Seguidores

quinta-feira, 3 de junho de 2021

SANTO ANTÕNIO ALÉM DO CARMO

Por Conrado Matos

Foto: Santo Antônio Além do Carmo, Salvador (BA). Casarios coloniais coloridos abrigam ateliês, bares, restaurantes, cafés e moradores vanguardistas. FONTE: INFONET

O Bairro do Santo Antônio Além do Carmo em Salvador é constituído de uma arquitetura muito antiga, do século XVII. Formado por casarões e igrejas, ambas de construções antigas. Fica no bairro Santo Antônio a mais antiga Detenção de Salvador. Existe também o Oratório Cruz do Pascoal, situado em uma área entre três ruas. A Rua do Carmo, Rua Direita do Santo Antônio e a Rua dos Marchantes. Na Rua Direita do Santo Antônio se encontra a antiga Igreja do Boqueirão.

Eu já mencionei em uma das minhas crônicas que quando cheguei para morar em Salvador, no início de 1982, eu fui residir na localidade do Bairro Macaúbas, uma região pertencente ao Barbalho que se liga ao Santo Antônio. Para ir ao Pelourinho a pé, eu teria que passar pelo Barbalho, pela frente do Colégio ICEIA, Rua Direita do Santo Antônio. No período do Carnaval de Salvador, fazia este mesmo trajeto andando.

Havia no Santo Antônio, por volta de 1982, um grande silêncio a alta hora da noite, parecia meio nostálgico. O seu único bar mais famoso ficava na Cruz do Pascoal, oratório erguido em 1873 por Pascoal Marques de Almeida, um morador do local, natural de Lisboa. O Santo Antônio era um bairro tão silencioso que fazia medo de andar. Um bairro calmo, existindo apenas algumas brigas pela noite entre jovens beberrões, sem crimes graves De vez em quando um bate boca qualquer entre um morador e outro.

À noite eu não venho passando atualmente pelo Santo Antônio. Já andei pelo dia para ir ao Pelourinho e o comércio. O movimento das ruas está um pouco maior, por motivo do aumento de veículos. Mas, o bairro ainda parece o mesmo de antes, pela noite, exceto, no horário do funcionamento dos bares, nos finais de semana e no final do ano com a chegada dos turistas. Além do mais, maior parte dos moradores conserva as suas casas no estilo de arquitetura antiga, mantendo a tradição.

Acho o Santo Antônio um bairro lindo. Você sai andando a partir dali da Cruz do Pascoal, seguindo pela Rua Direita até o Largo do Santo Antônio e só ver arquiteturas de bonitos casarões.

A famosa Cruz do Pascoal fora construído ao seu redor um gradil para lhe proteger. A Cruz é considerada patrimônio histórico. Foi tombada em 17 de junho de 1938 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Acho que a maior parte dos baianos sabe onde fica esta cruz, no bairro do Santo Antônio. Fica bem próximo ao Plano Inclinado do Pilar.

Penso que fazer carnaval no bairro do Santo Antônio com passagem de Trios Elétricos é uma afronta descabida ao patrimônio histórico. Gosto muito do carnaval, porém, acho que deve deixar o bairro histórico fora do circuito. O máximo que pode ter neste bairro durante o carnaval seria a passagem de fanfarras e bloquinhos. Isso com pouca intensidade para não incomodar todos os dias os moradores. Primeiro que, o Santo Antônio, é um bairro de moradores idosos e deve preservar estes habitantes antigos.

Eu não sou morador do bairro, porém quando se trata de conservação de arquiteturas antigas, eu costumo defender. Peço desculpas aos que se incomodam com a minha postura da extensão do carnaval, envolvendo os Trios Elétricos para essa área. Inclusive, as ruas são estreitas e caminhões terão dificuldade de manobrar nesta localidade.

Conrado Matos – Psicanalista, Filósofo, Poeta e Escritor sergipano, radica em Salvador. Autor dos livros A RECEITA da Felicidade vem de VOCÊ e de O SERtão em Versos.

 https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário