Seguidores

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Visitas desastrosa de Lampião ainda em Estados do Nordeste


Em 3 de Abril de 1927, Lampião manda um subgrupo comandado pelo cangaceiro Jararaca atacar a cidade de Carnaíba - PE assaltando o comércio local. 

Em 15 de Maio de 1927, Lampião tenta entrar na cidade de Uiraúna - PB com 35 cabras, sendo repelidos pela força policial comandada pelo tenente Nelson Furtado Leite e mais 14 homens. O combate durou cerca de uma hora, saindo vencedora a força policial que perdeu apenas um soldado.

Em 13 de Junho de 1927, Lampião ataca a cidade de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte. O bando de Lampião foi dividido em vários subgrupos comandados pelos cangaceiros Sabino Gomes, Massilon Leite, Jararaca e Luiz Pedro. A cidade estava totalmente organizada, tendo a frente o prefeito Rodolfo Fernandes que distribuiu seu pessoal nas 4 torres da cidade, que aquela altura era a segunda maior do Estado. Lampião sofreu sua maior derrota. O cangaceiro Jararaca foi preso e enterrado vivo. Mossoró saiu vencedora.

Em 15 de junho de 1927, Lampião em fuga do combate de Mossoró, vai até a cidade de Limoeiro do Norte - CE sendo recebido pacificamente pelo juiz Custódio Saraiva que passou telegrama sobre o resgate do sequestro que não chegou. Lampião dormiu na cidade e depois foi embora.

Em 17 de junho de 1927, combate entre Lampião e a Força Volante na Serra da Micaela, em Jaguaribara - CE. Lampião com 42 homens e a polícia com 815 homens comandados pelo major Moisés Leite de Figueiredo, cunhado do major Isaías Arruda, este velho coiteiro de Lampião. Apesar do combate ter sido morto dois soldados e um saiu ferido, o major Moisés com grande número de policiais, foi acusado de covarde pelo tenente Joaquim Teixeira de Moura.

Em 7 de julho de 1927, Lampião em fuga de Mossoró, passa um bom tempo na Serra do Coxá, em Milagres - CE. Depois de alguns dias, saiu e foi para a casa de Zé Cardoso na fazenda Ipueiras, em Aurora - CE. Lá, era coito de seu velho amigo Isaías Arruda o que fez Lampião confiar. Chegando nessa fazenda, Lampião almoçou e logo depois o dono ofereceu 8 cabras para participar do bando, o que foi recusado por Lampião desconfiado de traição. Realmente, estava combinado entre o major Moisés e seu cunhado Isaías Arruda essa estratégia. Lampião resolve ir embora sendo atacado pelo major Moisés com 15 soldados.

Em 9 de julho de 1927, Lampião passa pelo Morro Dourado, em Milagres – CE,  rumo a cidade de Santa Inês - PB.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário