Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

FREI DAMIÃO É FORTE

Clerisvaldo B. chagas, 15 de fevereiro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.839

Não sabemos bem o que aconteceu na Praça Frei Damião, em Santana do Ipanema. Apesar de modesta e de bairro, havia sido abraçada pela juventude e se tornado o novo “point” da cidade. Às sextas, a bebedeira era grande, a enxurrada de motos e “cocotas” a beber, namorar e comer churrasquinho. Isso até incomodava a Central de Velórios defronte, do outro lado da rua. Mas, como se vê em situações assim, existem muitas polêmicas, discussões e ojeriza à boca miúda. A praça Frei Damião está localizada em um largo onde quatro ruas convergem e divergem da praça. Ultimamente, á noite, num “tour” pela cidade, paramos e fotografamos a sua quietude que  surpreendeu. Parecia até nunca ter havido nada ali, devido à normalidade noturna, inclusive com o movimento em mercadinho famoso recostado ao logradouro.

Enquanto isso, o Largo Maracanã continua com um tráfego intenso, principalmente à boquinha da noite. Centro principal do Bairro Camoxinga, além de seis ruas que ali despejam, ainda é cortado pela BR-316. O comércio e a prestação de serviços, mesmo sendo modestos, tem uma intensidade incrível. O movimento pedestre gira em torno de restaurante popular, farmácia, padaria, casas de lanches, artesanato, bancas de feira, serviços de Internet, ponto de transportes, clínica médica, salão de sinuca, bares e lava-jato. E quando o centro comercial de Santana, fecha, tudo ali vira deserto. Quem não acha o que procura até à meia noite, em outras regiões, vai encontrar vidas em atividade no iluminado Largo do Maracanã.

Quanto ao Carnaval que se aproxima, já acabou na cidade desde o final do século passado. Já naquela época os foliões se viraram para outras frentes e foram em direção à Piranhas e Pão de Açúcar, deixando o Carnaval santanense às moscas. Atualmente, as duas cidades do São Francisco também perderam o interesse na cabeça dos brincantes da “Rainha do Sertão”. Claro que ainda existe um ou dois carros de som fazendo zoada em alguns lugares da cidade e talvez meia dúzia de beberrões aqui ou acolá querendo ressuscitar Lázaro, mas o Carnaval santanense morreu e as diversas tentativas de oxigenar o morto nunca deram certo.

E se no Recife tem o galo da madrugada, em Maceió o pinto da madrugada, em Penedo o ovo da madrugada... Em Santana do Ipanema tem a galinha morta da madrugada. Ê...

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/02/frei-damiao-e-forte-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário