Seguidores

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

LAMPIÃO NA CIDADE DE CAPELA EM SERGIPE

Material do acervo do pesquisador Raul Meneleu Marcarenhas

A história contada do ponto de vista e narração de um cordelista sobre o ataque de Lampião à cidade sergipana de Capela.


Era final do ano de 1930, no mês de outubro, os moradores de Capela/SE., ao tomarem conhecimento da aproximação do bando de Lampião, reuniram-se e armaram-se para enfrentar os cangaceiros. Protegeram a entrada da cidade, e outros se distribuíram onde alguns ficaram na torre da Matriz.

Houve cerrado tiroteio. A resistência foi válida e Lampião teve de recuar, deixando os capelenses, não sem ameaças de um novo retorno.  J. Pires Wynne em seu livro HISTÓRIA DE SERGIPE – 1930 a 1972, conta-nos que após esse evento, um cantador de feira e repentista, chamado Manuel Serafim da Rocha, que era mais conhecido por Manuel pitombeiro, andava por Capela, e tomando conhecimento das ocorrências, da resistência, de uns, e das correrias, de outros, logo, improvisando, espalhava as seguintes estrofes humorísticas, de verdadeiro valor histórico, histórico verdadeiro e, ao mesmo tempo, humorístico:

Clique no link para você ler o cordel sobre Lampião

http://meneleu.blogspot.com.br/2015/01/lampiao-na-cidade-de-capela-em-sergipe.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário