Seguidores

quinta-feira, 8 de julho de 2021

FOZ DO IPANEMA

 Clerisvaldo B. Chagas, 8 de julho de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.571

O final de um rio, isto é, o lugar onde o rio despeja suas águas chama-se foz, barra, desembocadura, desaguadouro. Um rio pode despejar suas águas numa lagoa, no mar, em outro rio. O tipo de foz pode ser classificado basicamente em duas formas: Delta, Estuário.  Quando o rio despeja suas águas em só um canal, sem nenhum obstáculo, temos uma foz de estuário. Quando surgem vários braços ou ilhas na desembocadura, chamamos de foz tipo delta. Muitas vezes nem se diz a palavra foz, mas se vai direto ao seu tipo: “Vou viajar para o delta do rio A”.  “Cheguei ontem do estuário do rio B”. É como se alguém dissesse: “Vou tomar uma Pitú”. Ao invés de dizer: “Vou tomar uma cachaça marca Pitú”.

Assim, quem chega ao povoado Barra do Ipanema, percorre com a vista a parte lateral esquerda da sua chegada com uma pequena planície de aluvião. Ali o rio Ipanema represa quase sempre nas águas do rio São Francisco aonde desemboca. Uma ilha rasa, pequena e redonda forma-se na sua foz dividindo as águas em dois braços. Poderíamos nesse momento chamar a foz do rio Ipanema de delta, porém, cremos que em situação de cheia forte, as águas façam desaparecer a ilha de aluvião, deixando apenas o estuário. Entretanto, logo na foz do Ipanema, mas já pertencente ao rio São Francisco, surge o morro do Prazeres com a igreja antiga no topo, também com o título de Nossa Senhora dos Prazeres. Lugar de muito significado para os habitantes de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Batalha e zona rural de Olivença e Major Izidoro.

O povoado Barra do Ipanema com cerca de 600 anos de existência, já foi entreposto do São Francisco. Era ponto de encontro importante de aventureiros, expedicionários e sertanistas. Está situado no atual município de Belo Monte que recentemente ganhou asfalto de Batalha até à sede. Da bifurcação à barra a distância gira em torno de três quilômetros de estrada larga, boa e de terra. Muitos empreendimentos que acontecem em foz de rio no mundo inteiro, levam em conta os tipos delta ou estuário. Temos um livro ainda inédito que descreve o lugar, sua geografia, história, sociologia, economia e turismo, a quem dei o título de “Barra do Ipanema, um Povoado Alagoano”.

Louvemos a nossa história!...

FOZ DO RIO IPANEMA (FOTO: CLERINE CHAGAS).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário