Seguidores

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O PÉ DE UMBÚ CAJÁ

Por Sálvio Siqueira

Esse vídeo abaixo, produzido pelo pesquisador Raul Meneleu, torna-se um grande documento com fatores em torno de pesquisas. Principalmente por trazer os nomes de todas as pessoas que se encontram no registro fotográfico, encontrada em diversas obras literárias, de 1947, tendo a mesma, citações, identificações, exclusivas em uma só pessoa, a senhora Jacoza. 

https://www.youtube.com/watch?v=5uARbfHunV8&feature=youtu.be

A data e quem plantou o pé de umbu cajá, também é sensacional sabermos, pois há quem diga, através de obras literárias, textos e documentários, que teria sido o próprio Virgolino Ferreira quem havia plantado, quando o senhor Pedro Ferreira, a criança que aparece no registro de 1947 junto a dona Jacoza e seu vaqueiro, cita ter sido o pai de Virgolino, José Ferreira. 

O menino da foto é PEDRO FERREIRA. Seu pai era primo carnal de Lampião. A mulher era Chica Jacosa sua tia, (não confundir com a avó de Lampião), a mocinha chamava-se Ana Clemente e o homem era Elói Clemente, vaqueiro da casa. A casa da foto é a casa original feita pelos Ferreiras na propriedade Poço do Negro em Nazaré do Pico-PE. - https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/ - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2015/04/jacosa-vieira-do-nascimento.html

Quanto as citações sobre Ezequiel, o cangaceiro Ponto Fino, cada pesquisador tem a sua maneira de ver o caso, mesmo porque, dependendo dela, muitos livros teriam que serem Reeditados e Revisadas suas entre linhas. 

Ezequiel Ferreira da Silva nasceu no ano de 1908. Entrou para o cangaço em 1927, no grupo do seu irmão Lampião com apenas 19 anos. Seu apelido foi motivado à sua boa pontaria e rapidez. Morreu em combate na Várzea do Touro, Paulo Afonso, no Estado da Bahia, em 1932 aos 23 anos de idade, em confronto com a volante baiana do Tenente Arsênio.Fonte: facebook - Página: Pedro R. Melo‎ CANGACEIROS

Temos que respeitar a opinião de todos, porém, concordar ou não também é um direito dos outros, mesmo hoje, se essa opinião vir de algum pesquisador ou escritor renomado. Maravilho, e histórica, essa captura.

"Visita à propriedade Poço do Negro, segunda morada de Virgulino Ferreira, O Lampião. Descerramento da placa dos 100 anos do Umbu-cajá plantado pela família Ferreira."

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário