Seguidores

sábado, 30 de abril de 2016

NA MINHA MOSSORÓ!

Por José Mendes Pereira
Ponte ferroviária sobre o Rio Mossoró. Lugar onde Lampião e seu bando cruzaram o rio em direção a Mossoró.

Até hoje, esta ponte por onde passou Virgulino Ferreira da Silva o rei Lampião e sua respeitada malta em 1927, ainda continua do mesmo jeito, sem nenhuma rachadura ou ferrugem. Quando ela foi feita, foi para durar séculos e mais séculos. Este ano de 2016, ela completou 101 anos da sua inauguração.

Segundo o site Telescope.zip.net afirma que  o idealizador da construção da Estrada de Ferro foi Johan Ulrich Graff, comerciante suíço, que fixou-se em Mossoró, em 1866, com seus companheiros Henri Burly, Rudolf  Gaysne e Conrado Meyer, este, também, suíço. 

A tradição aponta Ulrich Graff como suíço, mas, na correspondência de Francisco Romão Filgueira de 1940,  endereçada  à Câmara Cascudo, constante da obra em referência, aponta Ulrich como inglês. Em 1868, Johan Ulrich abriu, na praça mossoroense, a Casa Graff, voltada ao comércio de importação de fazendas (tecidos) e exportação dos produtos do Nordeste brasileiro – algodão, peles e cera-de-carnaúba, etc. Construiu grandes armazéns no terreno adquirido do negociante Joaquim Nogueira da Costa que localizavam-se na Praça da Redenção. 

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Fontes: 1. Cascudo, Luís da Câmara. 2001; 2. Brito, Raimundo Soares de. 1985, 2003; 3. Centro de Memória-TRE-RN; 4. Memorial do Ministério Público do RN; 5. Estações Ferroviárias do Brasil; 6. Fontes dos arquivos fotográficos 01 e 02, em P&B-Azougue.  Artigo originalmente postado em 06/11/2009, no site Telescope.zip.net.

- http://blogdetelescope.blogspot.com.br/2013/01/o-sonho-do-graff-1915-mossoro-rn.html 

Clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012_03_10_archive.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário