Seguidores

domingo, 14 de maio de 2017

SERRA DO PICO- A BALIZA DA NOSSA TERRA.

Por Giovane Gomes

Quando muitos jovens da terra foram perseguir Lampião, depois de 02 anos voltaram para visitaram em 25/11/31. Voltaram para visitar as famílias chegando em cima do velho alto grande de jatobá, avisaram-se a Serra do Pico. Foi festa apesar de nós virmos voltando festa era festejada com tiros de fuzil. A serra do pico tem também outro ponto histórico, ao lado esquerdo está encravada a lagoa do prefeito, não sei calcular a sua altitude, a serra do pico avistada de muito longe e quanto mais longe, era mais bonita. Quando se avistava a Serra do Pico parecia já está tudo em nossa terra, a serra é o marco. Eu devo a minha vida a Serra do Pico. 


Viajando do lado da Bahia, avistei, parei e demorei muito tempo contemplando aquela vista bonita recebendo os raios do sol. Era a tardinha, fiquei muito tempo vendo aquele marco bonito da nossa terra. 

Com está demora, perdi os carros para Floresta e me livre de uma emboscada mortal, os tiros que eram para mim foram para disparados em outro nazareno. A vítima foi Teodoro gomes de Sá, no dia 12 de Dezembro de 1970. Apesar da nossa alegria de ter avistado a Serra do Pico, vinha a tristeza de de chegar em nossa Nazaré faltando companheiros que ficaram enterrados na terra fria do estado de Sergipe, vítima do tiroteios da Maranduba que ao acessa o tiroteio ficou morto no campo de luta 06 soldado e 03 cangaceiros e 11 feridos. 

Os cangaceiros tiveram mais vantagem, por que ficamos em cima de um banco de macambira e eles EM campo livre. Eu, Manoel Cavalcanti, assisti 6 tiroteio com Lampião. O tiroteio do raso da catarina, com o tenente Ozório Cordeiro. Com Coronel Liberato assisti o tiroteio de Maranduba e de riacho da Guia. O mais notável, com o Sargento Odilon Flor, assisti 2 tiroteios em plena caatinga e depois pedi baixa e vim embora para minha terra. Fui morar em Caboclo. Lampião foi me pegar, houve tiroteio, fui cercado, furei o cerco, fui embora, ficando um cangaceiro morto "Pó Corante". Esta foi a minha cooperação na perseguição à Lampião. ajudando aos meus conterrâneos de Nazaré. 

Falando ainda da Serra do Pico e a baliza da nossa terra, eu comparo está baliza com o farol de Olinda, que é a baliza dos navegantes, que viajavam no alto mar. Eu, Manoel Cavalcanti de Sousa, me responsabilizo por todas estas informações. Conto com a idade de 88 anos e meses, tenho residência na rua Manoel Novaes, N º 42-Floresta-PE . Aqui fico entrando na minha decadência dos velhos, mas tenho um passado limpo!

Assinado:

MANOEL CAVALCANTI DE SOUSA , SEU NECO DE PAUTÍLIA.

Seu Neco de Pautilia me presenteou com o original desse documento que ele chamava de seu testamento.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?ref=br_rs

h ttp://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário