Seguidores

sexta-feira, 17 de maio de 2019

CALDEIRÕES E TANQUES DAS CAATINGAS


Por Sandro lee

Uma das formas em que mais servio de armazenamento de água pura e saudável sem soma de dúvidas foram os famosos "Caldeirões das caatingas", também conhecidos como pias e tanques, variam de nomes em cada Estado.


São largas, fendas escupidas pelo tempo em Rochas de formas Arredondadas ou compridas com funduras entre 5.E.6.E.1. metro, varia a profundidade aos períodos chuvosos enchem esses tanques naturais com as águas das chuvas, podendo ficarem até dois anos cheios servindo a sim, as famílias para consumo e atividades do lar, como lavar e cozinhar. 


Esses dois caldeirões nas fotos serviram muitas vezes para Lampião e seu bando. O caldeirao grande fica nas terras de seu Pedro Gomes pai da cangaceira Durvinha a Durvalina e o outro fica no Raso da Catarina na Baixa do Chico.


O caldeirão grande servio de água para banho e bebedouro para os cabras Lampião, Virgílio e volta seca, Ezequiel, Corisco, Ângelo Roque e tantos outros cabras em que cruzaram aquelas terras no ano de 1931.


hoje esta la apenas para admiração pois o progresso já chegou com a água em canada no povoado a Rasta pé...em paulo Afonso Ba.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário