Seguidores

sábado, 15 de setembro de 2018

CANDEEIRO_ A ILUSÃO DO CANGAÇO


Por Aderbal Nogueira

Ter tido a oportunidade de conhecer, conversar, criar amizade e gravar com remanescentes da época do cangaço é uma coisa que me marcou profundamente. 

Foram muitas histórias ouvidas, confidenciadas e muitas delas nunca contadas nem aos próprios familiares. Até hoje não sei como e porque isso aconteceu comigo. A única coisa que faço é agradecer por ter tido esse privilégio. Eu não ouvi de quem ouviu para contar, eu ouvi de quem viveu para contar. 

Alguns deles choraram ao narrar seus sofrimentos e as lágrimas desciam. Outros choravam por dentro, sem lágrimas, mas esses tenho certeza eram memórias muito mais sofridas, guardadas por uma vida. 

Uma coisa eu sei, a vida e os significados dela me mudaram profundamente e as banalidades da vida eu posso dizer que não tenho, pois de imediato lembro das histórias de dor e sofrimento que ouvi. 

Um dia, quem sabe, colocarei isso tudo em livro, não a história do cangaço, que já foi muito comentada, mas a experiência dessa vivência com essas pessoas. 

Esses velhos amigos já se foram, os cangaceiros, os policiais volantes, os coiteiros e as testemunhas oculares, mas suas recordações estão marcadas em mim a ferro e fogo.

https://www.youtube.com/watch?v=_pfrMpCcIO4&index=172


Publicado em 25 de mar de 2014

Os poucos que conheci arrependeram-se amargamente da vida que tiveram. Alem disso sabiam perfeitamente o mau que fizeram a tantas pessoas.

Categoria

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário