Ribeira do Panema”, “Defunto Perfumado”. “Deuses de Mandacaru”, “Fazenda Lajeado” e “Papo-Amarelo”, todos do ciclo do cangaço. Vejamos alguns: Parente é carne nos dentes; filhos criados, cuidados dobrados; quando Deus tira os dentes enlarguece a goela; quem dá valor a “cachorro” fica com o rabo na mão; homem que jura, mulher que não jura e cavalo pedrês, desconfiar dos três; Boa romaria faz quem em casa jaz. Formiga quando quer se perder cria asa.

Ainda é pouco para se meditar muito.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/05/os-se-do-sertao-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com