Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2015

"Corisco, a Sombra de Lampião" de Sérgio Dantas

Por Angélica Bulhões

Tenho visto que o Livro "Corisco, a Sombra de Lampião" de Sérgio Dantas, tem mostrado novos olhares em velhos conceitos cristalizados, numa linguagem tão simples, porém com grande rigor nos métodos empregados. 


Em particular o local de nascimento de meu avô Sílvio Bulhões, o escritor consegue articular os depoimentos de coiteiro, ainda vivo, com documentos de instituição oficial (IBGE). É muito tranquilo entender esta passagem do livro, Segue abaixo o trecho do livro que mostra esta discussão e o documento provando a existência separadas de 04 fazendas - coitos desde 1920.




Angélica Bulhões Sr. Manoel Cajé, proprietário da faixa de terra em que se localiza a Pia, antes pertencia a Fazenda Detrás da Serra, sendo que esta ainda existe até hoje.


Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo10:05:00

    Caro Professor e Pesquisador Mendes, a neta do Dr. Silvio Bulhões - Angélica Bulhões, tem sido uma coluna forte na manutenção da Saga do Cangaço, trazendo velhas informações para nós. É de muita importância sua participação numa História que o Nordeste e o Brasil não podem esquecer. Na qualidade de bisneta do casal Corisco/Dadá, com muita propriedade Angélica sabe o que está dizendo. PARABÉNS JOVEM ANGÉLICA PELA SUA DEDICAÇÃO AO ASSUNTO. Tenho certeza que o Mendes e outros pesquisadores lhe agradecem. UM DELES SOU EU.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha. e-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:42:00

    Mendes amigo, sem querer ser bajulador, mas apenas expressando a realidade, VOCÊ É O APOSENTADO QUE DEU CERTO. Quantos companheiros após a aposentadoria nada fazem. Entretanto, você após aposentar-se está sendo útil e muito útil para mim e para tantos outros que amam a pesquisa, mas sentem dificuldade em buscá-la em fontes difíceis. Meu velho pai dizia que O PRONTO É MUITO BOM. E no blogdomendes, encontro pronto; é só desenvolver os textos dos diversos autores.
    Muito grato companheiro e companheiros que produzem.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir