Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O ADEUS AO AMIGO EDÍZIO MENDONÇA (BARRA DO MENDES/BA)

Por Geraldo Júnior
Edízio Rodrigues Mendonça

Apesar de não o ter conhecido pessoalmente o amigo Edízio Rodrigues Mendonça era frequentador assíduo em nossas páginas “O CANGAÇO” e admirador inconteste do trabalho por nós realizado sobre o tema. Em nossa última conversa falamos sobre os acontecimentos relacionados à morte de Corisco ocorridos na Fazenda Pacheco que fica localizada no município de Barra do Mendes no estado da Bahia e aproveitou a ocasião para me convidar para visitá-lo na primeira oportunidade, que infelizmente não houve tempo.

Escritor e Historiador Edizio Rodrigues Mendonça foi autor de mais de 70 livros inéditos e vários cadernos sobre a história de Barra do Mendes, e de todos os municípios da região de Irecê.

Edízio Rodrigues Mendonça nasceu no dia 14 de agosto de 1938 e faleceu neste último sábado dia 27 de agosto de 2016 às 05:00 horas, aos 78 anos de idade.

Conheçam alguns de seus trabalhos: (Fonte: Jornal da Chapada)

Foi eleito presidente da Academia Barramendense de Letras, entidade literária de Barra do Mendes. Exerceu o cargo de prefeito de sua terra natal, além de ter sido vereador (1971/1973) e vice-prefeito (1977/1983) foi prefeito em Exercício de Barra do Mendes por várias vezes. Escritor e político.

Dentre as obras publicadas pelo autor, destacam-se: Poemas para Cleonice (1969); O Coronel Militão Coelho (1980. Biografia de Militão Coelho); Capitão João Pedro (2002); Barra do Mendes, uma história de lutas (2003); Cantigas do Alvorecer (2006); Campestre e seus Horrores (2006).

Ele era membro de diversas entidades culturais e de classe, tais como a Academia Guanabarina de Trovas (RJ), Academia Itajubense de Letras (Itajubá – MG), Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras (Anápolis – GO), Academia Conquistense de Letras (Vitória da Conquista – BA), Academia Barramendense de Letras (Barra do Mendes – BA), Academia Cabista de Letras (Arraial do Cabo – RJ), Academia Ireceense de Letras (Irecê – BA), Academia Goianense de Letras (Goiânia – GO) e The International Academy of England Londres – Inglaterra, entre outras.

Ao historiador, escritor e pesquisador Edizio Mendonça fica aqui registrada a nossa homenagem e agradecimento pela colaboração que sempre me prestou através de suas informações e conselhos. Aos familiares e amigos minhas condolências.

Os grandes homens não morrem... entram para a história. Vá com Deus meu amigo. Descanse em paz.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário