Seguidores

terça-feira, 26 de março de 2019

QUE FIM LEVARAM ARMAS, APETRECHOS, INDUMENTÁRIA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA?

Dr. Miguel Salles

“A NOITE” OFERECEU AO INSTITUTO MÉDICO-LEGAL, TEMPORARIAMENTE, ESSE RICO MATERIAL DE ESTUDO CONFIADO À SUA GUARDA, PARA SER FACILITADO AOS CIENTISTAS E ESTUDIOSOS EM GERAL

O interventor Osman Loureiro, de Alagoas, cedeu ao enviado especial de "A NOITE", para que ficassem sob guarda deste jornal, temporariamente, armas e apetrechos encontrados nos corpos de Virgulino Lampião e de sua companheira Maria Bonita, em Angicos.

Trazidos com os devidos cuidados, tais objetos constituem um material de observação singularmente rico, seja ao aspecto da perícia, pelas particularidades que assinala, seja em relação a outros pontos igualmente interessantes, vinculados ao longo drama do cangaço e ao ambiente sertanejo nordestino. Seria deplorável que essas peças, dignas de estudo minucioso de especialistas e da interpretação de quantos se acham em condições de as apreciar por um sentido útil, ficassem sob custódia sigilar. Decidimos, por isto, oferecê-las à guarda temporária do Instituto Médico Legal da Polícia do Rio de Janeiro, superiormente dirigido pelo Dr. Miguel Salles, que prontamente aceitou o oferecimento.

Desde já o material aludido está naquele departamento cientifico, sob a guarda e a critério do Dr. Miguel Salles, à disposição dos que pretendam apreciá-lo como objeto de estudo. Proximamente, em dias que serão estabelecidos, será o mesmo exposto à visitação pública.

Recebemos do Dr. Miguel Salles, aceitando e agradecendo o oferecimento, o seguinte ofício: 

“Atenciosas saudações.

Recebendo os apetrechos, armas e pelas de indumentária pertencentes a Virgulino Ferreira e Maria Bonita, que V. S. houve por bem oferecer a este Instituto, por tempo útil, a fim de facultar a observação desse precioso material aos especialistas, dado o inegável interesse científico que ele desperta em todos os estudiosos desse assunto, como elementos valiosos de observação do ‘fenômeno sertanejo e suas figuras’, cumpre-me apresentar a V. S. os meus vivos agradecimentos por ter confiado à guarda deste Instituto esse interessantíssimo cabedal, que doravante poderá ser examinado pelos nossos peritos e por todos que demonstrem interesse científico por esses estudos.

Com a maior consideração, subscrevo-me, de V. S. amigo, atento e obrigado. (a) Miguel Salles, diretor do IML.”

"A Noite" (RJ) - 20/08/1938


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário