Seguidores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

ATACAMA

Clerisvaldo B. Chagas, 12 de dezembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.812

Vamos fugindo do Brasil para o Chile e caminhar no deserto de Atacama, o deserto mais seco e mais alto do mundo. Tem o formado comprido norte-sul e possui cerca de 1.000 km de extensão, chegando até a fronteira com o Peru. Raramente chove no Atacama porque as correntes marinhas frias do oceano Pacífico, impedem que a umidade das nuvens chegue até a altura do deserto, fazendo com que a precipitação ocorra ainda próximo ao próprio oceano. A maior parte do deserto é composta por terreno pedregoso, lagos de sal (salinas) e areia Sua temperatura varia entre zero grau (noite) e 40 graus (dia).

DESERTO DE ATACAMA (FOTO: ISPENCER).

Existem poucas vilas e cidades no deserto, uma delas, bastante conhecida, é São Pedro de Atacama, e que tem pouco mais de 5.000 habitantes. Está situada a 2.400 metros de altitude. Ali chega mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros. Possui vida noturna e agitada com seus bares e restaurantes.

O Atacama produz lítio e cobre, ambos importantes para a indústria mundial moderna.

Quanto a sua flora, podemos encontrar árvores de pequeno porte como a pimienta e o algarrobo; arbustos como chanhar e plantas anhanhuca e a brea, nos vales e nas precordilheiras e cactos nas serras, principalmente.

Os animais que compõem a fauna daquele deserto são: vizcachas (parecidas com chinchilas), o condor, o flamenco, o zorro, o puma, a Águila mora. Mas também, lagartos, cobras, pássaros e mamíferos como o guanaco.

A beleza que Deus criou acha-se espalhada pelo mundo inteiro, desde as regiões geladas às absolutamente castigadas pelo Sol. A riqueza também se encontra em várias formas em todas as regiões do planeta, na terra e no mar, depende da cobiça humana e das tecnologias de exploração. Veja como exemplo a nossa própria região sertaneja quando nos longos períodos de secas, o subsolo de rios e riachos secos alimentaram a população com a água salobra das suas entranhas.

O plano natural do planeta Terra é perfeito, mas depende do conhecimento e da ótica de quem enxerga.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/12/atacama-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário