Seguidores

terça-feira, 26 de março de 2019

CATEDRAL METROPOLITANA

Clerisvaldo B. Chagas, 25 de março de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.079

Aproveitando a quaresma cabe apresentar a nossa Catedral Metropolitana.  
“Na base do morro do Jacutinga, na mesma área onde provavelmente existiu a capela do engenho que deu nome à cidade, foi edificada a igreja matriz de Maceió. Sua pedra fundamental foi lançada pelo presidente da província, Manoel Felizardo de Souza Melo, dando início as obras no dia 22 de julho de 1840, conforme pesquisa de Félix Lima Júnior. O orago foi entregue a Nossa Senhora dos Prazeres e a imagem da padroeira a mesma que permanece no altar municipal, foi doada pelo barão de Jaraguá.

                  INAGEM: www.Espedia.com.br

(...) O traço arquitetônico logo se definiu pela predominância de motivos neoclássicos, tanto na fachada quanto no interior. Os desenhos do altar-mor original e de outros elementos integrados vieram do Rio de Janeiro e aqui foram executados por artífices da região. O sino que veio de Paris foi danificado e substituído por outro, fundido nas oficinas de Coruripe, e permanece até hoje.
(...) Cercada de muita solenidade, a inauguração ocorreu no dia 31de dezembro de 1859, contando com a presença de dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina, enquanto a cátedra pontifícia, credencial necessária à condição de sede da diocese ou arquidiocese, só foi concedida em 1900.
A partir de 1910, a catedral vem sendo alvo de constantes reformas, responsáveis, algumas delas, pela descaracterização de seu interior e de alguns elementos de fachada, como a escadaria da frente e a substituição dos altares de madeira talhada pelos atuais”. (...). Texto extraído de Alagoas Memorável, Patrimônio Arquitetônico, pág.284, Organização Arnon de Mello.
No interior, em Santana do Ipanema, a capela que deu origem à Matriz de Senhora Santa Ana, foi erguida em 1787, portanto muito mais antiga do que a Catedral Metropolitana. Em Maceió, a Catedral está situada em pleno Comércio, vizinha de outras grandes obras arquitetônicas como os prédios do tesouro, assembleia legislativa e biblioteca pública.
Cultura e religião na quaresma faz um bem danado!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário