Seguidores

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Andrelino Pereira da Silva


Andrelino Pereira da Silva, 1º e único Barão de Pajeú, (c. 1830 — 30 de dezembro de 1901) foi um proprietário rural e político brasileiro, primeiro Prefeito do atual Município de Serra Talhada, Pernambuco, entre 1892 e 1895.

Foi major e coronel da Guarda Nacional, intendente do município, Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e Comendador da Imperial Ordem da Rosa, agraciado com o título de barão por Dom Pedro II em 10 de dezembro de 1888.

O Barão do Pajeú, Senhor da antiga Fazenda Pitombeira em Serra Talhada, Pernambuco, era bisneto do fidalgo José Carlos Rodrigues — Patriarca da poderosa família Pereira — e de Dona Ana Joana Pereira da Cunha descendentes, por várias linhas, da Casa da Torre de Garcia D Ávila e colonizadores do sertão pernambucano através dos Rios São Francisco e Pajeú.

Ele foi um homem que zelava pela boa vizinhança, e também em manter fortes os laços dos seus familiares.

Sobre seu temperamento, o Barão, era tido como um homem de paz, que sempre fazia o bem aos seus conterrâneos, desde os mais pobres dos caboclos até os mais abastados aliados.

Fonte: facebook
Página do Governador do Sertão Virgulino

Adendo
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Sebastião Pereira da Silva- o cangaceiro Sinhô Pereira

Não posso afirmar com clareza, porque ainda não encontrei informações concretas que afirmem o grau de parentesco do barão de Pajeú Andrelino Pereira da Silva, com Sebastião Pereira, o cangaceiro Sinhô Pereira, mas pelo o que eu tenho entendido, era parente bem próximo. Se eu estiver conversando besteiras peço desculpas ao leitor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo11:46:00

    Caro Mendes,estive conversando com meu pai sobre o cangaço e ele me disse ter conhecido aqui em Itapetim-pe um senhor na década de 80 que afirmara ter sido do bando de Lampião e contou varias histórias de confrontos,meu pai só não lembra mais o nome do senhor,mais disse que ele era baixo,um pouco gordo e meio loiro! O senhor faleceu em 84 ! Vou pesquisar com as pessoas que dialogaram com ele para descobrir o seu vulgo! Abraço Mendes.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:48:00

    Mendes vc sabe me informar o que aconteceu com os cangaceiros pancada e vila nova apos deixarem a prisao?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13:32:00

    Mendes amigo: Para saber o grau de parentesco entre Sinhô Pereira e o Barão de Pajeú, você pode abrir o blog de Marcos Damasceno - saoraimundo.com na data de 6.6.012 que lá está a história bem explicada sobre a família PEREIRA.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir