Seguidores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

VOCÊ QUE ESTÁ COMEÇANDO A ESTUDAR CANGAÇO FAÇA UMA VISITA AO BLOG DO MANOEL SEVERO

Por José Mendes Pereira


O Cariri Cangaço é um dos maiores blogs sobre os seguintes temas: Cangaço, Coluna Prestes, Canudos, revoltas: Praieira, Balaiada, Cabanagem e Quebra-Quilos; Juazeiro, Padre Cícero, Delmiro Gouveia e o progresso do nordeste, Quilombos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e a Música Popular Nordestina, a Cultura e a Arte nordestinas. Aqui está o link: http://cariricangaco.blogspot.com

Você verá Lampião desde a sua juventude até os últimos dias de sua vida, que foi na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, Fazenda Forquilha, em terras de Porto da Folha, nos dias de hoje, Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

Vale lembrar ao leitor que quando Virgolino Ferreira da Silva o afamado capitão Lampião entrou no Rio Grande do Norte ainda não existia mulheres no cangaço. Em meados de 1930, Maria Bonita passou a fazer parte do bando de Lampião – foi a primeira mulher a ingressar no cangaço. A partir daí, mais de 30 mulheres participaram da vida do bando.

Não acredite nas pessoas que criam conversas sem fundamentos sobre o capitão Lampião e procura ler tudo, através dos trabalhos feitos pelos escritores, pesquisadores e cineastas do cangaço. Conheça Lampião e Maria Bonita ao vivo. Clique sobre o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=fBR9wPp5gt8&ab_channel=Mem%C3%B3riasdoCanga%C3%A7o

Este vídeo não foi feito com atores e sim, com os próprios cangaceiros nas caatingas do nordeste.  O sírio-libanês Benjamin Abraão Botto foi quem o fez. Solicitou ao rei Lampião para filmá-lo e ele aceitou com muito prazer.

Benjamin Abraão, Maria Bonita e Lampião

Se você interessar possuir um livro com boas histórias relacionadas ao cangaço e principalmente os reis do cangaço capitão Lampião e sua amada rainha Maria Bonita, entre em contato com o professor Francisco Pereira Lima lá de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, através deste e-mail franpelima@bol.com.br e adquira "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão. 


São 740 páginas, tamanho ofício, com 4 centímetros de altura, e já está na 5ª. edição. Você saberá o que fez Lampião nos 7 Estados do nordeste que os visitou. São Eles: Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Sergipe. Este último ele e sua amada foram chacinados com mais 9 cangaceiros. No nordeste brasileiro Lampião só não visitou Piauí e Maranhão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário