Seguidores

terça-feira, 14 de julho de 2015

64 ANOS DA MORTE DE DIX-SEPT ROSADO - 12 DE JULHO DE 2015

Por Geraldo Maia do Nascimento

Em 12 de junho de 1951, numa quinta-feira, uma tragédia viria abalar profundamente o Rio Grande do Norte, principalmente a Cidade de Mossoró. Num desastre aéreo ocorrido às 9:0h da manhã daquele dia, morria um dos mais ilustres dos seus filhos, o Governador Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia. Junto com o governador morriam também o agrônomo Felipe Pegado Cortez, Secretário da Agricultura, José Borges de Oliveira, Diretor Geral do Departamento das Municipalidades e José Gonçalves de Medeiros, Diretor da Imprensa Oficial. O desastre ocorreu no Rio do Sal, nas proximidades do campo de pouso de Aracaju, em Sergipe, com o avião de prefixo PP-LPG das “Linhas Aéreas Paulistas, LAP”. 


Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia nasceu em Mossoró a 25 de março de 1911 e pertencia a uma das mais ilustres famílias da região Oeste. Era um homem de trabalho, industrial de aguda percepção, de contagiante otimismo realizador e popularidade, o que o tornava a esperança de um governo admirável. Havia sido eleito como terceiro Prefeito constitucional de Mossoró, tomando posse a 31 de março de 1948, tendo renunciado em 1950 para assumir o cargo de Governador do Estado do rio Grande do Norte, o que ocorreu em 31 de janeiro de 1951. O motivo da viagem que estava realizando era o de conseguir um empréstimo de 30 milhões de Cruzeiros, que serviriam para reforçar os serviços de água em Natal, que na época era muito precário, como também abastecer as cidades de Caicó e Mossoró. Os serviços terminaram sendo feitos por seu sucessor no governo, Sylvio Pizza Pedrosa, que cumpriu fielmente o programa traçado por Dix-sept Rosado.
               
O povo do Rio Grande do Norte presta homenagem ao seu ilustre filho, através de um monumento em bronze na principal praça pública de Mossoró. Esse monumento, que fica na Praça Vigário Antônio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia, é o maior e mais importante monumento histórico da cidade. Foi executado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, sob a direção do professor Otoni Zorline, sob a supervisão do professor Pedro Suzana e pesa 54.978 Kg.
               
A inauguração se deu no dia 30 de setembro de 1953, com a presença do Governador Sílvio Pizza Pedrosa, na qualidade de chefe do executivo potiguar e orador oficial da cerimônia, em companhia de vários auxiliares da administração e representações do Tribunal de Justiça do Estado, Assembleias Legislativa e Prefeitos de vários municípios do Estado. Proferiram discursos o Dr. José Fernandes Vieira, juiz de Direito da Comarca, que falou em nome da Comissão promotora e do poder público municipal, O vereador Manuel de Aguiar Gusmão, representando o município de Ceará Mirim, sede da ideia do monumento, levantada na Câmara daquela cidade pelo vereador Antônio Eduardo Freire, discursando ainda o Padre Francisco de Sales Cavalcanti, representando o Governo Diocesano de Mossoró. Encerrando a cerimônia falou o então Deputado Federal Jerônimo Dix-huit Rosado Maia em nome da família do Governador homenageado.
               
Mossoró também prestou homenagem ao seu filho ilustre emprestando seu nome a uma artéria, no centro da cidade, e também ao aeroporto local.
               
Outra grande homenagem prestada a Dix-Sept Rosado foi quando no dia 25 de junho de 1951, poucos dias depois de sua morte, era aprovada a lei municipal nº 16, da mesma data, mudando o nome do município de São Sebastião para Governador Dix-Sept Rosado. 

Geraldo Maia do Nascimento

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário