Seguidores

terça-feira, 1 de junho de 2021

A EXTRAORDINÁRIA SAGA DO CANGAÇO EM PIRANHAS , NOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO DESTA QUARTA-FEIRA.

A EXTRAORDINÁRIA SAGA DO CANGAÇO EM PIRANHAS , NOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO DESTA QUARTA-FEIRA.

 Por Manoel Severo

Sem nenhuma dúvida todos sabemos que a cidade ribeirinha de Piranhas; no baixo São Francisco alagoano; é uma das cidades mais belas de todo o nordeste brasileiro, conhecida como a Lapinha do Sertão o que talvez muitos não saibam é que Piranhas também tem uma forte presença dentro da historiografia do cangaço notadamente no ciclo lampiônico. Foi ali que se perpetraram vários e emblemáticos episódios da história do cangaço com destaque para a invasão de Gato e o bando de Corisco em 1936 e a trama com o fatídico desfecho do Angico em julho de 1938.

Piranhas, sua memória e sua história, ligadas ao cangaço será o tema dos Grandes Encontros Cariri Cangaço, ao vivo, desta próxima quarta-feira, dia 02 de junho de 2021, as 19h30, no cabal do Cariri Cangaço no You Tube. Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço recebe para essa conversa, os pesquisadores; Inácio Loiola e Celsinho Rodrigues; em programa que promete.

"Particularmente para mim é uma grande alegria realizarmos um Programa dos Grandes Encontros Cariri Cangaço com o tema Piranhas, primeiro por trazermos recortes de alguns do mais espetaculares episódios da historiografia do cangaço, segundo por ter o privilégio de receber o titulo de cidadão de Piranhas, por proposição do querido amigo vereador Cacau, o que muito me honra; terceiro por Piranhas ser uma das  casas do Cariri Cangaço, para nosso grande orgulho e por ultimo, por reunir meus queridos amigos; deputado Inácio Loiola e o Cariri Cangaço, Celsinho Rodrigues; numa conversa que promete muita emoção e muitas revelações." Confirma Manoel Severo.

Recorremos ao pesquisador João de Sousa Lima, Conselheiro Cariri Cangaço para nos trazer um pouco de um desses episodios marcantes do Cangaço em Piranhas: A invasão e Morte de Gato: “Gato encontrou a morte depois desse ataque a Piranhas, depois da prisão de sua amada Inacinha, pelo tenente João Bezerra. Inacinha estava grávida e neste combate saiu ferida. O tiro entrando nas nádegas e saindo no abdômen. Por muita sorte a criança não foi ferida. Gato pede ajuda a Corisco e este organiza esse ataque . No trajeto, Gato sai disseminando a morte. A data se tornaria, para algumas famílias, uma lembrança dolorosa. 

Gato e Inacinha, Inacinha presa em Piranhas; João Bezerra e Dona Cyra.

E continua João: "Era 29 de outubro de 1936. Dentre os mortos feitos por Gato, estavam Abílio, Messias, Manuel Lelinho e Antônio Tirana. Sendo refém de Gato, o jovem João Seixas Brito, que seria sangrado alguns minutos depois, quando jurou que não havia policiais na cidade e ao romper o som dos primeiros disparos, ocasionados pelos poucos moradores que se negaram a fugir, abandonando a cidade, o rapazinho de 15 anos de idade foi barbaramente assassinado.” 

É Inácio Loiola que confirma: " É importante saber que Inacinha depois desse episódio viria a se casar justamente com um soldado da volante de Piranhas..." E continua João de Sousa Lima... “Assim que os cangaceiros entraram na cidade, o delegado Cipriano Pereira e mais oito soldados fugiram deixando os moradores desguarnecidos. Os populares tiveram que suprir a falta dos “Homens da Lei”. Formaram-se poucos grupos de resistência e entre alguns dos habitantes que lutaram estava Cira Brito, esposa do tenente João Bezerra."

Sonia Jaqueline, Cacau, Manoel Severo, Petrucio e Reginaldo Rodrigues, João de Sousa, Inácio Loiola e Paulo Britto e abaixo João de Sousa Lima no grande Cariri Cangaço 2015 em Piranhas : Nos rastro da invasão de Gato 
 
Paulo Britto
Paulo Britto, Ivanildo Silveira, Josué, Junior Almeida, José Tavares e Narciso Dias

Celso Rodrigues complementa:" Lá do cemitério o Joãozinho Carão defendia com outros homens aquela lado da cidade, já meu pai Chiquinho Rodrigues e Joãozinho Marcelino, se encontravam nos sobrados sustentando fogo contra os homens de Corisco e Gato.” Volta João de Sousa Lima: ”Chiquinho Rodrigues portava um rifle cruzeta e tinha um estoque de 260 cartuchos, dos quais deflagrou 170. Existe uma polêmica em razão do tiro que atingiu o cangaceiro Gato. Uns dizem que o autor do foi Chiquinho Rodrigues, outros creditam o certeiro disparo, a Joãozinho Carão. A verdade é que Gato saiu baleado e morreu três dias depois do confronto, acabando-se assim um dos mais cruéis homens que engrossaram as fileiras do cangaço.”

Paulo Britto filho do tenente Bezerra , teve também sua mãe, dona Cyra, como uma das protagonistas do marcante episodio, que afirmaria depois em um depoimento: "Eram duas da tarde quando eles chegaram a Piranhas. Eu pensei que fosse [o tenente] Bezerra de volta com a volante [proveniente de Delmiro Gouveia]. Então eu saí para a calçada, porém uma prima minha gritou: 'Cyra, entre são os cangaceiros'. Piranhas é uma cidade construída num vale cercado de serras. Quando eu olhei, vi que vinham descendo cangaceiros por todos os lados. Recuei e fui fechar a porta da casa, mas não consegui fechar a primeira janela e, um cangaceiro, escondido atrás de uma gameleira (uma árvore secular que havia em frente à casa) disse: 'Não feche que morre'. Eu me encostei na janela e olhei. Vi a um canto da parede um riflezinho. Peguei-o e atirei no cangaceiro. Fiquei trocando tiro. Ele tentava me alvejar pela janela e eu atirava nele. (...) Nós tínhamos armas em todos os cantos da casa."

 Do alto do Solar dos Rodrigues, Celso Rodrigues, João de Sousa Lima e Paulo Britto: A saga da invasão de Gato
Celso Rodrigues
João de Sousa Lima e Celso Rodrigues  

E continua dona Cyra: "Quando eu estava assim trocando tiros com esse homem, Corisco surgiu na esquina da avenida Tabira de Britto [próxima à Prefeitura Municipal], perseguindo meu tio João Correa de Britto, prefeito nessa época. Corisco estava quase pegando meu tio quando eu atirei nele, mas só consegui atingir os bornais. Ele rodopiou, entrincheirou-se na escada de uma casa e ficou atirando em mim. Eu deixei de atirar naquele que estava junto à gameleira e fiquei atirando para o outro. É quando surge na mesma esquina um grupo de cangaceiros trazendo uma rede com um corpo, uma rede toda ensanguentada. Era Gato, marido de Inacinha, que tinha morrido. Um tiro [dos muitos dados pelos defensores da cidade em duas horas de cerrado tiroteio] atingiu a cartucheira que ele trazia na cintura, atingiu o pente de onde explodiram cinco balas que esfacelaram seu intestino." (1985, p. 13) Os cangaceiros, diante do inesperado, bateram em retirada.”

Tudo isso e muito mais, nesta quarta-feira, 
dia 02 de junho de 2021


https://cariricangaco.blogspot.com/2021/06/a-extraordinaria-saga-do-cangaco-em.html


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE FRANCISCO CORREIA

 Clerisvaldo B. Chagas, 1 de junho de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.544




Após a construção da capela à Senhora Santana, em 1787, em terras do fazendeiro Martinho Rodrigues Gaia e com auxílio deste, o padre Francisco José Correia de Albuquerque, Contava na ocasião com 30 anos de idade. Filho de Penedo, do Bairro Seboeiro, o padre era um visitador das extensas mangas de Alagoas e Pernambuco ao qual nosso território pertencia.

O chamado santo Padre Francisco, passou 8 anos centralizado em Santana do Ipanema. Ausentou-se com 38 anos, portanto, para atender em outros lugares.

Tempos depois, o padre Francisco retornou à Santana do Ipanema, lugar da sua predileção, contando com 55 anos.

Aqui em Sant’Anna da Ribeira do Panema, permaneceu por mais 30 anos.

Quando novamente ausentou-se de Santana contava com 85 anos. Despediu-se dos arredores conduzido em rede.

O padre Francisco José Correia de Albuquerque, faleceu em 1848, com 91 anos de idade, no sítio Casinha, em Bezerros, Pernambuco.

Muitos anos depois, aberto o seu túmulo, o corpo estava intacto e exalava cheiro de rosas por todos os arredores.

O padre fazia sermões arrebatadores, era visionário e vários milagres foram atribuídos a ele. Foi da sua parte a providência como Conselheiro, de transformar o arraial de Sant”Anna da Ribeira do Panema à condição de Povoado Freguesia com os extensos limites das suas terras. Foi ainda o primeiro pároco de Santana e mudou a feira que era realizada aos domingos para os sábados até o presente momento.

O padre já fora visto pairando sobre as águas. Em um sermão no lugar hoje Poço das Trincheiras Interrompeu o tema para anunciar a Revolução Pernambucana que se iniciara, em 1817. Certa feita, na região do São Francisco, vindo montado por uma estrada perigosa, foi abordado por assaltantes em um lugar de muitas pedras. Um deles apontou-lhe uma arma e disse que só acreditaria no que ele pregava se aquelas pedras falassem. As pedras falaram e os meliantes correram como nunca.

Muito ainda se poderia dizer sobre o Santo Padre Francisco, escrito pelo seu Biógrafo, padre Theotônio Ribeiro.

GRUPO ESCOLAR PADRE FRANCISCO CORREIA, HOMENAGEM (FOTO: B. CHAGAS).


http://blogodmendesemendes.blogspot.com

LIVE - 03/06-2021

 Por Aderbal Nogueira

Em comemoração aos 20 mil inscritos do canal Cangaço Eterno no You Tube, iremos realizar uma super Live, onde falaremos muito sobre cangaço e Nordeste. E contaremos com as presenças dos ilustres convidados : Aderbal Nogueira , Thiago Menezes e Humberto Mesquita .

A live acontecerá no dia 03/06/21 às 19:00hrs no canal Cangaço Eterno no You Tube, não percam esse super encontro.

Organizador : Helton Araújo

Segue o link do canal abaixo :

https://youtube.com/channel/UComO7XvqNE-sKIBUgGMx4GQ

https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HISTÓRIA DE CANGAÇO:

 Por Conrado Matos Psicanalista

A cangaceira "Neném do Ouro" foi mulher do cangaceiro Luís Pedro, cabra de Lampião. Neném carregava um medalhão de ouro no pescoço. Foi por isso que ela era chamada de Neném do Ouro. Esse medalhão foi um presente do seu marido. Seu nome verdadeiro, Perciliana, nascida na Bahia. 

Luiz Pedro e sua companheira Neném do Ouro

Não foi uma cangaceira de expressivo destaque, porém era muito amiga e admirada por Maria Bonita. Para quem não sabe, Neném teve uma morte cruel. A Volante, na Fazenda de Algodãozinho, em 09 de novembro de 1936, no momento que os cangaceiros descansavam pela noite, foram todos cercados pelos policiais do temido Sargento Deluz, o mesmo que queimou o cangaceiro Juriti numa fogueira. 

Sargento Deluz 

Clique nos links abaixos e leia sobre a morte do sargento Deluz

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2018/11/a-morte-do-sargento-deluz.html - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2018/11/a-morte-do-sargento-deluz-parte-ii.html - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2018/11/a-morte-do-sargento-deluz-parte-final.html

Quando a bandoleira Neném é baleada no meio do combate, o seu companheiro Luís Pedro ainda tenta salvá-la, mas não consegue. Os cangaceiros fogem e Neném é assassinada e exposta de uma forma horrível. Depois de morta, os policiais chegam a fazer sexo com seu cadáver. 

Relatos na história do cangaço vão mais além e dizem que os policias colocaram até cachorros para fazerem sexo no cadáver da cangaceira. Seu marido Luís Pedro acabou sendo morto em 28 de julho de 1938 pela Volante, durante o assassinato de Lampião em Angico.

https://www.facebook.com/111811696103013/posts/274459486504899

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - LAMPIÃO EM MINAS GERAIS

 Por Aderbal Nogueira - Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=VYjnN6zCTa4&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7oAderbalNogueira-Canga%C3%A7o

O pesquisador Júnior Almeida analisa a obra "Lampião, o Invencível", também conhecida como "Lampião de Buritis", livro este que fala sobre a suposta vida de Lampião no estado de Minas Gerais. Link desse vídeo: https://youtu.be/VYjnN6zCTa4

https://www.youtube.com/watch?v=VYjnN6zCTa4&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7oAderbalNogueira-Canga%C3%A7o

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/2020/09/5-ossadas-de-cangaceiros-para-serem.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIRGULINO LAMPIÃO SOB AS LENTES DE ADERBAL NOGUEIRA

 Por Manoel Severo

Aderbal Nogueira; um homem com um senso de determinação impressionante, um profissional extremamente talentoso e ético que empresta o que tem de melhor ao que faz, e faz bem, muito bem. O cangaço é uma de suas grandes paixões, anos e anos foram dedicados percorrendo as veredas deste sertão apaixonante em busca dos fragmentos da verdade histórica. 

Sócio da SBEC, um dos fundadores do GECC e do Cariri Cangaço, está a frente da Laser Vídeo, uma das mais respeitadas empresas de documentários de nosso país. Hoje nos unimos ao Brasil de Alma Nordestina para dizer ao nosso irmão Aderbal: Vamu lá cabra, conte conosco e que venha "Lampião do Inicio ao Fim"

Aderbal Nogueira e Manoel Severo

"Lampião do Inicio ao Fim" nos traz uma história de vida, sofrimento e guerra no sertão. Os caminhos de Lampião como nunca foi mostrado é o mais novo projeto de Aderbal Nogueira, uma minissérie documental em cinco capítulos que irá mostrar todo o caminho traçado por Virgulino Ferreira, vulgo Lampião, desde seu nascimento até sua morte na Grota do Angico. "Mostraremos os lugares onde ocorreram as maiores batalhas, as grandes invasões de vilas e cidades, a ligação com os coronéis, com Padre Cícero e a intrincada rede de relacionamento de Lampião com seus aliados." Reforça a apresentação do Projeto.

Com a palavra Aderbal Nogueira: "A série será pautada em depoimentos dos maiores pesquisadores da historiografia do cangaço e tendo como pontos de costura o maior acervo em vídeo gravado ao longo de 30 anos com remanescentes da época do cangaço como ex-cangaceiros, ex-volantes, ex-coiteiros e testemunhas oculares de suas ações.Todo esse material foi gravado com recursos próprios até hoje. Esse rico acervo vai ajudar a uma melhor compreensão dessa que, sem dúvidas, é uma das maiores sagas do povo nordestino.
 Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Sérgio Dantas
Aderbal Nogueira entre o casal "Candeeiro", seu Né.
Não iremos julgar Lampião, iremos contar os fatos como aconteceram e mostrar em ordem cronológica a sua trajetória. Serão centenas e centenas de quilômetros que nossa equipe irá percorrer pelo sertão que Lampião pisou em quase todo o nordeste. Um trabalho gigantesco para podermos captar em imagens inéditas e de arquivo esse enorme ecossistema. Captação de imagens aéreas com drone, mostrando a região e fazendo o espectador ter uma ideia da geografia do lugar, pois em alguns locais a vegetação ainda é a mesma da época, em outros mudou, mas o relevo original permanece quase inalterado. Essas imagens aliadas a mapas e animações darão uma visão aproximada de como se desenrolaram os fatos e de como era difícil a locomoção das tropas e dos cangaceiros. Câmeras com estabilizadores de imagem mostrarão, de forma bem real, a visão que os ‘cabras’ tinham dentro das matas e a dificuldade de locomoção.

Qual o legado dessa minissérie? Deixar para as futuras gerações o registro em vídeo dessa importante parte da história, pois segundo Heródoto, é preciso pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro. Prepare-se para adentrar em uma história única em todo o mundo e, parafraseando Winston Churchill, uma história de sangue, suor e lágrimas. A minissérie também será transformada em um documentário longa para exibição em festivais e eventos relacionados ao tema cangaço."
Kiko Monteiro, Aderbal Nogueira e Ivanildo Silveira
Dessa forma o "Benjamim do seculo XXI", Aderbal Nogueira convida a todos nós para fazer parte desse grande empreendimento. Para saber como colaborar de forma responsável e entender como tudo será feito, visite a página do CATARSE no link abaixo e vamos juntos construir mais esta página preciosa da historiografia do cangaço.
https://www.catarse.me/lampiaodoinicioaofim


Lampião do Inicio ao Fim, 
de Aderbal Nogueira
o Cariri Cangaço Apoia.


Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com/2017/06/virgulino-lampiao-sob-as-lentes-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOJE NA HISTÓRIA - EM 01 DE JUNHO DE 1962 É ENFORCADO ADOLF EICHMANN TENENTE CORONEL DA SS

Por Jair Som

Em 1º de junho de 1962 morte de Adolf Eichmann, líder nazista alemão (nasceu em 1906). Em verdade, um criminoso de guerra de alto escalão no regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, e um dos maiores organizadores e diretamente responsável pela chamada “solução final” dos judeus, principalmente na Polônia, e pelo transporte de deportados para campos de concentração. Alcançando o posto de Obersturmbannführer da Schutzstaffel (grau militar da SS), ele havia sido contratado por Reinhard Heydrich por sua facilidade em lidar com a logística da deportação em massa de judeus para guetos e campos de extermínio nos países ocupados da Europa Oriental. Pelos nazistas durante a guerra.

Eichmann usou o nome de Ricardo Klement1 durante sua estada na Argentina, de 15 de julho de 1950 a 20 de maio de 1960, quando foi sequestrado e transferido para Israel pelo Mossad para ser julgado, sendo considerado culpado de crimes de guerra em um julgamento amplamente divulgado em Jerusalém. Foi executado por enforcamento.

Arquivo de Luis Avelima.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1943734832457290&notif_id=1622548381101882&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR!

 Por Relembrando Mossoró

O Relembrando Mossoró acaba de receber a informação do falecimento da nossa amiga Marlucia Carvalho, moradora do bairro Doze Anos, mais uma vítima da covid. 

Nossos sentimentos aos familiares e amigos!

https://www.facebook.com/groups/768856323197800/?multi_permalinks=3887822987967769%2C3887787407971327&notif_id=1622546158616320&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONSERVAR A CULTURA É PRECISO

 Por José Mendes Pereira

Crispiniano Neto e Fátima Bezerra

Os grande batalhadores para conservarem a cultura de Mossoró foram Crispiniano Neto e Gustavo Rosado. 

Fátima Bezerra e Gustavo Rosado

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A BOA SORTE

 Por Veridiano Dias Clemente


És a minha boa sorte

És a minha boa ilusão

És alegria de meu coração

És a minha leve brisa

Dos meus olhos és a menina

Da vida és minha sina

O teu olhar me paralisa


O meu respirar tú catalisas

E me deixas sufocado

Como que embriagado

Imaginando teu beijar

E quando vens aos meus braços

Eu te abraço feito laços

Mesmo morrendo sem ar


E tú me fases sonhar

Nesse balanço da rêde

Quando encostas na parede

Eu começo a endoidar

Vou te dando meu amasso

Cada vez mais te emlaço

Esse é meu jeito de te amar


P.S.: VER TÍTULO DO LIVRO

Poeta VERÍ

Do país de Caruaru-PE

31/05/21 Às. 23h50


https://www.facebook.com/veridianodiasclemente.clemente/posts/2062683263880473?comment_id=2062702477211885&notif_id=1622518624876533&notif_t=comment_mention&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com