Seguidores

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SE DOM PEDRO II VOLTASSE AO PLANETA

Por José Mendes Pereira

Se Dom Pedro II voltasse a viver novamente, aqui conosco viria que as nações mundiais se desenvolveram muito durante a sua ausência no globo, principalmente a sua amada terra, Brasil, que fez o homem voar, fazer piruetas sobre os ares. Viria a Ponte do Rio Niterói construída sob o mar com 13,29 Km. Viria os Estados Unidos destruírem cidades inteiras com malditas bombas. Navios de grande porte, viadutos, enormes estátuas. A conquista do homem à lua no ano de 1969 quando nela pousou. Viria gigantescos telescópios captando o universo. O celular sem fio, a televisão, metrôs, bancos com caixas eletrônicos, computadores, instrumentos musicais afinados eletronicamente...

Dom Pedro II viria uma porção de inventos, que ele apesar de ter sido rico e poderoso, não teve o prazer de possuir um desses ou ver.

O desenvolvimento é assustador. Mas, ao sair para ver como anda a educação, com certeza encontraria falhas, não por parte do educador, mas por não ter havido mudança dentro de sala de aula.

Viria que as escolas ganharam: vice-diretor, supervisor, coordenador, professor de educação física, de vídeo, mas na verdade, dentro da sala de aula, a educação continua do mesmo jeito. Os alunos sentados, o professor continua em pé, falando, falando, falando e os alunos escutando, escutando, escutando...,

Vendo que na sala de aula as aulas continuam com o mesmo método do seu tempo com certeza Dom Pedro II viria que não houve quase nada de mudança na educação, e sem pestanejar diria:

"Meus queridos irmãos brasileiros e amados mestres:

A educação do Brasil continua atrasada. É preciso mudar esse sistema arcaico, e criar um novo método de lecionar. Não há desenvolvimento sem bons métodos educacionais para se repassar aos alunos, mesmo fora de sala de aula. Crie um novo método, talvez lecionando ao ar livre, ao caminhar, nos passeios, nas praias, nas grotas, nos piqueniques, nos museus, pedalando em bicicletas e sempre observando a natureza. Assim o aluno se tornará interessado e será seu grande amigo. Dentro da sala de aula o aluno se considera subordinado. Caminhando ele se sentirá livre e do tamanho do mestre e do meu querido Brasil".

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário