Seguidores

sábado, 19 de dezembro de 2015

POR QUE O CANGACEIRO ASA BRANCA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ?

Por José Mendes Pereira

Antonio Luiz Tavares conhecido no mundo do crime por "ASA BRANCA", e foi um dos cangaceiros que entrou em Mossoró no dia 13 de junho de 1927, em companhia do afamado bando de facínoras da Empresa de Cangaceiros Lampiônica e Cia, administrada pelo sanguinário Lampião.

Asa Branca era natural de Cajazeiras do Rio do Peixe no Estado da Paraíba. Filho de Antonio Luiz e de dona Maria da Conceição. Nasceu no dia 10 de Janeiro de 1902 e faleceu de problemas cardíacos em Mossoró, no dia 02 de Novembro de 1981, sendo que os seus restos mortais repousam no cemitério São Sebastião em Mossoró, aos fundos do túmulo de José Leite de Santana, o ex-cangaceiro Jararaca.

Após a tentativa de assalto à Mossoró, Asa Branca foi preso e levado para cumprir pena em Natal, segundo o historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros certa vez me falou no Hotel Thermas, tendo em mãos um documento sobre este fato; e posteriormente o cangaceiro Asa Branca foi transferido para Mossoró, onde cumpriu sua pena. Liberado das grades esteve em várias cidades, mas findou casando-se com uma mossoroense Sebastiana Venâncio, e fez o segundo casamento com Francisca da Silva Tavares, lá do Brejo do Cruz, no Estado da Paraíba.


Depois de tantas paradas por cidades, finalmente fixaram residência em Mossoró. Ele já é falecido, mas dona Francisca da Silva Tavares mora no bairro Bom Jardim, gente fina.

Sempre eu a visito, e é uma senhora de espírito generoso e educadíssima. Sempre me recebeu como um velho amigo da família.
Nota bastante importante:

Por que Dona Francisca Silva Tavares com 75 anos de idade foi esposa do cangaceiro Asa Branca, que se hoje ele estivesse vivo, estaria com 111 anos?

Resposta: Dona Francisca era a segunda esposa do cangaceiro Asa Branca. Quando ela foi viver com o cangaceiro, estava com 17 anos, e o Asa Branca já passava dos cinquenta anos. Esta é a razão da esposa do cangaceiro ainda está viva.

Se você quiser conhecer mais um pouco sobre o cangaceiro Asa Branca clique no link abaixo:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário